Power Sonic >> Colunas >>
Sonic Adventure: O início da era 3D do nosso ouriço!

Título: Sonic Adventure: O início da era 3D do nosso ouriço!
Data:
17/07/11 - 16:19:37
Por:
Hyper Knuckles

 

Sonic Adventure: O início da era 3D do nosso ouriço!
Por: Radical893*

Era meados de 1998, antes disso revistas especializadas em videogames falavam da grande expectativa de uma nova aventura do Sonic totalmente em 3D em um novo videogame 128 bits da Sega, chamado de Dreamcast.

Neste contexto, Sonic Adventure se destaca porque marcou a transição de uma era cheia de dúvidas e ansiedade, na era 32 bits onde a expectativa do Sonic X-treme foi por água à baixo devido ao cancelamento do jogo na época, infelizmente por limitação técnica do Sega Saturn, o qual não podia bater de frente com o Mario 64. Mas infelizmente o Sega Saturn não poderia comportar um jogo à altura do Sonic que o introduzisse no novo mundo do 3D à altura do que o personagem merece.

A Sega percebeu que não era só o hardware do seu console que devia mudar, e sim, toda a essência do ouriço. Sonic, o nosso querido ouriço que corria em plataformas 2D, junto com seu leal amigo Miles “Tails” Prower, em busca das sete Esmeraldas do Caos. Devemos entender que a realidade da era 16 bits foi transformada em um universo de games mais complexos, onde a tecnologia 3D permitiu aos games ter uma profundidade maior de interação em todos os sentidos.

Não só o poder gráfico, que foi o estopim de tudo isso, mudou... mas a própria história, carisma, necessidades mínimas que aumentaram, ou expandiram-se, mostrando que o universo 3D devia cativar um público que já cresceu, que vivenciou experiências com jogos de maior interatividade como Metal Gear, GTA, Resident Evil, Final Fantasy, etc; E um público novo, que estava habituado aos cativantes gráficos poligonais, que já não conseguiriam compreender a essência do Sonic 2D, que por si só é uma união do simples ao sofisticado.

Entendendo melhor o contexto da época

Para quem não viveu esses anos que antecediam o lançamento de Sonic Adventure, é bom lembrar que com o lançamento de Mario 64, houve forte pressão por parte dos fãs e da mídia gamística em torno da Sega para lançar o Sonic no mundo 3D. Ficava nítido que a Sega tinha alguma dificuldade, pois não conseguia ainda lançar o jogo do Sonic no mundo 3D. Veio o anúncio de Sonic X-Treme e o lançamento de Sonic 3D Blast, que é um jogo de perspectiva 3D, mas que não é efetivamente 3D.

Sonic 3D Blast não foi considerado o primeiro jogo 3D do Sonic. Sonic X-Treme foi cancelado, o que aumentou a pressão na Sega, ao mesmo tempo que abriu expectativas, com a espera do novo console da Sega.

O Sonic World acabou sendo um aperitivo do 3D, mas novamente, tanto os fãs, quanto a própria Sega sabia que o Sonic World não era ainda o 3D do Sonic.

O Saturn em realidade só ganhou spin-offs do Sonic. O último jogo da série havia sido então o Sonic & Knuckles. Esperava-se algum jogo de ação e aventura em 3D. E isso só viria a ocorrer mais tarde...

Turbulência com a Sega

O Sega Saturn foi um videogame projetado pela Sega do Japão em união com o Sega 32X, projetado pela Sega americana. De fato, os gráficos 2D do videogame foram projetados para bater de frente com PC Engine, um videogame que usava a tecnologia do CD em união com um hardware 32 bits. Mas em 1994, a tendência dos games estava para ser outra. O mundo dos games tinham em projeto a transição dos gráficos 2D para 3D. A Sony, que antes foi aliada da Nintendo para projetar um dispositivo leitor de CDs para o Nintendo Ultra-64 (Nome do protótipo do conhecido Nintendo 64 da época) teve rompimento das relações entre as duas empresas, e decidiu cair de cabeça no mercado de jogos, que estava sendo um futuro cada vez mais promissor (o faturamento desse mercado, depois de uns anos, ultrapassou ao dos filmes hollywoodianos! Um balde de água fria para o pensamento comum dos adultos do início dos anos 90, em que pensava que videogames só seria mais um brinquedo bobo de criança). A Sony assim criou o Playstation.

O Playstation foi um videogame razoável em quesito de hardware, um dos pioneiros a conseguir reproduzir, em um grau satisfatório, gráficos poligonais 3D. A quebra das relações da Sony com a Nintendo foi um golpe duro para a empresa do Mario. Por causa desse rompimento o Nintendo 64, que tinha o hardware superior aos demais concorrentes da era 32/64 bits, foi lançado com atraso, e além de não ter o suporte para a mídia em cd para os jogos. Continuou com os obsoletos cartuchos, que eram caros e tinham uma capacidade de memória muito mais limitada, o que fez com que ela tivesse que limitar muito do que falávamos do grau de interação do jogo com o jogador. Alguns jogos tiveram boa parte dos clipe cortados, ou nem se quer reproduzidos. Fazendo com que o salva-vidas do Nintendo 64 fosse a famosa e rica franquia da Nintendo, jogos como “Zelda: Ocarine of Time” ou “Mario 64”.

O Playstation, apesar de ter um hardware inferior ao do console da Nintendo, conseguiu chamar mais atenção das empresas produtoras de games e contou com várias exclusividades de peso. No Brasil inclusive, indiretamente, foi o videogame da Sony que fez com que donos de locadoras de games tivessem que trocar de negócio, pois pela facilidade de cópia de games em CD fez com que o mercado negro vendesse jogos a preços bastante inferiores aos originais. Levando em conta que o Brasil é até hoje um país praticamente esquecido e abusivo em se tratando de jogos, os brasileiros viram uma boa oportunidade de poder jogar videogame por preços mais em conta

E o Sega saturn? Não esquecemos dele! O hardware do Sega saturno foi feito as pressas, e com isso, sua arquitetura ficou longe de ser ideal para jogos em 3D. Pela dificuldade, e inferioridade, de sua arquitetura, seus lançamentos ficaram restritos a conversões de Arcade e a rica franquia da Sega. Depois de já ter lidado com o duro golpe no mercado de portáteis, pela alto preço do Sega CD, e pela limitadíssima lista de jogos do Sega 32X, o erro com o projeto do Sega Saturn fez com que seu sucesso fosse, em termos relativos, destinado ao mercado japonês, já que aqui no ocidente, o Playstation (pioneiro de vários jogos inovadores da época) e Nintendo 64 (contava com as inovações de sua franquia) estavam tomando conta do mercado e, cada vez mais, fazendo com que a poderosa Sega da era 16 bits fizesse com que seus fãs começassem a perder a confiança nela.

O ouriço foi tirar férias

Com o Sonic X-treme cancelado, os jogos do Sonic para Sega Saturn ficaram restritos a spin-offs, feito pela empresa britânica Travellers Tales, e um relançamento da era de ouro do Sonic (qual era? Claro, a dos 16 bits), no jogo Sonic Jam.

O Sega Saturn não estava satisfazendo a Sega, por isso, a Travellers Tales foi chamada para “cobrir o buraco” que a falta do mascote fez no console, enquanto a Sonic Team estava com um projeto mais ambicioso, que mudaria para sempre o rumo que os jogos do Sonic estavam tomando...

Nascia um novo console

Com a união de tecnologias distintas entre a Sega do Japão e Sega americana, nascia o que seria o último suspiro, em se tratando de consoles da Sega: O Dreamcast!

O Dreamcast foi um videogame prematuro no sentido puro da palavra (pré-maturo), por assim dizer, pois foi inovador até demais para a época dele. Tinha uma mídia de jogos distinta, que era o GD-Rom, uma mídia de disco com capacidade de 1 GB de armazenamento, pois o DVD ainda era uma tecnologia cara, e que depois do ano de 2000, fez com que o console ficasse limitado tanto quanto ficou limitado o Nintendo 64, na época 32/64 bits.

Com o crescimento da internet no final dos anos 90, a Sega decidiu dar um passo a frente em se tratando de multiplayer online; equipado com um modem de conexão discada, teve alguns lançamentos para jogos em rede, o que se tornou uma febre no mundo dos games da época.

Jogos como Quake III Arena e Daytona Usa fizeram sucesso nos servidores da Sega, aqui no Brasil o sucesso foi relativo devido à precariedade das conexões de internet na época.

Em 1998, não tinha jeito! Como as revistas de games anunciavam na época, o famoso Sonic Adventure saiu próximo do dia de lançamento do console, e apesar de não ter usado todo o potencial do Dreamcast, foi lançado mostrando que o videogame não estava para brincadeira!

Nasce Sonic Adventure. E Sonic mudou! Em tudo...

O Sonic já não era o mesmo.. parecia que vaidade do nosso ouriço havia crescido, pois com seus espinhos mais longos e olhos verdes, a renovação do visual foi nítida! Sonic Adventure trouxe um impacto forte para os fãs e até para os que não são fãs, com clipes que contavam o enredo da história do jogo, a interação do Sonic ganhou uma complexidade jamais vista antes, os efeitos especiais esbanjaram a velocidade do ouriço, como a famosa Emerald Coast, da parte em que corre de uma orca em plena ponte em destruição!

A mudança mais drástica na minha opinião foi a retirada das fases especiais, o jogo ficou mais focalizado no desenrolar da história do que nas fases de ação que os jogos 2D tinham; Sonic passava a obter as Esmeraldas de acordo com que a história permitia, e por mais com que ficasse a nova tendência dele, depois de alguns jogos, parece que fatos importantes se perderam...

Hoje podemos pensar: por que Sonic Heroes tinha uma jogabilidade fraca? Por que mudaram tanto a engine, que foi iniciado no Sonic Adventure, não foi reaproveitada ou mantida? Por que Shadow the Hedgehog não seguiu com a qualidade de enredo iniciada por esse jogo? Parece que muitos jogos sucessores do Sonic Adventure não mantiveram o mesmo sucesso do que o primeiro jogo 3D dele?

Sonic com seres humanos

Na época, deviam ter pensado que a Sega fez um furo com enredo do Sonic. Afinal, ele habitava um planeta em paralelo (chamado na Archie Comics de Mobius, no enredo japonês sem esclarecer) ou o nosso Planeta Terra? O mundo onde se passava as aventuras de Sonic tinha humanos normais como na Terra ou Eggman é apenas um detalhe de enredo? Ao que tudo indica nada disso havia sido pensado lá nos anos 90.

Assim, na verdade, deu-se a entender que a enredo dos jogos do ouriço estavam sendo renovados. Mas muitos pontos importantes dos jogos anteriores foram reaproveitados: como a Ilha Flutuante da Master Emerald do Knuckles ou avião tornado do Tails, por exemplo. Parece que a aproximação do Sonic com os humanos fez com que tivesse uma interatividade maior entre o ouriço e nosso mundo.

Esse furo dos “dois mundos” teve uma explicação plausível no anime Sonic X, lançado em 2003, onde o Sonic e seus amigos foram transportados de seu mundo através de uma engenhoca do Dr. Eggman e fosse parar em uma dimensão paralela, no caso, parou na Station Square. Uma cidade que dá a impressão de pertencer ao nosso mundo... claro que os games não explicam como os humanos foram parar no mundo do Sonic ou o contrário.

A cultura asteca e o grande reino dos equidnas

A Sonic team usou o ambiente mais primitivo da cultura asteca para poder dar uma explicação do surgimento do Knuckles. Elementos da cultura maia, como as antigas profecias, serviram para que fossem um empurrãozinho para a lenda do Chaos.

A influência da Sonic Team com a cultura meso-americana foi um grande impacto no Sonic Adventure, o misticismo das Esmeraldas do Caos combinaram como uma mão na luva com as antigas superstições maias e astecas.

Efeitos gráficos

Desde o Mega Drive os jogos do Sonic costumavam usar o poder de aceleramento gráfico que os recursos do videogame permitia, muitos associavam que esse aceleramento era usado pelo recurso Blast Processing que o Mega Drive tinha, no caso, um processador que possui um aceleramento maior que os dos concorrentes. Com o Dreamcast, não foi diferente. Para completar com perfeição as fases, é necessário praticar várias vezes a mesma fase. O fator replay do jogo foi aperfeiçoado com os emblemas, que permitia o jogador se superar nas fases que havia zerado no Story Mode.

Considerações finais... como ficou? Valeu a pena essa inovação?

Sonic Adventure conseguiu usufruir bastante da oportunidade de ser um jogo que trazia uma novidade a mais para época, mas sem o impacto que os gráficos causaram em 1998, fez com que o jogo não envelhecesse bem, pois podemos notar que a inteligência artificial de muitos personagens não foram bem elaboradas, e a falta de fases especiais fez com que o story mode tivesse, em termos de desafio, uma facilidade maior que os jogos anteriores em 2D.

Apesar de algumas distorções na engine, e na falta de capricho nos gráficos e história, a temática desse jogo foi pioneira para a continuação de games que vem até hoje. Em 2011, hoje, estamos falando em voltar as tendências em 2D, o que se nota, é que os fãs há anos esperam um jogo com os moldes em 2D do Sonic tivesse continuidade. Sem o impacto de toda a “perfumaria” que um jogo em 3D do Sonic no final da década de 90 trouxe, parece que esse tipo de idéia ficou algo banal, algo mais do mesmo. Talvez a experiência 3D serviu como ensinamento para mostrar que realmente Sonic bom é o Sonic com muita ação e desafio, que só os jogos em 2D do Sonic realmente trazem. Ou seja, durante anos esperou-se um Sonic em 3D e hoje quer-se voltar ao 2D. Do Sonic Adventure para cá já se passam 13 anos. Aonde foi que algo deu errado?

* Radical893 é visitante da Power Sonic desde 2001

   

 

 

 

Comentários

 
 
 
Por: Wesley R em 17/07/11 - 18:44:25
Ficou otima essa coluna,mas num faltou o sonic R???,porque é um jogo do sonic e em 3D assim como o Sonic 3D blast parecido com um RPG né.então num foi o primeiro jogo do sonic em 3D ????o do mega drive,tinhas parte @d com 3D,como todos os outros jogos O Sonic 2,Sonic 3 enfim...ficou otima a coluna
 
 
 
Por: super sonic e super shadow em 17/07/11 - 19:43:05
Ficou otima a coluna e a citaçao do Wesley R. o Sonic Adventure,na verdade e o terceiro jogo 3D do Sonic.O primeiro foi Sonic's Schoolhouse(1996),o segrundo foi o Sonic R(1997),e,finalmente o Sonic Adventure(1998)Se voces nao acreditarem,olhem os Reviews da Power Sonic e sempre legal saber mais... perai e se alguem saber mais do que eu e postar aqui,bom,so o tempo vai dizer
 
 
 
Por: Wesley R em 17/07/11 - 20:45:45
Olá de novo eu lembrei tbm de um outro jogo 3D do sonic antes do Sonic Adventure é o Sonic the Fighters ,lembram,aquele jogo que lançou pra tal console que eu não sei o nomeXD,e tbm lembrei do sonic blast,foi aquele jogo eu acho que começou com os designer dos personagens em 3D,dai passou pro Sonic 3D blast,foi pra outro,outro até que se intregrou e virou a nova marca do sonic em 3D dai vai ser assim em futuros games...
 
 
 
Por: Radical893 em 17/07/11 - 22:09:02
Olá pessoal! Agradeço aos elogios! Mas preciso lembrar que esses jogos são spin-offs (Sonic R, Sonic 3D Blast etc), jogo de teve como iniciativa a continuação da saga "the hedgehog" foi o sonic adventure. =)

Abraços!
 
 
 
Por: roberto em 18/07/11 - 10:21:02
acho que não deu errado, acho que os alguns fãs velhos não se deram bem com esses jogos, ou as vezes, por exemplo em sonic unleached, muita gente não jogou só pq sábia que no jogo sonic virava lobizouriço no jogo.
 
 
 
Por: Rogerio "Tails" Gomes em 18/07/11 - 17:42:38
Concordo com o Roberto. Eu, particular mente, adorei os novos jogos 3D do Sonic que nem todos acharam bons (tipo, Shadow the Hedgehog, Sonic Unleashed e Sonic Next-Gen). Parece que alguns dos antigos fãs do Sonic não gostam da ideia de que um jogo 3D do Sonic pode ser tão bom quantoa "saga Adventure".
 
 
 
Por: Max The Hedgehog MHº em 18/07/11 - 18:14:28
Gostei da coluna cara, ficou show de bola. Era isso que estava faltando: Uma discussão e averiguação de fatos que resultaram no jogo. Comecei a curtir Sonic em 2008, e por isso sou mais ligado nos jogos 3D. Tudo bem, eu já joguei Sonic 3 & Knuckles no meu PC e gostei (não muito porque nunca passei da fase 3 - a tal fase dos cogumelos) mas ainda sim prefiro jogos em 3D do Sonic, principalmente pela jogabilidade e realismo. Para mim não tem esse tipo de discussão: "Os jogos em 2D são melhores do que os 3D". Para mim, o importante não são especial stages, enredo chato (apesar de eu jogar os jogos pelo enredo) ou sem sentido - Sonic Next-Gen? hehehe. Eu gosto dos jogos de Sonic pela jogabilidade, pelos ataques do Sonic, pelo o quanto longa é a história do jogo é, e pelos os personagens e inimigos que aparecem pelo caminho. Pois bem, para finalizar, gostei do tópico mesmo, você tem talento para fazer isso cara - quem me dera meu amigo fazer tópicos no meu site assim...

P.S: Achei interessante a parte em que você falava sobre a interação dos personagens da Saga "Hedgehog" com humanos. É um verdadeiro mistério o planeta em que o Sonic mora - tipo, em Sonic 1 os personagens moram em uma galáxia distante da nossa, e em Sonic Adventure Sonic interage com humanos...
 
 
 
Por: Sonic The Werehog em 18/07/11 - 18:24:06
Para informar todos esses jogos 3D anteriores ao Adventure foram feitos em 32bits sendo considerados com jogos 2,5D (confuso, não ? ). Na minha opinião, a era 3D, mesmo com o Heroes e o Shadow foi uma fase com jogos nem tanto divertidos, mas sim desafiadores, enquanto o spin-off Sonic Riders e SR Zero Gravity foram extremamente bons e o Sonic Unleashed melhorou a série que é uma beleza se não fosse a falta de fases com o Sonic normal. Agora com Sonic Generations acho que a série vai ter uma virada perfeita (se não esquecerem que tem gente, mesmo que pouca, que gostou da era 3D ).
 
 
 
Por: natan Silva em 18/07/11 - 21:10:44
Sonic Adventure 2 Battle Acaba com Sonic adventure :mangá
 
 
 
Por: Matheus em 19/07/11 - 23:37:16
Vou rezumir oque eu acho, os fans antigos do Sonic querem jogos 2D(que eu particularmente detesto), e os novos, como eu por exemplo, preferem os novos(Sonic Unleashed e Next-Gen são PERFEITOS*-*). Acho que só jogos estilo Generations podem agradar aos antigos e os novos. E a coluna tá de parabens, tinha hora que dava uns arrepios. xD
 
 
 
Por: Matheus em 19/07/11 - 23:46:20
Desculpa o flood, faltou uma coisinha. =x
A amioria dos fans do Sonic são da era 2D, e querem jogos que tenham aquele mesmo nivel de ação, agora os novos fans se importam mais com a historia e com a interação, eu mesmo não ligo tanto de não ter as fases especiais, acho meio sem noção aquelas fases, e prefiro as missões, como no Next-Gen e Adventure, que dão uma diferenciada no jogo e no meu caso aumenta a vontade de querer zerar o jogo e consequentemente faz com que eu jogue mais, e quando eu termino eu começo tudo de novo, e acho o jogo perfeito mais uma vez. a Sega finalmente percebeu que o Sonic tem dois tipos de fans, e agora ela procurará uma forma de agradar a ambos, oque me agrada muito, pois assim eu posso mudar a impressão que eu tenho do Sonic 1, que eu joguei e detestei, e os antigos mudarem com relação aos novos, que tem muito mais velocidade, e que pra mim são mais desafiadores.
 
 
 
Por: Dark Sonic em 20/07/11 - 20:42:56
Na minha opinião o Werehog do Unleashed não era ruim, mas concordo que o Hedgehog poderia aparecer mais.
O Werehog é uma questão de gosto mesmo.

Shadow the Hedgehog também não é tão ruim, apesar de ser bem ESTRANHO,mas o Shadow realmente do jeito que é não ia dar deixar as armas dos inimigos no chão "dando sopa", como disse sobre o Unleashed, é questão de gosto.

Agora ficaria muito triste se sumissem com spin-offs, Sonic Riders que o diga, principalmente o ZR(que joguei + de 100 horas e consegui todas as missões no Extreme pra pegar o Super Sonic, ainda vou pegar todas as pranchas algum dia).

Além disso muita gente pode acabar conhecendo Sonic por Spin-offs então também é um bom negócio pra Sega.

Agora sinto falta de um Sonic Adventure 3 igual ao 2, pois devido aos vários modos de se jogar no 2(Speed, Shooting e Hunting) eu perdia fácil o dia inteiro jogando, pois quando você fica cansado de um modo joga outro.

Sonic Adventure 2 foi na minha opinião o melhor de todos.

Gostaria mesmo de um jogo em que você pudesse jogar com vários personagens.

Agora quanto ao Next-Gen, não achei ruim, apesar de ainda não ter acabado ainda o jogo.

Quanto aos jogos 3D, eu acho o enredo importante e bem superior ao 2D.

Conclusão: Pra mim o Sonic Adventure possía muitas falhas, as quais foram consertadas quase todas no 2, além do 2 ter implementado diversas melhorias.
 
 
 
Por: the Hedgehog em 20/07/11 - 22:09:15
eu acho q a sega devia fazer como a nintendo faz quando lançaram um jogo que fez sucesso fazem um remake e quase sempre da certo como um remake de adventure 2 sriam muito bom pois naum tive oportunidade de joga-lo com tudo que ja vi do jogo e o pouquinho que jogo se eles encrementassem o jogo daria um bom remake pois todos os remakes do sonic foram uma bosta ou ate do sonic 3 e knucles que eu gostei pra caramba e é um dos melhores jogos do sonic.
 
 
 
Por: super shoes em 22/07/11 - 11:16:46
.eu não acredito,vocês cortaram o site no meio com esse negocio de politica ânti pirataria que vocês não tinhan um mês atras,tem jogos que vocês tiraram que nem se vende mais como a trilogia original,por favor pensen de novo e voltem pelo menos as roons

tirando isso a coluna está legal,sendo a ulnica parte do site que não tem politica anti pirataria
 
 
 
Por: @Guuh_Vitorino em 23/07/11 - 06:05:07
Sonic em 2D sempre foi ótimo,indiscutivel! Em 3D ele conseguiu ficar melhor, Sonic Adventure (2 também), conseguiram ser os melhores jogos do ouriço 3Ds lançados até hoje! O que vem adiante me decepciona, (exceto Shadow the Hedgehog que defendo até a morte hehe). A melhor idéia que ja tiveram foi a Hedgehog Engine, ela conseguiu trazer de volta a jogabilidade 2D (mas claro não totalmente clássica). E conseguiu melhorar a 3D com uma vaga referência a jogabilidade do Sonic Rush.
Por isso digo, Sonic é sensacional de qualquer forma. Pode passar os anos, décadas, séculos ou até milênios, ele será imbativel (contanto que os jogos sejam bem feitos claro ).

Still unstoppable after 20 years! This is Sonic!
 
 
 
Por: Rodrigo Gerrard em 25/07/11 - 09:45:15
Pessoal o que faz de um jogo bom ou não, não é o fato de ele ter ou não graficos em 3d ou 2d, e sim o fato de ele ter uma jogabilidade boa e controles funcionais!
Sei que a muita gente (mas muita gente mesmo) considera que o melhor game do sonic já lançado foi o Adventure 2, na verdade o GRANDE erro da sega foi ter desfocado o ambiente que o game criou!
Concordo que a Hedgehog Engine foi umas das melhores coisas já criadas, mas digo e repito, se o NEXT-GEN tivesse a mesma jogabilidade (controles e câmera) do Sonic Aventure 2 seria com certeza o melhor game do ouriço já lançado.
Volta ao 2d? RIDÍCULO,os games estão evoluindo e retornar ao 2D é dar uma passo de siri, a maior prova disso é o STH4 que passou a sensação a todos que a sega realmente não ta fazendo o melhor.
Eu acho incrível a Hedgehog engine, mas axo que ela seria melhor aproveitada se fosse 100% sonic, quem sabe se eles fizessem o sonic sair dando porrada (ué deu certo no Sonic Battle do GBA) o jogo não seria MUITO melhor.
O que falta ao nosso ouriço não é um jogo 2D, não o que falta há ele é um jogo com uma história solida, fases mais desafiadores, e um jogabilidade melhor.
 
 
 
Por: SonikkuandTairuzu em 26/07/11 - 20:26:33
Olá, Radical893! Esta coluna ficou muito fixe (legal) ! Bem, apesar de ter nascido em 2002, já joguei Sonic Adventure, e achei que foi um jogo que mesmo conseguiu evoluir o ouriço, e "empurrá-lo" para o mundo 3D. Mas, não esqueçam de jogar Sonic Adventure DX, que é Sonic Adventure com gráficos super melhorados, mas tem alguns glitches
 
 
 
Por: vinicius the hedgehog em 27/07/11 - 00:52:36
Na boa vivi as duas epocas, tanto do saudoso sonic gordinho, quanto do atual e acho a maior insanidade fans e outros gamers que ficam dizendo que sonic em 3d é lixo, perdeu o foco e outras porcarias que eles falam. Aquela epoca foi excelente e até hoje me emociono quando escuto as musicas ou até mesmo jogo em meu celular ou no proprio console, enfim o fato e que para esses criticadores eu faço uma pergunta. Quantos anos o sonic esta fazendo? não é 5,10 e 15 são 20 ANOS, meu povo de deus vocês acham que a sega vai querer andar feito carangueijo? claro que não! a unica coisa que eu concordo que ela pode fazer é a dinamica em 2d em algumas ocasiões que é o caso do sonic unleshead, que so não ficou perfeito pelo fato do werehog ja que ficava muito monotomo e o colors que foi na minha opinião um dos melhores até agora que conseguiu consolidar o que eu citei. Deste modo as pessoas devem parar de comodismo, em viver apenas do passado e se tocar que estão no presente, seculo 21, epoca do full hd e 3d e portanto, parem de criticar o sonic moderno e desde ja peço desculpa se fui grosso, mais ja estava com isto na garganta a muitos anos.
Então até a proxima .
 
 
 
Por: Sonic the hero em 27/07/11 - 18:51:43
Para mim a SEGA foi bem no dreamcast. Sempre queria o jogo Sonic adventure ou DX. Só foi uma pena que o Sonic DX e o Sonic Adventure 2 Battle Não foi lançado para Ps 2. Eu acho o melhor jogo 2D do Sonic foi o Sonic 3 & Knunckles, e o 3D foi o Sonic Heroes.

PS: Gostei da coluna
 
 
 
Por: BrunoSkullClad em 29/07/11 - 04:27:28
Bom, Sonic Adventure pra mim é um ótimo game. Com seus defeitos, mas ótimo. SAD2 melhorou o que era ótimo, embora não seja perfeito (câmera, câmera). Mas depois desses, a maioria foi decepcionante, embora eu adore Shadow the Hedgehog, porque tem uma boa história, a despeito da qualidade não tão boa.

Agora voltar ao 2D é uma burrice. Não sei o que vão achar, mas pra mim o "ruim" do Generations está sendo o Classic Sonic. Nem de brincadeira é igual aos clássicos, exceto a construção das fases. Preferia muito mais apenas o Modern correndo pelas fases clássicas, faria um sentido melhor. Embora eu esteja rindo devido ao game apresentar Sun, Moon Medals e Wisps, tudo o que os principais trolladores de Sonic odeiam.

Colors foi um jogo injustiçado. Mas deve ser porque não saiu pra PS3/360. q

E a coluna foi muito boa sim. Espero ver outras de qualidade igual a superior. ^^
 
 
 
Por: natan Silva em 29/07/11 - 14:51:24
hehe, era pra lançar Sonic and Friends Onde Tem todos os Personagem, você desbloqueia eles completando o Jogo Com Sonic,Tails, ou Knuckles...
 
 
 
Por: sonic the hero em 29/07/11 - 18:30:01
Ah, Radical893 esqueceu da Série Rush
 
 
 
Por: Arthur DX em 31/07/11 - 19:07:30
Adorei a coluna, Sonic já era bom 2D e 3D está impecavel, a série Adventure foi sem dúvida algo bastante importante para os fãs, agora eu quero ver o Generations.
 
 
 
Por: James Smith em 06/08/11 - 13:47:19
A sega errou em alguns dos jogos depois de sonic adventure 2 (como sonic 2006, shadow the hedgehog, sonic heroes), e quase acerta em outros (sonic unleashed, sonic 4). Recentemente, ela acertou em cheio quando lançou Sonic Colors,e está aproveitando isso em Sonic Generations. Espero que a Sega continue assim, focando em jogos como o colors e o generations.
 
 
 
Por: Inu-chan em 12/08/11 - 08:11:22
Voltar ao 2D agora é demasiado arriscado, para não dizer estúpido. Não agora, que eu quero ver o Generations triunfar :3

Excelente coluna, façam mais colunas assim boas no futuro ^^
 
 
 
Por: Diego Fremiot em 12/08/11 - 18:49:34
SONIC! SONIC! SONIC! Primeiro quero parabenizar a staff do Power Sonic pelo excelente site, há muitos anos que acompanho aqui e graças a vocês relembrei muito os tempos de Mega Drive com as roms (claro que eu já tinha as fitas então não era pirataria... =P ). Segundo: coluna incrível Radical893*! Muita história e esclarecimentos! Meu primeiro videogame foi o Mega Drive e o primeiro jogo foi o Sonic 2! Mas ainda sim tinha coisa pra caramba que não sabia sobre a história do Sonic. Enfim, finalmente o que eu queria "dizer".
Eu acho Sonic muito legal (2D ou 3D), mas, o que mudou drasticamente do Sonic antigo pro atual acho que é o fator de exploração. Caramba! Antes você buscava anéis, escudos, argolões (aqueles do Sonic 3 e Sonic & Knuckles), poste de marcação (pros bônus do Sonic 2)! Hoje em dia é só terminar a fase mais rápido (malz se tô falando besteira, o último Sonic que tive oportunidade de jogar foi o Unleashed)! Perdeu um pouco o foco de explorar a fase. Acho que isso foi a mudança mais drástica e outra coisa que sinto muita falta: o Super Sonic não volta não? Putz! Acho muita sacanagem você se matar pra pegar esmeralda e só virar na última fase! Cadê o Super Sonic daquele jeito do Sonic 2, 3 e Knuckles??? Bom, é isso malz pelo "comentário" longuíssimo. Ah! e o site tá cada vez melhor, muito bom mesmo!
 
 
 
Por: Mr. Needlemouse em 16/08/11 - 13:42:56
É verdade, Sonic 2 tambem tem partes em 3D. Seria o primeiro jogo 3D do Sonic?
 
 
 
Por: Ysrael em 17/08/11 - 13:19:59
Os jogos do Sonic em 3D meio que tiraram um pouco da personalidade dos jogos do Sonic.
Claro que apareceram outros jogos bem legais em 3D.
Seria bom se tivessemos jogos 2D mas revolucionarios!!!
Power Sonic; a sega tem representantes no Brasil que selecionam idéias de brasileiros para a criação de jogos!!
Se nós tentasemos.
 
 
 
Por: andre felipe em 18/08/11 - 00:53:46
Na realidade o problema dos jogos 3D foi que fizeram sonic perder sua personalidade.No entanto sonic adventure que mesmo nao usando todo potencial do dreamcast foi um grande jogo e ele nao era um 2D com molde 3D como sonic generations parece ser...
o problema é que eles da sega nao fizeram como sonic adventure eles fizeram um "2D e meio" (tipo sonic heroes e shadow the hedgehog) se eles fossem no estilo de sonic adventure 1 e 2,provavelmente seriam jogos melhores...

essa é minha opinião...
 
 
 
Por: Ysrael em 23/08/11 - 15:58:38
Foi oque eu disse!
 
 
 
Por: Davi the hedgehog em 25/08/11 - 23:32:48
Cara, eu não acredito os jogos q jogava no mega,eram bons,mas agora q tem esse jogos em 3D, eu mal posso esperar para comprar Sonic Generations pra Xbox 360, e PowerSonic continue assim espero mais novidades.Ah antes q eu me esqueça:See Ya!
 
 
 
Por: Sonic the Hedgehoghe em 01/10/11 - 15:13:26
puxa,gostei,apesar do Sonic Heroes nao ter tido jogabilidade das melhores(eu admito)ele foi meu jogo favorito por muito tempo,mas agora ele foi substituido pelo Sonic Colors... .Enfim.Muito bom continuem a postar assim,eu gostei de saber um pouquinho mais sobre o Sonic Adventure...
 
 
 
Por: Sonic the Hedgehog em 01/10/11 - 15:20:31
Ah,desculpa pelo nome errado,é q o computador travou aki ai depois qd voltou eu continuei digitando.Foi mal...
 
 
 
Por: Matheosthehedgehog em 28/11/11 - 17:01:11
eu não concordo com o BrunoSkullClad,por uma razão,no Sonic Generations,se não tivesse o Classic Sonic,o jogo ficaria sem sentido,pra queo Modern Sonic vai ficar correndo nas fases clássicas que não são da geração dele sem sonic clássico que é o que começou tudo,e acho que isso traz os fãs mais antigos do Sonic,na verdade é melhor o Sonic Generations como está do que jogar cada sonic pior que o outro,como por exemplo:Sonic Next-Gen e o Sonic Unleashed
 
 
 
Por: derek leakers em 25/03/12 - 16:09:46
sonic 3d ja virou coisa velha as pessoas n sabem mais como é o sonic em 2d e pensam que seria muito lgl eu tbm acho eu baixei emuladores e vi que é muitlo lgl o sonic gnerations trouxe os graficos do sonic moderno com o 2d do sonic antigo junto tbm com o sonic antigo na minha opinião o sonic adventure so saiu em 3d mito rapido mesmo por pressão dos fãs sem muita pressão como eles fizeram o jogo podia ser muito melhor mais depois fizeram o sonic adventure 2 que mostrou o um enredo melhor(na minha opinião) na verdade os jogos sonic r e sonic schoolhouse n entrou como os primeiros sonic 3d por n ser muito bom o 3d eles queriam um 3d realmente muito bom para jogar que chegou junto com o adventure
 
 
 
Por: dink em 16/06/12 - 16:37:28
sonic adventure e legal mas o
pelo que eu vi o beta e melhor
se eu voltase no tempo impediria
essa cagada da sega
 
 
 
Por: S0NIC em 26/12/12 - 18:26:56
nao entendi,o primeiro jogo do sonic 3D nao é Sonic's Schoolhouse?
 
 
 
Por: Sonic The Hedgedog Dark em 25/01/13 - 12:50:59
Meu primeiro jogo foi Sonic Adventure agora quero meu Sonic Adventure 2 : Battle
 
 
 
Por: super sonico em 08/04/13 - 22:09:15
em 2d , 2,5 d ou em 3d são muito legais!