DR ROBOTNIK'S M.B. MACHINE

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    Num dos anos em que a Sega mais investiu em publicidade, não faltou games encarregados para a Sega da América. O primeiro foi o Sonic Spinball e o outro é o jogo Dr. Robotnik's Mean Bean Machine. Talvez pela primeira vez na história dos videogames, um vilão ganhara o seu próprio jogo. Mas, não há nada demais: o jogo é na realidade um game de puzzle e o vilão é também o vilão do próprio game.

Novidades

   Dr. Robotnik's Mean Bean Machine não é um jogo de ação ou aventura e sim um game de estilo variado, os chamados puzzles. Os jogadores terão que na realidade dar um jeito de o inimigo ter a sua masmorra cheia de beans, de modo que não consiga mais jogar. Por isso mesmo, os únicos elementos do jogo são os próprios beans, que são a peça-chave do jogo: o seu objetivo é formar o maior número de pontos juntando beans iguais para acurralar o seu inimigo. Confira abaixo os tipos de beans (para ver a legenda, deixe o mouse parado sobre cada foto):

  O jogo possui quatro opções de Menu: Scenario Mode, 1P vs 2P Mode, Exercise Mode e Options. O Scenario Mode é o próprio modo de jogo, no qual você deve derrotar 12 estágios. Após estes, vem o chefão final, que é o próprio Dr. Robotnik. No modo 1P Vs 2P, dois jogadores poderão fazer um confronto direto entre si, com direito a combos e tudo mais. No modo Exercício é possível dois jogadores jogarem, mas eles não farão entre si. Esse modo serve para o jogador aprender a fazer combinações que resultem em mais ponto. Por fim, o menu Opções traz algumas configurações para o jogador: é possível mudar as configurações do controle através da opção "Key Assignment", cinco graus de dificuldade do modo contra o computador - Easiest, Easy, Normal, Hard e Hardest - por meio da opção "Vs. Com Level", o número de partidas necessárias para a vitória no modo 1P Vs 2P através da opção "1P Vs. 2P Mode" e o Sampling ativado ou não. O Sampling seria o som ao se fazer um combo (um grito que lembra um "irra" ou "ihi"). Ainda no menu de Opções você pode testar a integridade do seu joystick através do sub-menu Input Test.

  Se você não apertar nenhum botão na tela-título do jogo, vai aparecer um pequeno vídeo com a história do jogo. Logo após, uma tela de instruções vai ensinar ao jogador as dicas básicas do game, como locomoção dos beans, mudança de posição, dentre outros. Ela também ensina como acumular combos, de um modo fácil e prático, nas mais variadas jogadas. Outro extra do game é a tela de pontuação máxima, inédita até agora nos jogos da série Sonic. Há um rank de até 5 jogadores com a pontuação de cada um: se esforce e ponha seu nome lá. Mas lembre-se que toda vez que você desligar o cartucho, a tela será resetada. É um rank para cada modo de jogo.

  A tela do jogo é composta de duas masmorras. As masmorras são onde ocorre o jogo: é nelas que caem os beans normais e os refugiados. Em cada masmorra cabe um total de 6 filas verticais de beans contra 12 filas horizontais, totalizando 72 beans de capacidade máxima. No centro, a tela Next aponta qual é a próxima seqüência de bean. Isso é muito útil para você determinar o seu game. Logo abaixo vem a tela de Status, ela representa no modo Scenario o temperamento do inimigo. Se ele estiver feliz isso é mau sinal para você, mas se ele começar a ficar preocupado até começar a suar e piscar, isso significa que o jogo já está praticamente ganho. Logo após vem o contador de Score. Tudo no jogo dá ponto. O simples fato de você agilizar a queda dos beans, segurando o botão para baixo já resulta num pequeno bônus. A junção dos beans, que quanto mais ao mesmo ou por combos você faz, mais pontos ganha. É uma quantia muito grande de pontos para podermos detalhar aqui. Embora não haja na tela contador de tempo, você ganha ponto quanto mais rápido detona o inimigo. O Bônus vai até 110 segundos, e cada segundo que faltar para dar os 110 resultam em bônus. Logo acima da masmorra, é possível visualizar a quantia de beans refugiados a cair. Eles sempre cairão após você posicionar os beans que estiver jogando no momento.

Enredo

    Dr. Robotnik não toma jeito. Dessa vez o vilão quer acabar com Beanville, capturando todos os seus habitantes, os beans. O vilão inventou a tal máquina Mean Bean, e com ela ele vai robotizar todos os animais. Para isso ele deixou seus robôs encaminhados de capturarem os beans. Para isso, eles devem juntar mais de quatro beans ao mesmo tempo e quando isso ocorrer, eles serão automaticamente raptados. É preciso que outra pessoal salve os beans, impedindo os robôs de Robotnik a juntarem os beans. Mas como os robôs falham nesta missão, Robotnik sozinho assume o controle. A guerra está declarada!

Análise Técnica

  O grande ponto forte do jogo é a trilha sonora. Está muito boa. As músicas se dão muito bem no som estéreo e ajudam a animar o game. Os gráficos não há o que comentar: são gráficos normais, esse tipo de jogo (puzzle) não oferece maiores problemas para isso. A jogabilidade é muito boa, é possível fazer muitas combinações de beans para vencer o jogo. E diversão não vai faltar, mesmo que você jogue-o sozinho.

Modo Cenário

  É o próprio modo do jogo. Antes de cada batalha, o inimigo vai se apresentar e dar algumas mensagens de provocação. Depois é só detoná-lo! São 12 estágios antes do chefe final, sendo um dos mais difíceis o sexto, mas em geral a dificuldade é progressiva. O chefe final é o próprio Dr. Robotnik, que inconformado com os robôs que não conseguiram vencer, assume ele mesmo o jogo. Dr. Robotnik é rápido e acumula bônus rapidamente, você precisará pensar duas vezes mais rápido! São 5 dificuldades para este modo: desde a mais fácil até a mais difícil. O menu do Modo Cenário é composto de dois sub-menus: Start, que é para começar um novo jogo e Continue, que serve para você entrar com o password (senha) para acessar os estágios. Se você perder não há problema: basta recomeçar o jogo outra vez, apertando Start na tela de Continue. E se precisar continuar mais tarde lembre-se de anotar o password. Conheça agora os 13 desafiantes:

Arms Franfly Humpty Coconuts Davy Sprocket Skweel
Dynamight Grounder Spike Sir Fuzy-Logik Dragon Breath Scrath
         
Dr. RObotnik          

Modo Exercício

  Se você ainda não é muito bom, vai precisar dar uma passada por aqui. Aproveite para treinar bem como se faz pontuação no jogo, seqüências, combos e muito mais. Há 3 dificuldades: com a Easy você começa no Level 1 de velocidade, onde os pontos valem menos; depois vem o Medium, que começa com Level 3 de Velocidade e os pontos valem o dobro do modo Easy; por fim há o modo Hard, que começa já no Level 5 e cujos pontos valem cinco vezes o do modo Easy. À medida que se vai jogando, a dificuldade aumenta, pois a cada novo Level o jogo vai ficando mais rápido e mais ponto você vai ganhando. É possível chegar até o Level 99, depois desse não tem mais como aumentar o nível. É válido lembrar que no modo Medium você ganha de graça 50 mil pontos e no modo Hard 90 mil! Neste modo não aparecem os beans refugiados para te atrapalhar, mas se você pegar uma seqüência ruim de bean, pode ficar com o jogo bem alto. Quando isso ocorrer, o computador vai te oferecer duas ajudas: na primeira um bean gigante vai literalmente engolir 2 fileiras verticais de beans, liberando um bom espaço. A outra ajuda é a própria estrelinha (o Bean animado, chamado Has Bean), que vai transformar todos os beans em que tocar na mesma cor, dando muito ponto. Dois jogadores podem treinar ao mesmo tempo. Neste modo não aparece os beans refugiados.

1P Vs 2P

  Agora chegou a hora do desafio! Convide um colega e façam um mano-a-mano. Por meio deste modo, todas as regras do modo cenário estarão valendo: os combos, os beans refugiados e nada de ajuda da estrela ou do bean gigante. Você pode determinar previamente no menu Opções o número máximo de partidas para ser declarado o vencedor. Para ter controle, ao lado da masmorra de cada um aparecerá uma pequena estrela amarela para indicar o número de vitórias. Essa tela substitui o status dos robôs. Há 5 dificuldades neste modo: Easiest, Easy, Normal, Hard e Hardest. Elas se diferenciam na velocidade de queda dos beans e no valor da pontuação. Para o Hard, três fileiras de beans refugiados vão cair logo no começo, sendo 5 fileiras para o Hardest. Mas para quem escolheu essas dificuldades, nada é páreo. Bom desafio!

Objetivo do jogo

  O seu objetivo é o de juntar quatro ou mais beans, para que eles sejam libertos. A partir de 5 beans libertos, você joga na masmorra do inimigo um bean refugiado. Os beans refugiados são os beans transparentes. Eles só atrapalham (ou até ajudam em raras vezes) o jogo. Não há como juntá-los. Para eliminá-los é preciso eliminar antes os beans normais próximos a eles. Assim, todos os beans refugiados que estiverem ao lado, acima ou abaixo dos beans eliminados serão mandados para fora.

  Para eliminar os beans, o jogado deverá tentar as mais variadas combinações deles. Toda vez que se juntam 2 ou mais beans, eles ficam unidos, e quando se juntarem ao mesmo quatro ou mais, eles são eliminados. Cada eliminação de beans faz cair na masmorra do inimigo um bean refugiado. Pode-se juntar os beans de variadas formas:

Em linha vertical Em L ou variações afins Em linha horizontal

Combos

  É possível acumular progressivamente a quantidade de beans refugiados que cairá na masmorra do inimigo: são os combos. Para aplicar é muito simples: basta juntar a quantia de 3 bens, depois outros três diferentes em cima, de modo que quando vier o quarto para salvar os beans de cima, caia um bean igual aos de baixo. Assim será dado um combo. O combo multiplica a quantidade de beans refugiados. Se você fizesse duas jogadas separadas 4 beans cada, no total isso daria apenas 2 refugiados. Mas se você fizer tudo numa só jogada, um em seguida do outro, a quantia poderá chegar a 6 ou mais. Quando as duas masmorras fazem combo ao mesmo tempo não há a compensação de beans, ou seja, se eu jogar um bean refugiado para o outro e o outro fizer também, não se neutraliza. Quanto mais seqüências você fizer, mais refugiados deixará para o adversário. Aqui vai uma tabela do significado dos beans refugiados:

1 único bean refugiado
6 beans refugiados

30 beans refugiados

Comandos

  • Apertando para baixo, você acelera a queda dos beans e isso também dá ponto

  • Apertando A, B o C você inverte a posição dos beans momentâneos

Curiosidades

Adventures of Sonic: alguns personagens do desenho Adventure of Sonic aparecem neste jogo. São os robôs. Quase todos aparecem num episódio em que Robotnik convida todos para expôr seu plano. Mas as aparições principais são de Grounder, Scratch e Coconuts, que aparecem várias vezes no desenho e que também estão no jogo. No desenho, Scratch e Grounder formam uma dupla inseperável e no jogo não é diferente: é a eles que Robotnik expõe o seu plano e pede para avisar aos outros robôs.

Um Hack: muito embora seja um ótimo jogo, Dr. Robotnik não é um game original. O jogo é um hack do game Puyo Puyo, que foi lançado para Mega Drive e para Super Ness. O que houve no jogo foi a adição de vários extras, e a mudança de todas as telas, personagens e outras marcas. Nada disso tira o brilho deste ótimo e divertido jogo.

Capa do jogo Ficha Técnica

Nome: Dr. Robotnik's Mean Bean Machine
Plataforma: Mega Drive, Master System e Game Gear
Gênero: Puzzle
Distribuidora: Sega of America
Desenvolvedora: Compile
Idioma: Inglês
Data de Lançamento: ??/02/1993
 
Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 8,0 Prós: um jogo super divertido e que agrada pessoas de todas as idades; as músicas estão muito bem feitas

Contras: é um hack, e o modo Exercício é muito inferior ao do Master System e Game Gear

 

Som: 9,0
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,5
Nota Geral: 8,8

Por: Hyper Knuckles