SONIC TRIPLE TROUBLE

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumos/Reviews Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

    Sonic Triple Trouble ou Sonic & Tails 2 , como é conhecido no Japão, é a continuação do game Sonic Chaos ou Sonic & Tails. Como sugere o título americano, dessa vez Sonic e Tails terão de enfrentar três inimigos que farão de tudo para detê-los. Falamos de Dr Robotnik, Knuckles The Echidna e Fang The Weasel, pela primeira vez num game de Sonic.

Novidades

  O tradicional e bom jogo do Sonic está de volta na trilogia dos 8 bits. Um clássico game do Sonic, em duas dimensões, onde você joga com o próprio ouriço mais rápido que o som ou com Tails, uma raposa que pode voar. Sonic tem que coletar os anéis para poder enfrentar o máximo de inimigos e encarar o terrível vilão Dr. Robotnik (ou Dr. Eggman).

  O jogo tem todos os elementos dos jogos do Sonic: anéis, espinhos, placas de fim de atos, estágios especiais, monitores, dentre outros. Ao todo são seis fases, e nelas há muitos desafios para o jogador. O game é a seqüência de Sonic Chaos e ficou conhecido no Japão como Sonic & Tails 2 e na América e Europa como Sonic Triple Trouble.

   A entrada do game é bem parecida com Sonic Chaos, trazendo o mesmo fundo e revelando a continuação da história. A seguir, aparece a tela de título aonde não existe nenhum menu. Apertando o botão inicial, você já deverá escolher entre Sonic e Tails. Os dois estão bem parecidos com o game antecessor e os golpes ainda são os mesmos.

  Ao lado vemos a tela de jogo. Ela é bem simples: no primeiro campo temos os Contador de Anéis. Como já dito eles servem para evitar que você morra. Pegando 100 anéis você ganha uma vida extra. O segundo campo é o Tempo. Num game de Sonic, o que mais importa é o tempo em que o jogador passa em cada fase. O desafio é sempre passar com o menor tempo possível. Se o contador de tempo chegar a 10 minutos, você perderá uma vida. De acordo com o tempo que você encerra cada fase, você ganha alguma bonificação, dependendo da figura que aparecer na roleta. O terceiro campo é o Contador de vidas. Você pode pegar vidas coletando anéis ou pegando os monitores ou ainda nas placas de fim de ato. Caso você fique sem vida será dada a tela de Game Over. Mas você pode ganhar um Continue caso consiga a placa do Sonic, Tails, Knuckles ao final de cada fase. Existe também o score, que não fica visível na tela, mas que faz diferença. Cada anel coletado representa 100 pontos. O tempo é calculado com base no que falta para completar 150 segundos. Cada segundo dá 100 pontos. Quanto maior o número de pontos, será possível adquirir vida e continue extras. Tudo ainda segue o mesmo esquema dos games de Sonic.

  A dificuldade do game é maior em relação à Sonic Chaos, tanto nas fases e chefes quanto nos Estágios Especiais, que mudaram um bocado. Dessa vez você deverá passar por uma fase com caminhos alternativos, tentando achar Fang e obter a esmeralda que ele guarda preciosamente, ou planar num avião coletando um número determinado de Rings. A maneira de acessar os Estágios também mudou. Ao invés de coletar 100 Rings, você deverá destruir um monitor com uma esmeralda que está presente em cada segundo ato de uma fase e ter no mínimo 50 Rings. Destruindo-o, um círculo de estrelas irá surgir acima e você deverá pular em sua direção para entrar no estágio especial. São seis esmeraldas ao total, porém cinco delas são coletadas nos estágios especiais. A última está sendo guardada pelo Robotnik.

Enredo

  Pelo que parece, se realizou o tão maníaco desejo de consumo de Dr. Eggman: ele conseguiu achar as seis Chaos Emeralds, o que com certeza significa uma grande tragédia! Mas se você pensava que isso acabava aí, está enganado. Por um descuido, e também por sobrecarga, a máquina destruidora de Eggman explode, jogando as esmeraldas aos 4 cantos do mundo. A única que sobrou, foi a amarela. Quem acha as esmeraldas é o ganancioso doninha Fang. Ele não sabe sobre o poder místico e proibido das esmeraldas, mas mesmo assim fica com elas por achar que darão um bom valor no mercado.

  Algum tempo depois, um misterioso eqüina chamado Knuckles, desce da Ilha Flutuante às loucas ao saber que as esmeraldas foram espalhadas. Por não confiar em ninguém, ele vai em busca delas sozinho. Enquanto isso, Sonic e Tails se divertem na South Island, porém correm para a ação enquanto há tempo, para impedir que algo aconteça, e que as esmeraldas caiam em mãos erradas. Por mais incrível que pareça, o desconfiado Knuckles cai na lábia de Eggman. Este convence Knuckles de que Sonic e Tails são os grandes vilões da história, que são dois bandidos perigosos que querem roubar as esmeraldas para poder acabar com a paz e a harmonia no mundo. E agora? Esse triplo problema ainda vai dar o que falar! De um lado Sonic e Tails batalham pela paz, Fang tem seus planos ambiciosos e Eggman, agora com Knuckles vão fazer de tudo para tentar atrapalhar Sonic. Quem será que vencerá este confuso e perigoso embate?

Análise Técnica

  Sonic Triple Trouble foi uma seqüela bem sucedida, infelizmente lançada apenas para o Game Gear que não foi tão acessível no Brasil. O game traz os mesmos elementos de Sonic Chaos de uma forma bem divertida e ao mesmo tempo desafiadora. Começando pela jogabilidade, que ainda continua sólida e respondendo bem aos comandos. Sonic e Tails são rápidos e suas habilidades ajudam bastante. Além disso, os "veículos" presentes no game são bem fáceis e divertidos de serem manuseados.

  Graficamente, é difícil dizer se houve um grande progresso ou não. À primeira vista, os personagens parecem um pouco maiores e com mais movimentos, o que não deixa de ser verdade. Os cenários também parecem estar melhores, mas basta andar um pouco para ver que Sonic Chaos fazia melhor em alguns pontos, principalmente pelas cores vibrantes. Em Triple Trouble, as cores são mais escuras e não tão vibrantes, deixando o game com um aspecto um pouco mais "morto" em relação ao seu antecessor. Já os Backgrounds, fica por conta do trabalho da fase. Em algumas fases, eles são bonitos e correspondem bem com os elementos do cenário. Em outras, vemos apenas um simples fundo que poderia ser um pouco mais explorado. Além disso, temos presença de Slowdowns em alguns pontos, o que é muito ruim, fazendo o personagem não fazer um comando no tempo certo.

  As músicas são muito bem compostas, talvez sendo uma das mais divertidas e agitadas dos games de Sonic para 8-Bits. O que peca mesmo é que apesar da composição ser boa, a qualidade da música não é tão boa assim, conseguindo um som inferior ao de Sonic Chaos. É possível ouvir "ruídos" em algumas partes da música e as vezes os efeitos sonoros embolam com a música de um jeito bem estranho. Por exemplo, pegando uma grande quantidade de Rings e tomando um dano ao mesmo tempo, faz com que algumas notas da música sejam cortadas, ou seja, se a música tiver dois canais de som, um deles será cortado para dar lugar ao efeito sonoro. Mas mesmo assim, não deixa de ser agradável escutá-las.

  O game consegue ser mais divertido e desafiador que Sonic Chaos, sendo um ponto positivo. Dessa vez, os chefes podem demorar um pouco mais para serem derrotados. As fases começam a ficar mais complexas a medida que você prossegue e os Estágios Especiais são bem desafiadores. Coletar vidas e ter continues será necessário, pois você poderá ficar parado por um tempinho em algumas fases ou chefes.

Personagens e Habilidades

  Você tem dois personagens jogáveis: Sonic e Tails. E mais 3 não jogáveis: o grande vilão da série Dr. Robotnik, Knuckles, o eqüina que quer pegar as esmeraldas antes que Sonic, dando um bocado de trabalho para o ouriço e Fang, uma doninha que só está preocupada em pegar as esmeraldas por ser um caçador de tesouros. As habilidades de Sonic e Tails são:

 Pulo: quando o Sonic e Tails pulam, eles viram uma verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta pressionar o botão 1 ou 2 do controle.
Spin: quando o personagem estiver com velocidade, segure o direcional para baixo e ele fará essa habilidade, com a qual ganha velocidade em descidas e destrói inimigos facilmente.
Spin Dash: Segurando o direcional para baixo e apertando o botão 1 ou 2 do controle, Sonic e Tails poderão utilizar o Spin Dash. A habilidade é útil para ganhar velocidade fácil e destruir inimigos ao mesmo tempo.
Strike Dash: Segurando o direcional para cima e apertando o botão 1 ou 2 do controle, Sonic poderá utilizar o Strike Dash. A habilidade é útil para ganhar velocidade, porém você fica totalmente indefeso.

Tails Fly: Voe com o Tails para ir em áreas secretas. Basta segurar para cima e logo depois apertar o botão de pulo. Agora é só direcionar.Mas a pequena raposa não tem fôlego ilimitado: depois de alguns segundos, Tails irá cair de cansaço.

Monitores e Placas

Outro elemento presente no jogo são os monitores. Com eles, você ganha vidas, anéis, super velocidade e muito mais. Conheça os itens que você pode adquirir com os monitores:

Super Anel: Dá ao jogador 10 anéis. Muito útil.
Super Sapatos: Dá ao jogador enorme velocidade. Mas cuidado, pois pode parar repentinamente.
Sapatos Natatórios (exclusivo ao Sonic): São sapatos que fazem Sonic nadar rapidamente debaixo d’água.
Sapatos Foguete (exclusivo ao Sonic): Esse item está de volta. Faz Sonic voar em alta velocidade. Cuidado, pois a velocidade deixa Sonic desenfreado.
Sonic ou Tails: Dá ao personagem uma vida.
Estrelas: Dão invencibilidade ao personagem. Porém, se for esmagado ou cair em um buraco, não há salvação.
Marcador:  Uma seta no visor. Caso morra, você volta para aquele mesmo lugar.
Esmeralda Vermelha: É o portal para o Estágio Especial. É preciso ter 50 ou mais anéis para poder quebrá-lo e ser transportado.
Mola: Quando você quebra esse monitor, uma mola vem aos seus pés e você pode sair pulando por aí.
Snowboard (exclusivo do Sonic): Na fase de gelo, vai ser indispensável sair por aí deslizando.
Super Cauda Helicóptero ( exclusivo de Tails): Funciona como os Sapatos Foguete. Tails sai voando em alta velocidade.
 

Placas de fim de ato: Elas asseguram que o ato acabou. Você pode ganhar bônus com as placas. Elas são:

Sonic: Se a figura de Sonic estiver na roleta, Sonic ganhará uma vida e Tails ganhará um Continue e mais 10 mil pontos.
Tails: Se a figura de Tails estiver na roleta, Sonic ganhará um Continue e Tails ganhará uma vida e mais 10 mil pontos.
Knuckles: Se a figura de Knuckles estiver na roleta, Sonic e Tails ganharão um Continue.
Ring: Se a figura de uma Ring aparecer, Sonic e Tails ganharão 10 Rings, apenas com os números múltiplos de 10.
Chaos Emerald: Se a figura de uma Esmeralda do Caos aparecer, Sonic e Tails ganharão 50 Rings para o próximo ato.
Flicky: Se a figura de Flicky aparecer, nada é ganho.

Fases

  São 6 zonas, cada uma com três atos. Os dois primeiros são atos normais, onde você deverá chegar ao final da fase e o terceiro ato se trata de enfrentar o chefe da fase. As fases são:

Great Turquoise Zone: Óbvia, tradicional e divertida. A comum e conhecida fase tropical que dá início aos jogos do ouriço. Agora com mais aventura, com passagens secretas por baixo d’água, caminhos aéreos. Em cada palmeira há mola. Lembre-se de sair rápido das plataformas que desaparecem.

Chefe: Tarta Turtle. A início, você ficara destro de uma câmara cheia d’água. Lá esse robô tartaruga voador vai estar voando baixo. Atinja-o 4 vezes. Depois este irá começar a voar mais alto. Vários Spring’n Tarta irão aparecer. Pule nelas que serás ricocheteado. Faça o giro aéreo outras 4 vezes para derrotá-lo.

Esmeralda: No final do segundo ato, indo pelo caminho debaixo, onde contém água, há uma passagem secreta. Destrua a parede usando o Spin Dash, siga pelo caminho de cima e repita o processo. Você irá sair num pequeno caminho com o monitor à sua frente. Não pule para destruí-lo, ou você irá pegar o caminho a cima. Destrua-o usando um Spin.

Sunset Park Zone: Chegou à hora de ir ao parque de diversões (que parece não ter sido construído com o acompanhamento do Comitê de Saúde...)! Divirta-se a beça com os carrinhos de montanha-russa espalhados pela fase! Há pontes que auto-destroem e elevadores (que não te levam muito longe). Vamos lá!

Chefe: Marv Tootootolus Out. Primeiro você correrá por cima de um trem e desviará dos Bomberries. Logo o chefe se mostrará, é o próprio trem! Ele solta alguns projéteis por um tipo de canhão. Bata nele 4 vezes tomando cuidado com seus projéteis. Nada difícil.

Esmeralda: Um pouco antes de passar pela roleta, você perceberá que existe um caminho mais acima. É possível acessar esse caminho com mais facilidade, usando os Sapatos-Foguete de Sonic e correndo rapidamente. Você cairá na parte mais alta da fase. Basta seguí-la sem cair para achar o monitor com o acesso ao estágio especial.

Meta Junglira Zone: Fase que lembra Collision Chaos! Essa fase de pinball (a única dos jogos 8 bit do Sonic) é inovadora pois não é em um lugar urbano como cassinos ou carnavais. Você pode se divertir pela selva sendo rebatido de lá para cá. Os bumpers de vidro (quebráveis) estão de volta e podem de dar pontos. Pule nos galhos (que funcionam como os scrolls) para ser jogado ao alto.

Chefe: Wood Catterdworf. A lagarta gigante de Gigalópolis parecer estar de volta. Agora ataca por cima e é bem mais perigosa e atira projéteis. Desvie e bata nela 8 vezes. Após ser destruída, uma chuva de bolas de fogo cairá em sua direção, desvie de todas para terminar de uma vez por todas com o chefe.

Esmeralda: Bem fácil de ser localizada, pegando o caminho um pouco abaixo, você encontrará um monitor de Checkpoint. Destrua-o e siga o caminho. Após alguns loops, você irá encontrar uma plataforma e um caminho mais à frente. Logo acima, o monitor da esmeralda estará bem visível. Opte pegar o caminho da plataforma e chegue ao monitor.

Robotnik’s Winter Zone: Essa fase lembra muito, mas muito mesmo a Ice Cap (no início da fase com Sonic, existe um monitor de Snowboard!). Fase bem gelada parecendo ser a Great Turquoise no inverno! Cheia de gelo e passagens secretas em cavernas. Tome cuidado com alguns trechos de neve que podem engolir seu personagem.

Chefe: O pingüim da fase Aqua Planet de Sonic Chaos, Giga Thomas “Pen”, está de volta! É um pingüim gigante que pode ser um pesadelo para alguns jogadores novatos. Sem preocupações, apesar de sempre ficar mandando seus pingüins explosivos, é fácil desviar. Ele atira alguns projéteis. Acerte-o, principalmente pelas costas e tome cuidado com os jatos que fazem o pingüim voar, encontrados logo abaixo dele. Encostando nesses jatos faz você perder Rings.

Esmeralda: No começo do segundo ato, após subir uma plataforma e encontrar um monitor com uma prancha de Snowboard, quebre-o e siga o caminho. Caia na plataforma falsa mais a frente e você pegará o caminho de baixo. Siga para a esquerda, para encontrar um monstro em cima de uma plataforma flutuante. Destrua-o e suba na plataforma. Você irá pegar um caminho estreito. Tome cuidado com os espinhos que surgem do nada e passe por eles. O monitor estará logo à frente.

Tidal Plant Zone: Parece ser o resultado do cruzamento entre Chemical Plant e Tidal Tempest. A infernal fase de água está de volta, só que minimamente divertida. Essa hidrelétrica está praticamente submersa, portanto tenha cuidado! Assim como em Sonic 2  de Master System e Game Gear, há bolhas grandes que podem te ajudar a flutuar. Pegue alguns tubos de ar caso não encontre bolhas.

Chefe: Knuckles, The Submarine Echidna. Isso mesmo, Knuckles! Com uma máquina que Robotnik criou, ele tentará te destruir com mísseis, minas e bombas. A tarefa é um pouco difícil, pois a água deixa Sonic mais lento. Desvie das duas bombas que ele joga em sua direção e aproveite para acertá-lo. Dê uma pausa, desvie dos mísseis e repita o processo. Depois de um tempo, ele some. Aproveite para respirar com uma bolha de ar que aparece. Quando ele voltar, ataque-o e use a mesma estratégia. Depois de alguns golpes, a máquina quebra e Knuckles perde. Com Tails, o chefe se torna mais fácil

Esmeralda: Logo no começo, opte ir pelo caminho de cima e continue a fase. Mais à frente, você entrará num tubo e saíra num local com um daqueles botões que criam uma bolha gigante. Entre na bolha e pegue a bifurcação da direita. Subindo, tome cuidado com os espinhos e siga para a esquerda. Após andar mais um pouco, você entrará num local com um tubo à sua esquerda e outro a cima. Pegue o tubo de cima e você sairá num local com o monitor, envolvido por blocos quebráveis. Tome cuidado, pois um pedaço do chão é falso, fazendo você cair. Destrua alguns blocos, abrindo sua passagem e use o botão que cria a bolha. Novamente entre na bolha e vá em direção do monitor. Chegando nele, saia da bolha simplesmente apertando o botão de pulo e destrua o monitor, para acessar o último Special Stage.

Atomic Destroyer Zone: Infelizmente o jogo está quase acabando, mas mesmo assim, cabeça erguida e muita cautela! Agora você está na base aonde Robotnik constrói sua Máquina Destruidora Átomo Nuclear. Aqui, como Scrambled Egg, a fase está repleta de tubos e tubos. As passagens no chão lançam os robôs pintinhos, portanto muito cuidado!!

Subchefe: Metal Sonic. Pânico geral! Metal Sonic voltou e agora quer vingança completa! A luta começa numa corrida aérea, mas em seguida, Metal Sonic derruba-o. Quando ele não estiver brilhando com seu escudo, ao partir em sua direção, acerte-o pulando em cima de Metal Sonic, que irá para diversas direções. Quando ele estiver envolvido com seu escudo, apenas desvie para não perder Rings. Após 12 batidas, esse inimigo irritante já era!

Subchefe 2: Pogo Mobile. Finalmente, uma luta com Robotnik! Antes do encontro, Fang fugirá. Logo em seguida Robotnik cai com sua máquina "pula-pula". Para derrotá-lo, dê 16 batidas para que o terceiro sub-chefe apareça.

Subchefe 3: Explosive Mobile. Simples. Ele ficará no alto da tela atirando fogo, suba nas molas e seja ricocheteado, faça o giro no ar e atinja-o 15 vezes. Isso irá revelar o mecanismo elétrico que dá energia a essa máquina. Ele fugirá, siga-o.

Chefe Final: Eletric Quadrant Panic. Chega de moleza! O chefe final exigirá tudo de você! Lembra-se do último chefe na Crystal Egg do Sonic 2? Que você ficava entrando num tubo para fugir de Robotnik? Aqui é o contrário. O gorducho ficará girando pela tela rapidamente, por tanto, quando ele desacelerar ou parar será sua chance de atacá-lo. Na arena estão aquelas máquinas de choque que são iguais as dos pintinhos. Tenha cuidado com os graves choques. Após 16 batidas, o chefe será derrotado e você assistirá o final do game.

  Lembrando que são 4 finais alternativos. Um com o Sonic e todas as esmeraldas, e outro sem todas elas e o mesmo com Tails.

Estágios Especiais

    Existem monitores com a figura de uma Esmeralda do Caos em cada segundo ato de uma fase, em Sonic Triple Trouble . Se você tiver 50 ou mais anéis e quebrar um desses monitores, um grande anel de estrelas cintilante aparecerá sobre você, parecido com a animação da invencibilidade dos games de Sonic. Entre nele para ser levado ao Estágio Especial. São ao todo 5, já que a sexta esmeralda está em posse de Robotnik.

 As regras são simples: Pegar 80 anéis em 1 minuto durante dois rounds. Apesar das regras fáceis, os estágios não são tanto. Algumas vezes será bem difícil para poder passá-los... Há dois tipos de estágio: Um em 2D dentro de um castelo cheio de areia, e outro com o Tornado no céu. Os estágios possuem chefes no final. Assim que você terminar o estágio, Fang vai disputar com você a posse da esmeralda. Para derrotar os chefes, siga as dicas abaixo:

Estágio Especial 1: Não é preciso bater nele. Ele só irá aparecer e pular numa mola. Dentro de segundos a mola irá dar defeito e explodir.
Estágio Especial 2: Outra máquina de mola, do qual esse cara só fica pulando de lá para cá... Nada de tão especial... 16 batidas para ganhar a esmeralda.
Estágio Especial 3: É super fácil. Não faz nada além de ficar para lá e para cá na tela feito um idiota. Apenas 3 batidas dão conta do recado...
Estágio Especial 4: É mais difícil. Fang fica atirando um míssil em você que pode te machucar muito. Desvie e lhe bata 16 vezes.
Estágio Especial 5: Sua máquina final é só uma inútil e inofensiva broca. Espere ele começar a furar o chão e dê três batidas. Acabou! Aqui está sua esmeralda final

Curiosidades

Nack ou Fang?: Tanto faz. Fang é o único personagem da saga Sonic que possui seu nome totalmente diferente no Japão e no resto do mundo. O nome Nack vêm do Japão, enquanto o Fang veio dos Estados Unidos. Ainda não se sabe o por quê desta mudança, mas os fãs da franquia reconhecem os dois nomes. Sonic Triple Trouble foi o primeiro game da doninha. Ela ainda apareceu em Sonic Drift 2 e também em Sonic The Fighters e hoje faz muita falta para os fãs. Nos primeiros artigos divulgados sobre o jogo, o nome do novo personagem era Jet, que acabou sendo trocado. O Jet the Hawke de Sonic Riders possivelmente faz referência a este nome.

Virtual Console: O jogo foi relançado em 2012 para o Virtual Console do 3DS.

H. Kojima: Nos créditos do jogo aparece a referência de agradecimentos ("Thanks") a "H. Kojima". Nunca foi dito oficialmente, mas especula-se que seja Hideo Kojima, da Konami e games como Metal Gear.

Resumo técnico

Capa do jogo Ficha Técnica

Nome: Sonic Triple Trouble / Sonic  & Tails 2
Plataforma: Game Gear
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Inglês
Data de Lançamento: 11/11/1994 (Japão)
 
Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 8,0 Prós: Novos personagens, chefes mais difíceis, fases mais criativas, novas habilidades e itens, estágios especiais divertidos e desafiadores.

Contras: Fases muito curtas, poucos badniks, slowdown em alguns pontos, músicas são boas mas há falhas no sistema de som, enredo poderia ser um pouco melhor.

Som: 7,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 9,0
Nota Geral: 8,25

Por: Felix the Katness
Ampliado por: Hyper Knuckles
Atualizado em: 22/06/2019