Sonic estava na segunda
metade da década de 90 em ligeira queda de popularidade. Caíram os
investimentos, caíram os jogos, caiu a arrecadação. No entanto, nessa época foi
a vez de sair jogos "alternativos", como Sonic 3D Blast, Sonic Jam, dentre
outros. No meio dessa relação, tivemos o game Sonic the Fighters, o primeiro
jogo do Sonic de luta, lançado para os Arcades. O game foi feito pela AM2, a
mesma produtora de jogos em gráficos poligonais, como Virtua Racing. O jogo
ficou também conhecido como Sonic the Championship nos EUA. O jogo foi relançado
anos mais tarde em Sonic Gems Collection e mais recentemente no PSN e Xbox Live.
Enredo
Dr. Eggman, o atrapalhado
cientista, está de volta em mais um plano: dessa vez ele quer as esmeraldas. Mas
até aí nada de novo. Acontece que as esmeraldas estão sendo guardadas por oito
guardiões (representados pelos personagens da série, veja-se que o game é um
spin-off). O plano do cientista é bolar um modo que os próprios guardiões tragam
as Esmeraldas do Caos em suas mãos. O vilão está sempre atrás dessas esmeraldas para poder
impor
o seu plano de dominar o mundo. Para isso, ele monta a sua mais nova
fortaleza: a Death Egg II. E ele sabe que só existe um modo de alguém chegar
até a Death Egg II: é através das oito esmeraldas do Caos, que servirão de
energia para o foguete de Tails, o Nar Fox. O plano é simples: atrair um dos guardiões para a Death Egg II através
de uma ameaça de uma nova invasão de robôs. Alguém precisará a todo custo
deter Eggman e aquele que quiser salvar, vai precisar das esmeraldas. E se
ninguém estiver disposto a dá-las, o jeito será lutar entre si para ver quem vai
conseguir resgatá-las. Na Death Egg II, o vilão usará Metal Sonic para segurar o
desafiado e se isso não
for suficiente, ele mesmo enfrentará o lutador! O torneio está para começar.
Quem será que vai conseguir as oito esmeraldas para ativar o foguete de Tails e
chegar até a Death Egg II? Conseguirá Dr. Eggman roubar as esmeraldas do Caos?
A luta está para começar e que vença o melhor!
Novidades
Sonic the Fighters foge ao padrão
comum dos jogos do Sonic, pois não é um game de ação, mas sim um jogo de luta.
Imagine um game de luta qualquer de Arcade, mas com os sprites dos personagens
da série Sonic e no lugar do sangue... rings! Esse jogo é o próprio Sonic the Fighters. Foi uma maneira de
tentar unir dois públicos: os fãs dos jogos de luta e os fãs do ouriço. O jogo
foi baseado no game Fighting Vipers e foi desenvolvido para os Arcades com chip
Model 2B.
O jogo começa com a tela Insert
Coin com o logo da Sega. Logo depois, um pequeno vídeo mostrará o enredo do
jogo. Segue a tela com o logotipo do game. Após inserir a ficha, o jogador
deverá pressionar o botão de início. O jogo entrará na tela de Select Character.
Essa tela aparecerá por 30 segundos e se você não optar por nenhum, o computador
escolherá o personagem visualizado. O personagem 2 também pode ingressar durante
esta tela.
Escolhido o personagem, aparecerá a
tela de Next Match, que mostra qual será a próxima luta. Uma pequena tela
apresentará o nome do cenário. Ao lado temos a tela de jogo. Logo acima temos a
tela da barra de energia. Cor verde significa fora de perigo. A cor amarela
sinaliza atenção e a cor vermelha significa perigo. A barra vai desaparecendo de
acordo com a luta. No meio há a sinalização do tempo faltante. Se a luta não
acabar no tempo de 30 segundos, será dado K.O. e o vencedor será aquele que
tiver mais energia. A estrela ao lado do nome do personagem simboliza o número
de rounds vencidos. Cada estrela amarela significa round vencido. No canto
inferior, temos a tela do Barrier, que representa o escudo de proteção do
personagem. Cada personagem tem direito a 5 escudos. Após perder todos os
escudos, será dada a tela "No Barriers!". O jogo é disputado no melhor
de 2 Rounds, portanto, pode-se chegar até 4 rounds. Vence a luta aquele que primeiro
vencer dois rounds. Se por um acaso a barra de energia de ambos os jogadores
estiver igual, será dada a tela de Draw, e nenhum dos dois vencerá. Ao final será exibida a tela de contagem de tempo da luta - Clear Time - e a contagem de tempo total do jogo - Total Time. Após cada round
será exibido um pequeno replay dos últimos lances. Durante a luta o segundo
jogador poderá ingressar a qualquer momento. A luta será interrompida e será dada a tela Challenger
Comes!
Em relação aos jogos de luta
comuns, o game apresenta os elementos típicos. É possível jogar o personagem
contra o canto do ringue, que é um quadrado delimitado fisicamente. Ele será
arremessado e depois cairá ao chão tonto. Enquanto o personagem fica no chão, é
possível dar golpes nele. O jogo, entretanto, não apresenta sangue: o que sai de
cada personagem são anéis.
Se o jogador vencer a luta sem
perder energia, será dado um Perfect. Se vencer as 8 primeiras lutas (16 rounds)
com Perfect, Sonic (e somente ele) poderá se transformar em Super Sonic. Se o jogador perder a
luta, será dada uma tela de Continue. Basta inserir uma nova ficha e continuar
de onde parou. Ao terminar o jogo, o computador registrará os tempos do jogador.
Para fazer este review, nós levamos 7'34"72.
Personagens
O jogo traz ao todo 10 personagens
na versão original,
dos quais 8 são jogáveis. São eles: Sonic, Tails, Knuckles, Amy, Espio, Fang,
Bear e Bean. Os outros dois personagens são: Metal Sonic e Dr. Eggman. Na versão
2011 HD, foi trazido uma nova personagem: a Honey the Cat. Com base no enredo do
jogo, cada personagem guarda uma esmeralda do caos. Há um mirror do próprio
personagem, por isso você também se enfrentará, independente de quem você
escolha. Conheça
cada um dos personagens abaixo:
-
Sonic the Hedgehog: é o nosso
conhecido ouriço. Sonic é o principal inimigo de Dr. Eggman e derrotá-lo
novamente é o seu objetivo.
-
Knuckles the Echidna: Knuckles é um eqüidna bem forte, mas muitas vezes se deixa ser enganado.
-
Tails: é uma esperta raposa. Ótimo
inventor, é graças a uma invenção de Tails que o vencedor do torneio
derrotará Dr. Eggman.
-
Amy the Rose: é uma ouriça, apaixonada
pelo Sonic, mas que não quer nem saber disso ao lutar contra o seu amado.
Sua marca registrada é a sua marreta.
-
Espio the Chameleon: um camaleão gente
boa e sério, e quando o assunto é lutar, Espio se concentrará e atacará
inesperadamente.
-
Fang the Sniper: uma doninha caçadora
de tesouros. Está pouco se lixando para os planos de Eggman, só quer saber
das esmeraldas.
-
Bark the PolarBear: personagem novo. É
um urso polar muito forte, mas seus movimentos são lentos. Foi sua única
aparição em jogos do Sonic.
-
Bean the Dynamite: outro personagem
novo. Ele é fraco, mas usará o seu bico e as suas bombas para vencer as
lutas. Foi sua única aparição em jogos do Sonic. É baseado no personagem
principal de um jogo clássico do Master System chamado "Dynamite Dux".
-
Metal Sonic: a grande invenção de Eggman, um ouriço metálico. Sofre poucos danos.
Você não poderá lutar com ele, apenas contra ele. Em poucos golpes ele acaba
com toda sua energia.
-
Dr. Eggman: o grande vilão do jogo.
Ele acha que dentro de sua nave conseguirá derrotar o ouriço e os outros,
mas pode se dar mal. Em poucos golpes também é capaz de surpreender você.
-
Super Sonic: se o Sonic conseguir as 8
esmeraldas sem perder um único round (ou seja, ganhar todas as lutas sem
perder um round), no Segundo Round do Metal Sonic ele poderá lutar como
Super Sonic de
modo invencível e bem mais forte. Para isso basta apertar PARA TRÁS +
CHUTE + SOCO e o Sonic transformar-se-á em Super Sonic.
Na versão do Sonic Gems Collection
nada foi mudado no jogo, mas na versão lançada em 2012 para PSN e Xbox Live, o
Dr. Eggman se tornou um personagem jogável e foi adicionada a então considerada
personagem perdida, Honey the Cat. Não há nada de muito extraordinário nela,
serve apenas como curiosidade. Não há um enredo ou história oficial dela.
Sobre o jogo
Os gráficos do jogo são
em estilo poligonal. Os gráficos em polígono possuem características próprias...
se por um lado traz gráficos mais realistas, por outro lado acaba deixando os
personagens um pouco "quadrados" (especialmente por estarmos falando
de um jogo dos anos 90).
A movimentação é um misto entre duas e três dimensões. Mas um dos destaques do
jogo é que ao contrário da maioria dos jogos de luta, os personagens possuem
expressões faciais - e bem realistas. Por exemplo: abrir a boca antes de fazer
um golpe, cara de dor ao apanhar, além de facetas de animes como quando o
personagem é surpreendido por um golpe inesperado. Além disso, eles estão sempre
olhando para os adversários, mesmo ao estar de costas. Os personagens se
deformam ao apanhar, o que deixa o game divertido e engraçado. Os backgrounds e
os cenários estão muito bem construídos, o que faz dos gráficos um dos fortes do
jogo. As músicas lembram os outros jogos do Sonic, especialmente Sonic 3D Blast
e ficou muito bem orquestrada, sendo um dos pontos mais fortes do jogo.
A jogabilidade do game é boa, no entanto às vezes o comando "trava", sendo
necessário deixar de pressionar os botões por um curto tempo, para o personagem
poder alternar de posição. Nós gastamos duas fichas para fazer este
review. Nas versões relançadas em Sonic Gems Collection, PSN e Xbox Live poucas
alterações foram realizadas nesse aspecto.
Estágios
Ao todo são 10 estágios. Os oito
primeiros são contra os personagens jogáveis. Você joga contra todos, inclusive
contra si mesmo, quando Dr. Eggman fará uma cópia sua. Cada personagem dá uma
esmeralda. Após conseguir as oito esmeraldas, você usa o foguete de Tails para
ir até o espaço na Death Egg II para enfrentar Metal Sonic. Após derrotá-lo, é a
vez de enfrentar de Dr. Eggman.
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South Island: o cenário é uma bela ilha tropical, que lembra
muito Green Hill. É a vez de enfrentar Knuckles. Knuckles é bom para se lutar,
mas com o computador, é muito fraco. É bem fácil derrotá-lo. Basta dar soco e
desviar dos seus ataques.
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Flying Carpet: o cenário é um deserto com pirâmides e oásis.
E o ringue é um tapete voador flutuante. O seu adversário é Amy. Ela usará do
escudo (Barrier) para se proteger. Deixe ela contra o canto e detone os 5
barriers. Depois basta dar seqüência de socos.
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Aurora Icefield: seu cenário será o Pólo Norte com a aurora
boreal. Seu adversário é Bark, um pesado urso. Ele é bem lento, mas os seus
golpes são muito fortes. usar o escudo para se proteger será útil. Depois basta
derrotá-lo usando diferentes golpes.
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Mushroom Hill: direto de Sonic & Knuckles para Sonic the Fighters. O cenário dos cogumelos está de volta e o seu adversário será Espio.
Espio surpreende com ataques inesperados, sendo o principal arremessar os
personagens. Fique atento e não deixe ele ficar livre.
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Canyon Cruise: um pequeno cruzeiro num belo canal, passando
por quedas d'águas e túneis. Este é o cenário de Tails. Os fãs da raposa não têm
o que reclamar: ele é rápido, ágil e forte. Fique atendo quando ele usar o seu
vôo para levar o personagem para o alto e soltá-lo em queda livre.
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Casino Night: direto de Sonic 2 para Sonic the Fighters. A
área noturna, repleta de cassinos será o cenário do caçador de tesouros, Fang.
Ele possui ataques bem diferentes e usará sua arma de rolha para atacar o
adversário. Levar um tiro de rolha faz perder muita energia.
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Dynamite Plant: é uma fábrica de dinamites, onde vive Bean
the Dynamite, um pato que usará bombas e o seu próprio bico como armas
principais, já que seus golpes próprios são bem fracos. Dica:
fique de olho no chão, onde aparecer um círculo vermelho é onde vai cair as
bombas.
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Giant Wing: é o cenário de Sonic, uma
fortaleza voadora que lembra muito a Egg Carrier de Sonic Adventure Se você
estiver com o ouriço, Eggman aparecerá num ufo e fará sua cópia. A cópia não
possui cor, é fácil identificá-la. Detone-a usando suas habilidades antes que
ela as use.
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Death Egg's Eye: agora Sonic conseguir as
oito esmeraldas do Caos. Sonic vai pegar o foguete e vai partir rumo à Death Egg
II. Lá enfrentará Metal Sonic na nave central da Death Egg, cheia de comandos e
computadores especiais. O ouriço metálico sofre poucos danos e é capaz de em um
único golpe tirar metade da sua energia. O jeito será usar o Barrier (escudo)
quando necessário e derrotá-lo com golpes diferentes. Aproveite para
surpreendê-lo e dê uma seqüência de socos.
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Dr. Eggman: Sonic achou que Eggman havia
pulado fora, mas é surpreendido quando a plataforma em que está começa a se
transformar num elevador. Ele vai parar numa sala que lembra o chefe Egg Viper
de Sonic Adventure. Lá, numa das portas surgirá Dr. Robotnik, que enfrentará o
ouriço numa espécie de protótipo com garras numa luta de único round de 15
segundos. É muito fácil derrotá-lo. Basta dar seqüência de socos. Agora Dr.
Eggman é derrotado e Sonic salva o mundo novamente. Será dada a tela de Game
Over.
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Lista de Golpes
Curiosidades
Sprites perdidos e a Honey the Cat:
na versão original do game há sprites perdidos acessíveis por hackeamento. São diferentes versões de Dr.
Eggman e Metal Sonic. Provavelmente é sobra do protótipo do jogo. Basta lembrar
que ao enfrentar Dr. Eggman, há 3 portas. No entanto Eggman só sai de uma delas.
Provavelmente o chefe seria em 3 rounds, no entanto, temos que lembrar que é um
jogo de Arcade. Isso poderia fazer o jogo ficar muito longo para ser fechado.
Mas são apenas especulações. Outro personagem não utilizado do beta do jogo foi
Honey the Cat, também acessível por hack na versão clássica.
Cenários inspiradores? Os cenários de
Sonic the Fighters curiosamente parecem ter sido reutilizados em Sonic
Adventure. O laboratório de Tails é quase igual ao que tem em Mystic Ruins,
inclusive o símbolo de Tails. O chefe final é num cenário que lembra Egg Viper e
a fase Giant Wing lembra Egg Carrier.
Arcades no Brasil: temos notícias
de quatro arcades com este jogo aqui no Brasil: Shopping Praiamar, em
Santos/SP; Shopping D. Pedro I, em Campinas/SP; Shopping Ilha Plaza, em Ilha de
Governador/RJ (esse último foi descoberto pelo Delta the Fire Hedgehog);
Shopping Iguatemi, em Fortaleza/CE.
Recebemos um e-mail de que antigamente havia um Sonic the Fighters no Shopping
Atlântico de Balneário Camboriú/SC, mas a pessoa que mandou o e-mail não sabe se
tem ainda hoje em dia. Recebemos um relato de que havia o Arcade também no
Shopping D em São Paulo, mas atualmente não tem mais (dica do nosso visitante
Victor). Se você sabe de algum
outro local que tenha o jogo, comunique a gente.
Sonic Championship ou Sonic the Fighters:
ambos os jogos são os mesmos. Sonic Championship é o nome usado nos EUA e Sonic
the Fighters é o nome usado no Japão.
Aparições dos personagens: Bean e Bark
também apareceram no jogo Fighters Megamix para Sega Saturn.
AM2 Enterteinment: é uma divisão de jogos
da Sega, que se especializou em fazer games em gráficos poligonais. Foi autora
do primeiro jogo tridimensional do Mega Drive: Virtua Racing, que usa um chip
próprio que não consegue ser emulado e nem é lido nas versões mais recentes do
Mega Drive. É autora de jogos famosos, como Virtua Racing, Fighting Vipers (game
inspirador), After Burner, Dynamite Dux (que provavelmente inspirou Bean the
Dynamite), Daytona USA, Out Run, Virtua Fighter, dentre outros.
Fighting Vipers: Como dito antes no review, o game foi baseado na Engine
de Fighting Vipers, com certas mudanças, principalmente no sistema de defesa.
Sonic The Fighters nasceu simplesmente porque um dos chefes da AM2 deu a tarefa
a um funcionário de fazer um novo game de luta. Ele pensando resolveu que seria
criativo implementar um game de luta dos personagens da franquia Sonic, com o
sistema de luta similar ao Fighting Vipers. Verdade ou não, é a história
conhecida sobre este game. Quanto ao Fighting Vipers, é possível acessar a
personagem Honey (Ou Candy) no game, com espécie de Hacks. Seus movimentos estão
todos completos, mas trata-se basicamente de uma cópia dos movimentos feitos por
Knuckles. Talvez ela seria uma personagem secreta, que foi tirada logo próximo
do lançamento do game.
Transformer? O vídeo de
apresentação do jogo apresenta uma curiosa transformação do Metal Sonic em uma
espaçonave.
Dr. Robotonic? Na versão americana
do jogo o Dr. Eggman foi nomeado errado como Dr. Robotonic no lugar de Robotnik.
Em Gems Collection o erro foi mantido, assim como na versão PSN e Xbox Live.
Sonic the Fighters 2012
Após ter sido relançado
para Sonic Gems Collection, Sonic the Fighters foi relançado para PSN e Xbox
Live em 2012. Ocorre que a adaptação não foi em HD. As únicas telas em HD são as
de ajuste das configurações do game. O game em si roda em resolução normal, com
quadro reduzido (nas configurações da tela do game é possível deixar o quadro
full, mas isso trará uma perda na qualidade da imagem). Uma das novidades da nova versão de Sonic the Fighters são
os troféus, por sinal facílimos de se obter (praticamente em uma rodada é
possível pegar todos). São eles:
Stage 1 Complete: Vencer a luta 1
Stage 2 Complete: Vencer a luta 2
Stage 3 Complete: Vencer a luta 3
Stage 4 Complete: Vencer a luta 4
Stage 5 Complete: Vencer a luta 5
Stage 6 Complete: Vencer a luta 6
Stage 7 Complete: Vencer a luta 7
Stage 8 Complete: Vencer a luta 8
Perfect: Vencer uma luta com os dois rounds sem levar dano (em qualquer
dificuldade no modo Arcade)
Barrier Destroyer: Destruir todas as barreiras do adversário (em qualquer
dificuldade e tanto no modo Arcade quanto Offiline)
A Small Transformation: Usar o ataque em que os personagens ficam
pequenos (em geral dando o “gancho”, em qualquer dificuldade, e tanto no modo
Arcade quanto Offiline)
Honey the Cat: Usar a Honey the Cat como personagem
The Enemy Within: Vencer um adversário igual ao seu personagem no
modo Arcade ou Offline
Mas a maior novidade é
uma grande surpresa: após zerar-se o game, mesmo não virando Super Sonic, é
possível jogar com ninguém mais ninguém menos que a famosa personagem perdida
Honey the Cat. Sua jogabilidade não é nada demais, serve apenas como curiosidade
mesmo. Para selecioná-la, basta colocar o seletor de personagem na Amy e apertar
Start. Ela ficará sempre liberada. Na tela título de Press
Start Button, será aberto um menu de configuração do jogo, como se fosse mesmo
um fliperama onde você ajusta a Bios do game. Serão liberados os seguintes
Menus:
Arcade: Modo Arcade é o
modo normal do jogo, como era originalmente no Fliperama, que são as lutas
contra o computador. Sem nenhuma diferença, inclusive o erro do vídeo de
apresentação do game (“Robotonic”).
Offline Versus: Modo que
permite jogar em dois players, um contra o outro.
Online Battle: Para
partidas on line (em tempo: é dificílimo achar alguém on line para se jogar).
ScoreBoards: Lista de
score dos jogadores on line.
Help & Options: Serão
abertos os seguintes sub-menus:
How
to Play: Uma pequena tela de descrição básica do game e movimentos
Controls: Verificar os comandos (há possibilidade de seleção)
Settings: Configurar o Volume da música; dos efeitos sonoros; Screen Size
(tamanho da tela – Normal, onde para manter a qualidade da tela, a tela fica
centralizada, com quadro em volta; Full (tela do game ocupa todo o espaço, pode
ficar esticado em 4:3 e há perda de qualidade); Large (tela um pouco maior que a
Normal); Regulação do Brilho e ativação do save automático
Save Data: Deletar, abrir ou salvar configurações e o game}
Credits: Tela de créditos (diferente da que será data caso se zere o
game)
Ao se abrir o Menu Arcade,
será possível personalizar a dificuldade Easy, Normal, Hard e Hardest; o número
de rounds; contador de tempo; poder de ataque (e sua força); número de barreiras
de proteção a serem usadas pelos personagens); tipo de game (configura aspectos
como, a renovação do número de barreiras de um round para outro, dentre outros
ligados à barreira).
Uma observação vale a
pena ser feita. Jogando-se o game no Fliperama (ou até mesmo em emulação),
comparando-se com a jogabilidade do relançamento em Sonic Gems Collection, é
possível notar que a jogabilidade apresentou uma leve perda. Com efeito, nesta
nova versão verifica-se que a jogabilidade não apresentou a mesma naturalidade
que havia sido notada na versão de Sonic Gems Collection.
Resumo Técnico
|
Nome: Sonic
the Fighters/Sonic Championship |
Plataforma:
Arcade Sega Model 2B |
Gênero: Luta |
Distribuidora:
Sega |
Desenvolvedora:
AM2 |
Idioma:
Inglês/Japonês |
Data de Lançamento:
??/06/1996 (Arcade) |
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Gráficos:
8,0 |
Som:
9,0 |
Jogabilidade:
8,0 |
Diversão:
8,0 |
Nota Média:
8,25 |
Nota Geral:
8,5 |
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Prós: expressões
faciais bem desenvolvidas, belos cenários,
vários lutadores, ótima trilha sonora.
Contras:
bugs gráficos,
poucas opções de jogo, modo on-line na versão
2012 foi desestimulado por não ter troféu,
versão 2012 não é em HD. |
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Diga
não ao plágio, cite a autoria!
Por: HKº
Atualizado em:
08/07/2016
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