SONIC THE FIGHTERS

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumos/Reviews Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

    Sonic estava na segunda metade da década de 90 em ligeira queda de popularidade. Caíram os investimentos, caíram os jogos, caiu a arrecadação. No entanto, nessa época foi a vez de sair jogos "alternativos", como Sonic 3D Blast, Sonic Jam, dentre outros. No meio dessa relação, tivemos o game Sonic the Fighters, o primeiro jogo do Sonic de luta, lançado para os Arcades. O game foi feito pela AM2, a mesma produtora de jogos em gráficos poligonais, como Virtua Racing. O jogo ficou também conhecido como Sonic the Championship nos EUA. O jogo foi relançado anos mais tarde em Sonic Gems Collection e mais recentemente no PSN e Xbox Live.

Enredo

  Dr. Eggman, o atrapalhado cientista, está de volta em mais um plano: dessa vez ele quer as esmeraldas. Mas até aí nada de novo. Acontece que as esmeraldas estão sendo guardadas por oito guardiões (representados pelos personagens da série, veja-se que o game é um spin-off). O plano do cientista é bolar um modo que os próprios guardiões tragam as Esmeraldas do Caos em suas mãos. O vilão está sempre atrás dessas esmeraldas para poder impor o seu plano de dominar o mundo. Para isso, ele monta a sua mais nova fortaleza: a Death Egg II. E ele sabe que só existe um modo de alguém chegar até a Death Egg II: é através das oito esmeraldas do Caos, que servirão de energia para o foguete de Tails, o Nar Fox. O plano é simples: atrair um dos guardiões para a Death Egg II através de uma ameaça de uma nova invasão de robôs. Alguém precisará a todo custo deter Eggman e aquele que quiser salvar, vai precisar das esmeraldas. E se ninguém estiver disposto a dá-las, o jeito será lutar entre si para ver quem vai conseguir resgatá-las. Na Death Egg II, o vilão usará Metal Sonic para segurar o desafiado e se isso não for suficiente, ele mesmo enfrentará o lutador! O torneio está para começar. Quem será que vai conseguir as oito esmeraldas para ativar o foguete de Tails e chegar até a Death Egg II? Conseguirá Dr. Eggman roubar as esmeraldas do Caos? A luta está para começar e que vença o melhor!

Novidades

  Sonic the Fighters foge ao padrão comum dos jogos do Sonic, pois não é um game de ação, mas sim um jogo de luta. Imagine um game de luta qualquer de Arcade, mas com os sprites dos personagens da série Sonic e no lugar do sangue... rings! Esse jogo é o próprio Sonic the Fighters. Foi uma maneira de tentar unir dois públicos: os fãs dos jogos de luta e os fãs do ouriço. O jogo foi baseado no game Fighting Vipers e foi desenvolvido para os Arcades com chip Model 2B.

  O jogo começa com a tela Insert Coin com o logo da Sega. Logo depois, um pequeno vídeo mostrará o enredo do jogo. Segue a tela com o logotipo do game. Após inserir a ficha, o jogador deverá pressionar o botão de início. O jogo entrará na tela de Select Character. Essa tela aparecerá por 30 segundos e se você não optar por nenhum, o computador escolherá o personagem visualizado. O personagem 2 também pode ingressar durante esta tela.

  Escolhido o personagem, aparecerá a tela de Next Match, que mostra qual será a próxima luta. Uma pequena tela apresentará o nome do cenário. Ao lado temos a tela de jogo. Logo acima temos a tela da barra de energia. Cor verde significa fora de perigo. A cor amarela sinaliza atenção e a cor vermelha significa perigo. A barra vai desaparecendo de acordo com a luta. No meio há a sinalização do tempo faltante. Se a luta não acabar no tempo de 30 segundos, será dado K.O. e o vencedor será aquele que tiver mais energia. A estrela ao lado do nome do personagem simboliza o número de rounds vencidos. Cada estrela amarela significa round vencido. No canto inferior, temos a tela do Barrier, que representa o escudo de proteção do personagem. Cada personagem tem direito a 5 escudos. Após perder todos os escudos, será dada a tela "No Barriers!". O jogo é disputado no melhor de 2 Rounds, portanto, pode-se chegar até 4 rounds. Vence a luta aquele que primeiro vencer dois rounds. Se por um acaso a barra de energia de ambos os jogadores estiver igual, será dada a tela de Draw, e nenhum dos dois vencerá. Ao final será exibida a tela de contagem de tempo da luta - Clear Time - e a contagem de tempo total do jogo - Total Time. Após cada round será exibido um pequeno replay dos últimos lances. Durante a luta o segundo jogador poderá ingressar a qualquer momento. A luta será interrompida e será dada a tela Challenger Comes!

  Em relação aos jogos de luta comuns, o game apresenta os elementos típicos. É possível jogar o personagem contra o canto do ringue, que é um quadrado delimitado fisicamente. Ele será arremessado e depois cairá ao chão tonto. Enquanto o personagem fica no chão, é possível dar golpes nele. O jogo, entretanto, não apresenta sangue: o que sai de cada personagem são anéis.

  Se o jogador vencer a luta sem perder energia, será dado um Perfect. Se vencer as 8 primeiras lutas (16 rounds) com Perfect, Sonic (e somente ele) poderá se transformar em Super Sonic. Se o jogador perder a luta, será dada uma tela de Continue. Basta inserir uma nova ficha e continuar de onde parou. Ao terminar o jogo, o computador registrará os tempos do jogador. Para fazer este review, nós levamos 7'34"72.

Personagens

  O jogo traz ao todo 10 personagens na versão original, dos quais 8 são jogáveis. São eles: Sonic, Tails, Knuckles, Amy, Espio, Fang, Bear e Bean. Os outros dois personagens são: Metal Sonic e Dr. Eggman. Na versão 2011 HD, foi trazido uma nova personagem: a Honey the Cat. Com base no enredo do jogo, cada personagem guarda uma esmeralda do caos. Há um mirror do próprio personagem, por isso você também se enfrentará, independente de quem você escolha. Conheça cada um dos personagens abaixo:

  • Sonic the Hedgehog: é o nosso conhecido ouriço. Sonic é o principal inimigo de Dr. Eggman e derrotá-lo novamente é o seu objetivo.

  • Knuckles the Echidna: Knuckles é um eqüidna bem forte, mas muitas vezes se deixa ser enganado.

  • Tails: é uma esperta raposa. Ótimo inventor, é graças a uma invenção de Tails que o vencedor do torneio derrotará Dr. Eggman.

  • Amy the Rose: é uma ouriça, apaixonada pelo Sonic, mas que não quer nem saber disso ao lutar contra o seu amado. Sua marca registrada é a sua marreta.

  • Espio the Chameleon: um camaleão gente boa e sério, e quando o assunto é lutar, Espio se concentrará e atacará inesperadamente.

  • Fang the Sniper: uma doninha caçadora de tesouros. Está pouco se lixando para os planos de Eggman, só quer saber das esmeraldas.

  • Bark the PolarBear: personagem novo. É um urso polar muito forte, mas seus movimentos são lentos. Foi sua única aparição em jogos do Sonic.

  • Bean the Dynamite: outro personagem novo. Ele é fraco, mas usará o seu bico e as suas bombas para vencer as lutas. Foi sua única aparição em jogos do Sonic. É baseado no personagem principal de um jogo clássico do Master System chamado "Dynamite Dux".

  • Metal Sonic: a grande invenção de Eggman, um ouriço metálico. Sofre poucos danos. Você não poderá lutar com ele, apenas contra ele. Em poucos golpes ele acaba com toda sua energia.

  • Dr. Eggman: o grande vilão do jogo. Ele acha que dentro de sua nave conseguirá derrotar o ouriço e os outros, mas pode se dar mal. Em poucos golpes também é capaz de surpreender você.

  • Super Sonic: se o Sonic conseguir as 8 esmeraldas sem perder um único round (ou seja, ganhar todas as lutas sem perder um round), no Segundo Round do Metal Sonic ele poderá lutar como Super Sonic de modo invencível e bem mais forte. Para isso basta apertar PARA TRÁS + CHUTE + SOCO e o Sonic transformar-se-á em Super Sonic.

  Na versão do Sonic Gems Collection nada foi mudado no jogo, mas na versão lançada em 2012 para PSN e Xbox Live, o Dr. Eggman se tornou um personagem jogável e foi adicionada a então considerada personagem perdida, Honey the Cat. Não há nada de muito extraordinário nela, serve apenas como curiosidade. Não há um enredo ou história oficial dela.

Sobre o jogo

   Os gráficos do jogo são em estilo poligonal. Os gráficos em polígono possuem características próprias... se por um lado traz gráficos mais realistas, por outro lado acaba deixando os personagens um pouco "quadrados" (especialmente por estarmos falando de um jogo dos anos 90). A movimentação é um misto entre duas e três dimensões. Mas um dos destaques do jogo é que ao contrário da maioria dos jogos de luta, os personagens possuem expressões faciais - e bem realistas. Por exemplo: abrir a boca antes de fazer um golpe, cara de dor ao apanhar, além de facetas de animes como quando o personagem é surpreendido por um golpe inesperado. Além disso, eles estão sempre olhando para os adversários, mesmo ao estar de costas. Os personagens se deformam ao apanhar, o que deixa o game divertido e engraçado. Os backgrounds e os cenários estão muito bem construídos, o que faz dos gráficos um dos fortes do jogo. As músicas lembram os outros jogos do Sonic, especialmente Sonic 3D Blast e ficou muito bem orquestrada, sendo um dos pontos mais fortes do jogo. A jogabilidade do game é boa, no entanto às vezes o comando "trava", sendo necessário deixar de pressionar os botões por um curto tempo, para o personagem poder alternar de posição.  Nós gastamos duas fichas para fazer este review. Nas versões relançadas em Sonic Gems Collection, PSN e Xbox Live poucas alterações foram realizadas nesse aspecto.

Estágios

  Ao todo são 10 estágios. Os oito primeiros são contra os personagens jogáveis. Você joga contra todos, inclusive contra si mesmo, quando Dr. Eggman fará uma cópia sua. Cada personagem dá uma esmeralda. Após conseguir as oito esmeraldas, você usa o foguete de Tails para ir até o espaço na Death Egg II para enfrentar Metal Sonic. Após derrotá-lo, é a vez de enfrentar de Dr. Eggman.

South Island: o cenário é uma bela ilha tropical, que lembra muito Green Hill. É a vez de enfrentar Knuckles. Knuckles é bom para se lutar, mas com o computador, é muito fraco. É bem fácil derrotá-lo. Basta dar soco e desviar dos seus ataques.

Flying Carpet: o cenário é um deserto com pirâmides e oásis. E o ringue é um tapete voador flutuante. O seu adversário é Amy. Ela usará do escudo (Barrier) para se proteger. Deixe ela contra o canto e detone os 5 barriers. Depois basta dar seqüência de socos.

Aurora Icefield: seu cenário será o Pólo Norte com a aurora boreal. Seu adversário é Bark, um pesado urso. Ele é bem lento, mas os seus golpes são muito fortes. usar o escudo para se proteger será útil. Depois basta derrotá-lo usando diferentes golpes.

Mushroom Hill: direto de Sonic & Knuckles para Sonic the Fighters. O cenário dos cogumelos está de volta e o seu adversário será Espio. Espio surpreende com ataques inesperados, sendo o principal arremessar os personagens. Fique atento e não deixe ele ficar livre.

Canyon Cruise: um pequeno cruzeiro num belo canal, passando por quedas d'águas e túneis. Este é o cenário de Tails. Os fãs da raposa não têm o que reclamar: ele é rápido, ágil e forte. Fique atendo quando ele usar o seu vôo para levar o personagem para o alto e soltá-lo em queda livre.

Casino Night: direto de Sonic 2 para Sonic the Fighters. A área noturna, repleta de cassinos será o cenário do caçador de tesouros, Fang. Ele possui ataques bem diferentes e usará sua arma de rolha para atacar o adversário. Levar um tiro de rolha faz perder muita energia.


Dynamite Plant
: é uma fábrica de dinamites, onde vive Bean the Dynamite, um pato que usará bombas e o seu próprio bico como armas principais, já que seus golpes próprios são bem fracos. Dica: fique de olho no chão, onde aparecer um círculo vermelho é onde vai cair as bombas.

Giant Wing: é o cenário de Sonic, uma fortaleza voadora que lembra muito a Egg Carrier de Sonic Adventure Se você estiver com o ouriço, Eggman aparecerá num ufo e fará sua cópia. A cópia não possui cor, é fácil identificá-la. Detone-a usando suas habilidades antes que ela as use.

Death Egg's Eye: agora Sonic conseguir as oito esmeraldas do Caos. Sonic vai pegar o foguete e vai partir rumo à Death Egg II. Lá enfrentará Metal Sonic na nave central da Death Egg, cheia de comandos e computadores especiais. O ouriço metálico sofre poucos danos e é capaz de em um único golpe tirar metade da sua energia. O jeito será usar o Barrier (escudo) quando necessário e derrotá-lo com golpes diferentes. Aproveite para surpreendê-lo e dê uma seqüência de socos.

Dr. Eggman: Sonic achou que Eggman havia pulado fora, mas é surpreendido quando a plataforma em que está começa a se transformar num elevador. Ele vai parar numa sala que lembra o chefe Egg Viper de Sonic Adventure. Lá, numa das portas surgirá Dr. Robotnik, que enfrentará o ouriço numa espécie de protótipo com garras numa luta de único round de 15 segundos. É muito fácil derrotá-lo. Basta dar seqüência de socos. Agora Dr. Eggman é derrotado e Sonic salva o mundo novamente. Será dada a tela de Game Over.

Lista de Golpes

Curiosidades

Sprites perdidos e a Honey the Cat: na versão original do game há sprites perdidos acessíveis por hackeamento. São diferentes versões de Dr. Eggman e Metal Sonic. Provavelmente é sobra do protótipo do jogo. Basta lembrar que ao enfrentar Dr. Eggman, há 3 portas. No entanto Eggman só sai de uma delas. Provavelmente o chefe seria em 3 rounds, no entanto, temos que lembrar que é um jogo de Arcade. Isso poderia fazer o jogo ficar muito longo para ser fechado. Mas são apenas especulações. Outro personagem não utilizado do beta do jogo foi Honey the Cat, também acessível por hack na versão clássica.

Cenários inspiradores? Os cenários de Sonic the Fighters curiosamente parecem ter sido reutilizados em Sonic Adventure. O laboratório de Tails é quase igual ao que tem em Mystic Ruins, inclusive o símbolo de Tails. O chefe final é num cenário que lembra Egg Viper e a fase Giant Wing lembra Egg Carrier.

Arcades no Brasil: temos notícias de quatro arcades com este jogo aqui no Brasil: Shopping Praiamar, em Santos/SP; Shopping D. Pedro I, em Campinas/SP; Shopping Ilha Plaza, em Ilha de Governador/RJ (esse último foi descoberto pelo Delta the Fire Hedgehog); Shopping Iguatemi, em Fortaleza/CE. Recebemos um e-mail de que antigamente havia um Sonic the Fighters no Shopping Atlântico de Balneário Camboriú/SC, mas a pessoa que mandou o e-mail não sabe se tem ainda hoje em dia.  Recebemos um relato de que havia o Arcade também no Shopping D em São Paulo, mas atualmente não tem mais (dica do nosso visitante Victor). Se você sabe de algum outro local que tenha o jogo, comunique a gente.

Sonic Championship ou Sonic the Fighters: ambos os jogos são os mesmos. Sonic Championship é o nome usado nos EUA e Sonic the Fighters é o nome usado no Japão.

Aparições dos personagens: Bean e Bark também apareceram no jogo Fighters Megamix para Sega Saturn.

AM2 Enterteinment: é uma divisão de jogos da Sega, que se especializou em fazer games em gráficos poligonais. Foi autora do primeiro jogo tridimensional do Mega Drive: Virtua Racing, que usa um chip próprio que não consegue ser emulado e nem é lido nas versões mais recentes do Mega Drive. É autora de jogos famosos, como Virtua Racing, Fighting Vipers (game inspirador), After Burner, Dynamite Dux (que provavelmente inspirou Bean the Dynamite), Daytona USA, Out Run, Virtua Fighter, dentre outros.

Fighting Vipers: Como dito antes no review, o game foi baseado na Engine de Fighting Vipers, com certas mudanças, principalmente no sistema de defesa. Sonic The Fighters nasceu simplesmente porque um dos chefes da AM2 deu a tarefa a um funcionário de fazer um novo game de luta. Ele pensando resolveu que seria criativo implementar um game de luta dos personagens da franquia Sonic, com o sistema de luta similar ao Fighting Vipers. Verdade ou não, é a história conhecida sobre este game. Quanto ao Fighting Vipers, é possível acessar a personagem Honey (Ou Candy) no game, com espécie de Hacks. Seus movimentos estão todos completos, mas trata-se basicamente de uma cópia dos movimentos feitos por Knuckles. Talvez ela seria uma personagem secreta, que foi tirada logo próximo do lançamento do game.

Transformer? O vídeo de apresentação do jogo apresenta uma curiosa transformação do Metal Sonic em uma espaçonave.

Dr. Robotonic? Na versão americana do jogo o Dr. Eggman foi nomeado errado como Dr. Robotonic no lugar de Robotnik. Em Gems Collection o erro foi mantido, assim como na versão PSN e Xbox Live.

Sonic the Fighters 2012

  Após ter sido relançado para Sonic Gems Collection, Sonic the Fighters foi relançado para PSN e Xbox Live em 2012. Ocorre que a adaptação não foi em HD. As únicas telas em HD são as de ajuste das configurações do game. O game em si roda em resolução normal, com quadro reduzido (nas configurações da tela do game é possível deixar o quadro full, mas isso trará uma perda na qualidade da imagem). Uma das novidades da nova versão de Sonic the Fighters são os troféus, por sinal facílimos de se obter (praticamente em uma rodada é possível pegar todos). São eles:

Stage 1 Complete: Vencer a luta 1
Stage 2 Complete: Vencer a luta 2
Stage 3 Complete: Vencer a luta 3
Stage 4 Complete: Vencer a luta 4
Stage 5 Complete: Vencer a luta 5
Stage 6 Complete: Vencer a luta 6
Stage 7 Complete: Vencer a luta 7
Stage 8 Complete: Vencer a luta 8
Perfect: Vencer uma luta com os dois rounds sem levar dano (em qualquer dificuldade no modo Arcade)
Barrier Destroyer: Destruir todas as barreiras do adversário (em qualquer dificuldade e tanto no modo Arcade quanto Offiline)
A Small Transformation: Usar o ataque em que os personagens ficam pequenos (em geral dando o “gancho”, em qualquer dificuldade, e tanto no modo Arcade quanto Offiline)
Honey the Cat: Usar a Honey the Cat como personagem
The Enemy Within: Vencer um adversário igual ao seu personagem no modo Arcade ou Offline

  Mas a maior novidade é uma grande surpresa: após zerar-se o game, mesmo não virando Super Sonic, é possível jogar com ninguém mais ninguém menos que a famosa personagem perdida Honey the Cat. Sua jogabilidade não é nada demais, serve apenas como curiosidade mesmo. Para selecioná-la, basta colocar o seletor de personagem na Amy e apertar Start. Ela ficará sempre liberada.   Na tela título de Press Start Button, será aberto um menu de configuração do jogo, como se fosse mesmo um fliperama onde você ajusta a Bios do game. Serão liberados os seguintes Menus:

Arcade: Modo Arcade é o modo normal do jogo, como era originalmente no Fliperama, que são as lutas contra o computador. Sem nenhuma diferença, inclusive o erro do vídeo de apresentação do game (“Robotonic”).

Offline Versus: Modo que permite jogar em dois players, um contra o outro.

Online Battle: Para partidas on line (em tempo: é dificílimo achar alguém on line para se jogar).

ScoreBoards: Lista de score dos jogadores on line.

Help & Options: Serão abertos os seguintes sub-menus:

How to Play: Uma pequena tela de descrição básica do game e movimentos
Controls: Verificar os comandos (há possibilidade de seleção)
Settings: Configurar o Volume da música; dos efeitos sonoros; Screen Size (tamanho da tela – Normal, onde para manter a qualidade da tela, a tela fica centralizada, com quadro em volta; Full (tela do game ocupa todo o espaço, pode ficar esticado em 4:3 e há perda de qualidade); Large (tela um pouco maior que a Normal); Regulação do Brilho e ativação do save automático
Save Data: Deletar, abrir ou salvar configurações e o game}
Credits: Tela de créditos (diferente da que será data caso se zere o game)

  Ao se abrir o Menu Arcade, será possível personalizar a dificuldade Easy, Normal, Hard e Hardest; o número de rounds; contador de tempo; poder de ataque (e sua força); número de barreiras de proteção a serem usadas pelos personagens); tipo de game (configura aspectos como, a renovação do número de barreiras de um round para outro, dentre outros ligados à barreira).

  Uma observação vale a pena ser feita. Jogando-se o game no Fliperama (ou até mesmo em emulação), comparando-se com a jogabilidade do relançamento em Sonic Gems Collection, é possível notar que a jogabilidade apresentou uma leve perda. Com efeito, nesta nova versão verifica-se que a jogabilidade não apresentou a mesma naturalidade que havia sido notada na versão de Sonic Gems Collection.

Resumo Técnico

 Ficha técnica

 

Nome: Sonic the Fighters/Sonic Championship
Plataforma: Arcade Sega Model 2B
Gênero: Luta
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: AM2
Idioma: Inglês/Japonês
Data de Lançamento: ??/06/1996 (Arcade)
 
  Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 8,0
Som: 9,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 8,0
Nota Média: 8,25
Nota Geral: 8,5

Prós: expressões faciais bem desenvolvidas, belos cenários, vários lutadores, ótima trilha sonora.

Contras: bugs gráficos, poucas opções de jogo, modo on-line na versão 2012 foi desestimulado por não ter troféu, versão 2012 não é em HD.

Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: HKº
Atualizado em: 08/07/2016