SONIC THE HEDGEHOG 4: EPISODE I

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  Tudo começou com muitas expectativas. A Sega fez uma gincana interativa com os seus seguidores no Twitter, prometendo revelar uma grande novidade: Project Needlemouse. O que era? Ninguém sabia. Saem boatos de que seria um jogo em 2D trazendo o universo Sonic. A gincana prossegue, com os possíveis personagens jogáveis. Pouco-a-pouco, foi-se eliminando os personagens, até que sobrou o novo amigo do Sonic, Mr. Needlemouse, e o próprio Sonic. Quem é o Sr. Needlemouse?

 Bem no fim, restou somente Sonic. E aí revelou-se que se tratava do jogo Sonic 4. Propositadamente a Sega utiliza um marketing diferente dos jogos anteriores do Sonic: poucas informações reveladas e um desafio interativo entre os usuários, revelando pouco-a-pouco as informações sobre o jogo. O tal Sr. Needlemouse não era nenhum novo personagem, mas saiu a inédita informação de que seria talvez o primeiro nome do Sonic.

  Assim, Sonic 4 foi lançado como forma da Sega vencer o chamado Sonic Cycle, lançando o jogo inicialmente apenas para as plataformas on-line dos consoles next-gen e Iphone, trazendo apenas o Sonic em uma aventura solo em estilo 2D, como seqüência do game Sonic 3 & Knuckles. Foi revelado, ainda, que Sonic 4 seria uma série de títulos lançados sob a nomenclatura de Episódios. Assim, cada Episódio trará um conjunto de fase. O todo das fases e episódios formará o conjunto Sonic 4. Deste modo, o presente review embora se refira à Sonic 4, diz respeito ao Sonic 4 Episode I. Até o momento, apenas o Episode I e II foram lançados. Este review serve para todas as versões do jogo.

Novidades

  Sonic 4 traz toda a sensação de se estar jogando um jogo clássico do Sonic. Plataformas flutuantes, espinhos, monitores de itens, badniks que liberam animaizinhos, placas de fim de ato, cápsula de libertação de animais após os chefes, fases dividas em atos, postes de estrela para salvar temporariamente o jogo, enfim: isso é Sonic.

  Desta forma, todos os elementos dos jogos clássicos estão presentes em Sonic 4, além dos já acima referidos, temos a volta dos Special Stages nos moldes clássicos e o Super Sonic em fases normais. Além do mais, as introduções das fases lembram as de Sonic 2 e diversos elementos dos jogos clássicos fazem-se presentes: desde o som do ring, até o som dos contadores de pontos, vida (com 100 e 200 anéis), monitores de itens, etc.

  Assim sendo, a lógica continua a mesma: Sonic precisa concluir as fases, destruindo todos os badniks que aparecem pelo caminho, embora não obrigatoriamente. Para isso precisa dos anéis e vidas (que ganha através de monitores de itens, a cada primeira vez que se adquire 100 anéis, 200, 300 e daí por diante, além de bônus de pontuação em fim de cada fase - 10 mil pontos - ou nos Special Stages), passar por todos os obstáculos que aparecem a cada fase e enfrentar os badniks. Os badniks e obstáculos arrancam os anéis do Sonic. Agora é possível recuperar no máximo 32 anéis.

  Mas falemos agora sobre os novos elementos. Certamente Sonic 4 os tem – e muito. A começar pelos elementos interativos (gimmicks) dentro de cada fase. Cada qual tem o seu próprio: em Spash Hill, Sonic utiliza cipós, cordas de tirolesa; em Casino Street, Sonic utiliza cartas de baralho para alcançar novas áreas; em Lost Labyrinth, há quedas d’água, além de uma tocha que Sonic carrega no segundo ato para iluminar a fase e um carrinho de mina que Sonic utilizará e pedras que hora o Sonic deve fugir, hora o Sonic deve correr em cima delas; em Mad Gear, há engrenagens que transportam Sonic para os lados, além de túneis.

  Sonic conta agora com novas posições de sprites e um novo ataque: o Homing Attack, que será praticamente obrigatório em alguns lugares para se passar para novos locais, além de gerar um novo sistema de pontuação progressivo, quando se destrói badniks em seqüência.

  Falando em pontuação, o sistema continua. Você ganha pontos destruindo badniks, especialmente em seqüência de forma progressiva. Bônus de tempo (variável fase-a-fase) e anéis (100 pontos por anel). Por fim, um último elemento a ser ressaltado é o mapa do jogo, que lembra um pouco o mapa do Sonic the Hedgehog de Master System e Game Gear, porém agora é um mapa único em que você pode selecionar e visualizar as áreas do jogo, as fases e selecionar elas e o ato.

  As fases são apenas quatro, com 3 atos cada e mais um ato de chefe. Assim, é como se fossem quatro fases de quatro atos. Além das fases, há 7 Special Stages onde você adquire as Chaos Emerald. Quem está habituado com os jogos do Sonic, sabe do que se tratam: são pedras preciosas caçadas por Dr. Eggman, que possuem um poder especial, fazendo inclusive o Sonic virar Super Sonic, sobre o qual falar-se-á mais tarde.

  Vamos agora à tela de jogo. Em primeiro lugar, o contador de vidas (que você adquire nas formas já explicadas anteriormente), contador de pontos (que você adquire também na forma já descrita), contador de anéis, que vai de 000 a 999 (evidentemente não tem tudo isso, a cada anel você ganha 100 pontos e os primeiros 100 e 200 anéis num mesmo ato você adquire uma vida); e por fim há o contador de tempo (você tem 9'59"99 para completar a fase, caso contrário será dado a tela de TIME UP e você perde uma vida). Por fim, os velhos monitores. Eles escondem itens especiais: +10 anéis; Shield simples; Invencibilidade; Vida extra; Super-velocidade. O jogo possui um menu inicial em que se escolhe o Slot de jogo. Após isso, na tela título são apresentados três opções: Start (é o jogo regular com as fases); Options (permite configurar controles, configurações gerais, o nome de usuário e tela de créditos); Leaderboards (que traz uma relação de pontuação). No modo de jogo normal, Start, existem dois modos de jogo: Score Attack e Time Attack. A diferença é apenas o critério para aparecer na hora de escolher a fase para jogar de novo (se pontos ou tempo).  Por fim, terminando a fase com mais de 50 anéis você pode acessar o Special Stage, como era em Sonic the Hedgehog e Sonic Pocket Adventure.

Enredo

  Nada muito de novo. Dr. Eggman não foi derrotado no episódio do Doomsday. O vilão voltou e quer de novo as Esmeraldas do Caos. Felizmente existe um Sonic para combater tudo isso. Mas com a experiência que Eggman já tem, será que Sonic vai conseguir derrotá-lo de novo?

Fases

  O jogo possui um total de quatro fases, com quatro atos cada. Sendo 3 atos de fase e um ato de chefe. O chefe é apenas Dr. Eggman. Existe ainda uma fase final, onde o Sonic apenas enfrenta o Dr. Eggman. As fases são de duração média, mais ou menos o mesmo tanto de Sonic 3 & Knuckles. Cada ato possui cenários e estilo de fase relativamente próprio. Os badniks são remakes dos badniks que já haviam aparecido em outros jogos do Sonic. As fases são todas análogas aos jogos da trilogia clássica do Mega Drive. Vamos a elas:

Splash Hill Zone: é análoga à Green Hill Zone. A velha fase de colina e palmeiras, num cenário tropical. Típico cenário de primeira fase de Sonic. Badniks familiares estarão por toda parte. Use os cipós para se deslocar e fazer saltos para atingir áreas mais altas. Use as tirolesas para atravessar áreas com mais facilidade. O terceiro ato termina no fim do dia. Chefe: Dr. Eggman volta de forma familiar: com a mesma engenhoca do Sonic 1. Mas agora um pouco mais desenvolvida. Após umas quatro batidas, ele vai girar em seu próprio eixo e vai ser difícil escapar. Oito batidas no todo e o chefe é derrotado.

Casino Street Zone: é análoga à Casino Night. Estamos num belo cenário noturno, repleto de luzes e máquinas de cassino. No primeiro ato haverá as máquinas de caça-níqueis, onde você pode ganhar anéis ou perder anéis de acordo com os resultados (mais ou menos os mesmos de Sonic 2, com 3 Eggman você perde 100 anéis e com 3 Jack Pot você ganha a pontuação máxima). No ato 2 você virará as cartas e elas darão uma seqüência de itens. Caso haja 3 ou mais iguais você pode ganhar (vida ou anéis). Dica: fique dando Homing Attack nas cartas em pilha para elas se abrirem e você seguir caminho. Dica: fique atento no momento em que você deve pular sobre cartas que ficam alternando entre horizontal e vertical, você só pode atravessar se seguir na vertical. Chefe: Mais um deja-vu. O chefe da Casino Night igualzinho, mas bem mais fácil. Duas técnicas: ou use os rebatedores e dê Homing Attack na cabine, ou dê SpinDash no solo e acerte com Homing Attack. Oito batidas e pronto!

Lost Labyrinth Zone: é análoga à Labyrinth Zone. Uma fase aquática? Felizmente só o ato 3 se passa na água. A nova versão da Labyrinth Zone possui elementos bem diversificados. No ato 2, por exemplo, você vai usar uma tocha, que deve usar para acender dinamites (cuidado porque se os destroços caírem perto de você, Sonic perde anéis) e tochas que ativam algumas plataformas. Em um momento será necessário usar a cabeça para verificar a seqüência correta das tochas para se acender. Sonic usará ainda um carrinho de mina. Fique atento pro fim de linha. No ato 1 Sonic rolará sobre pedras. Fique girando em sentido contrário à rotação da pedra, e fique alternando um pouco a direção para buscar o equilíbrio. Nunca pule no meio da travessia. Chefe: o chefe mais difícil do jogo, nas fases. Você precisará caçar Eggman, enfrentando vários obstáculos, incluindo água. Ao chegar no local que o chefe se esconde, fique atento para o local de onde vão surgir as plataformas. Primeiro para você não ser esmagado, segundo para poder dar as batidas necessárias no chefe.

Mad Gear Zone: análoga à Metropolis Zone. Chegamos à base de Eggman. Felizmente o vilão só percebe a invasão no terceiro ato, quando ativa todas as cirenes. Cuidado com o clássico badnik de louva-deus, que jogará suas patas em forma de bumerangue, sendo difícil desviar delas. Utilize as engrenagens para subir ou descer quando necessário. As engrenagens pretas e paradas você tem que se encaixar no meio de dois dentes e correr na direção correta para se locomover. As de cor dourada se mexem sozinhas e você vai apenas precisar usar elas para pular e atingir novas áreas. No ato 3 as sirenes estarão ativadas e Sonic deve fugir. Cuidado com o vapor. Existem alguns fixos e necessários párea se avançar. Mas outros podem jogar o Sonic direto para espinhos ou armadilhas. Chefe: advinha... sim, é o chefe da Metropolis Zone. Mas agora bem mais difícil. Você deve me se lembrar que lá na Metropolis, você atingia o chefe e estourava o balão. E fazia isso até dar oito batidas. Pois agora, é bem diferente. Você vai atingir o chefe. Ele vai soltar um balão. Ou você pode atingir um balão em volta do chefe. Quando atingir o balão em volta do chefe ou ele soltar o balão, ele ficará com a cara do Eggman. Diferente do Sonic 2, onde você devia estourá-lo, agora, você perde anel se estourar. Por isso, fuja dele. SpinDash pode ser bem útil. Acerte o chefe com o Homing Attack e o balão vai estourar sozinho. Quatro batidas e pronto? Não... continua, agora em uma perseguição, onde você deve correr bem e fazer a mesma coisa: fugir do balão e acertar o Eggman na cabine. Mais quatro vezes e pronto.

E.G.G. Station: Eggman foge para o espaço. Sonic pula e some do cenário e ressurge num foguete com o símbolo do Tails (única referencia à raposa). Você chega no espaço onde Eggman vai te desafiar de novo com os mesmos chefes das fases. Felizmente você já sabe como passar e não precisa de tantas batidas. Chega a hora do chefe final. Em uma corrida, Eggman novamente é mais rápido que Sonic, como em Sonic 2 e entra num robô gigantesco. Agora Sonic precisa acertar o robô várias vezes... mais ou menos de 8 a 10, sempre na barriga e com Homing Attack. Como em Sonic 2, o robô subirá e vai cair no local da mira. Após isso, o robô entrará em curto circuito. Não atinja ele. O chefe prossegue, dando passos na frente. Desvie por baixo desses passos. Nos passos curtos corra para o canto. Aproveite o longo para mudar o lugar do cenário. Após isso, o chefe fará isso algumas vezes, vai subir e cair na mira. Após isso, soltará a sua garra. Fuja porque diferente do Sonic 2, não dá para desviar dela apenas pulando. A garra vai sair do cenário. Agora é importante. Fique no meio do cenário. A garra vai voltar. Dando três pulos, ela vai ser mirada. Acerte e ela vai atingir o chefe. Este é o momento em que ele fica vulnerável. Usando Homing Attack dê duas batidas. Faça isso 2 vezes. Na terceira vez, além disso, o chefe disparará um raio laser, além dos passos. A única forma de fugir do raio laser é atingindo a garra. Se não, você vai cair no raio e vai perder anéis. Atinja mais algumas vezes. E o chefe vai subir. A mira ficará, por fim, correndo para todo lado e o cenário vai deslocar para cima. Agora o chefe vai cair por cima dando um soco na direção da mira. Acerte ele e esta será a última batida. Sonic vence... por enquanto!

Personagens e Habilidades

Sonic: O ouriço é o único personagem jogável. O outro único personagem que aparece no jogo é Dr. Eggman, como vilão. As habilidades do Sonic são as mesmas dos jogos clássicos: Pulo (basta apertar o botão de pulo); giro-supersônico ou spin attack (enquanto estiver correndo, aperte para baixo); SpinDash (com ele o Sonic ganhará grande impulso, segure para baixo+botão de pulo e aperte tantas vezes quanto mais quiser que seja mais forte o ataque). A nova habilidade é o Homing Attack. Ao apertar o botão de pulo uma vez, o Badnik ou o monitor de item será mirado em vermelho. Apertando mais uma vez, Sonic atacará um Spin no ar em direção ao Badnik ou o monitor de item.

Sobre o Jogo

  Trata-se de um típico jogo do Sonic em 2D. Algo de diferente em relação à trilogia Advance, Sonic Pocket Adventure e à trilogia Sonic Rush? Sem dúvida. Bem diferente. Algo de semelhante com as partes 2D de Sonic Unleashed, como se especulava? Não, pouquíssimas semelhanças, é um sistema completamente diferente.

  O jogo está mais para Sonic Rush, inclusive no sprite do Sonic, praticamente igual, apenas com mais cores e mais suave, devido à maior quantidade de cores e processamento gráfico dos consoles next-gen. No todo o jogo não decepciona. Quem esperava encontrar algo muito espetacular que fosse trazer a volta triunfal do Sonic, pode tirar suas esperanças. O jogo não é nada disso. É apenas um jogo “bom”. Compararia seu impacto com o de um jogo como Sonic 3 individualmente. É bom? Sim, sem dúvidas. Mas nada muito além disso. Naquele o jogo adquiria seu sentido completo uma vez sendo acoplado com o Sonic 3 & Knuckles. Neste, o jogo basta por si.

  Assim, Sonic 4 não trará nada muito revolucionário ao mesmo tempo que não esbarra no famigerado Sonic Cycle. Sim, Sonic 4 superou o Sonic Cycle. Mas sem muito acréscimo. O jogo peca por ser um jogo demasiado curto, em que em pouco tempo o usuário já terá completado o jogo. Mas assim o é, porque foi para isso concebido, para que no total dos demais episódios resulto como que um jogo único, o que lembra a história de Sonic 3...

  Por isso, razão teve a Sega em fazer o jogo como um game de download para os sistemas on-line dos consoles next-gen. Não faria sentido Sonic 4 ser um jogo de mídia física. Seria desperdício de mídia. O jogo não cabe em cartucho por conta do processamento gráfico e o peso que isso ocupa num jogo 256 bits. Mas em termos de tempo de jogo, poderia perfeitamente ser um jogo de cartucho, no qual o usuário ligaria o console e em poucas horas completaria o jogo, mesmo sem necessidade de password e bateria.

  Felizmente ou infelizmente, os tempos são outros. O jogo agrada em todo o seu aspecto. As fases são agradáveis, cheio de gimmicks que ajudarão a cortar o clima "passar-e-completar-a-fase". Os chefes embora tenham cara de deja-vù e propositadamente o tem, possuem alguns diferenciais. O chefe final chega a ser irritante pela desproporção de tempo que leva em relação ao restante do jogo.

  Os gráficos apresentam bons backgrounds e bons elementos interativos na fase, que dão um charme próprio ao jogo, coisa que talvez seria impossível de se colocar num jogo em cartucho. A jogabilidade é razoável. O jogo não passa a impressão de ser veloz. O sprite do Sonic correndo é muito estranho e artificial. O Homing Attack pode aprontar algumas falhas, exigindo uma adaptação, que felizmente é rápida. Mas a jogabilidade como um todo é aceitável.

  A diversão do jogo é aceitável, só merece uma advertência por não trazer um Bônus Stage, além dos Special Stages. Mas como tudo nesse jogo lembra o Sonic 1 e Sonic 2, talvez tenha sido proposital. É um jogo que possui replay, ou seja, o gamer vai querer jogar de novo. A trilha sonora é o grande elemento negativo do jogo. Muito fraca, enjoativa e demonstra uma certa decadência da Sega, que sempre rendeu aos jogos do Sonic uma boa trilha sonora. As músicas são curtas, repetitivas e deixam o jogador decepcionado. Sonic já teve trilhas melhores e Sonic 4 Episodio 2 vai precisar melhorar – e muito – nesse aspecto. De mais a mais, é um jogo aceitável, divertido, porém apenas bom, sem nada de excepcional, a conforme já exposto acima.

A versão de iPhone (por Rony Ketchum)

  Agora alguns comentários sobre a versão de iPhone. Evidentemente que a versão de iPhone é mais simplificada e possui gráficos mais simples. Não há diferenças significativas no jogo, apenas diferenças de jogabilidade, o que é perfeitamente normal em se tratando de um sistema tão distinto. Uma curiosidade é que no iPhone se você ficar com o Sonic parado, ele começará a ouvir música em um iPhone.

  A maioria das fases tem exatamente o mesmo design das demais versões do Sonic 4, porém algumas tem os objetivos mudados, como por exemplo a Casino Street ACT 2, onde nas outras versões o destino de todas as fases é apenas "concluir a fase", neste por exemplo, é necessário fazer 100.000 pontos o mais rápido possível.

  Os controles, devido a touchscreen dos dispositivos iOS, são terríveis por natureza, e há também um modo que usa o sensor de tilt para controlar, e então você apenas aperta a tela para pular, neste método o controle piora ainda mais. Pelo menos os controles por Touchscreen tem um sensor analógico para os movimentos.

   Como na versão Wii, o Special Stage pode usar o sensor de Tilt, e esse sim tem um controle muito bom. Os gráficos rodam em baixa resolução, mas mesmo assim dão uma boa impressão, sendo muito bons. Apenas os proprietários de alguns desses dispositivos, como o iPhone/iPod Touch 4G, sentirão os gráficos meio borrados por causa dessa limitação.

  Mesmo em dispositivos mais antigos, o game roda sem falhas técnicas, conforme testado num iPod Touch 2G, não há algum slowdown durante o game, indicando que foi bem programado. O game tem um tamanho exageradamente grande para o seu conteúdo, ele utiliza quase 200 MB de memória para ser instalado.

  Outro defeito é que o game tem loadings bem mais demorados que as demais versões, o que na versão do Wii é visto a tela de loading apenas para o Special Stage, no iOS é visto para todas as fases. O áudio mantém a mesma qualidade técnica que na versão WiiWare, com uma vantagem, pode ser usado fones de ouvido, por serem aparelhos portáteis.

* iOS para quem não sabe, representa iPhone/iPod Touch ou iPad

Special Stage

  Eles estão de volta em Sonic 4. São estágios extras, num total de 7, que você pode acessar a partir dos atos que não são chefes (1, 2 e 3). Trata-se de um labirinto em 2D em que usando os direcionais você pode direcionar a rotação do estágio, levando Sonic a diferentes áreas. O objetivo é coletar as Esmeraldas do Caos. Caso você não consiga pegar uma esmeralda, poderá tentar outra vez, a partir do mesmo estágio em que parou.

  Os estágios são baseados nos de Sonic 1, mas o desenho dos mesmos é relativamente diferente. Os elementos nos estágios especiais são basicamente os mesmos: as paredes, as esferas neutras, que apenas absorvem o Sonic, as esferas vermelhadas (assinaladas com !), que levam o Sonic para fora do estágio, obstáculos que escondem anéis e caminhos secretos, que o Sonic destrói encostando.

  A diferença fica por conta de dois elementos: agora existe tempo, decrescente. Quando o tempo chega a 0’00’’00, você sai do estágio; dentro dos estágios é possível pegar tempos extras (de 5, 10 e 15 segundos). O outro elemento novo são caminhos que só liberam se você pegar um número mínimo de anéis. Coisa que não havia em Sonic 1. Assim, em Sonic 4 será essencial coletar bastante anéis. O prêmio é a Esmeralda do Caos, além de possibilidade de vidas.

Super Sonic

  Coletando as este esmeraldas do Caos nos Special Stages, Sonic pode virar Super Sonic. Super Sonic nada mais é que o Sonic utilizando o poder das esmeraldas do Caos, ficando invencível e de cor amarelada, como de praxe. O curioso é que em Sonic 4 o Super Sonic não morre afogado, só morre se cair em abismos ou for esmagado. Outra curiosidade é que o Super Sonic pode manipular o cassino de Casino Street.

  A forma de virar Super Sonic é uma grande e feliz inovação em Sonic 4. Você pode ser Super Sonic em todas as fases, feito que não ocorria em jogos 2D desde Sonic 3 & Knuckles (até mesmo Sonic Pocket Adventure só tem Super Sonic na fase final). Ao invés de virar Super Sonic com dois pulos, o que praticamente torna o Super Sonic obrigatório, agora se ativa o Super Sonic apertando um botão em separado. Para isso é preciso ter mais de 50 anéis. As esmeraldas girarão em torno do Sonic e ele vai virar Super Sonic. As habilidades continuam as mesmas, com a exceção de que o Super Sonic possui fôlego infinito e não morre afogado.

Considerações finais

  Sonic 4 procurou ser uma seqüência da trilogia “Sonic the Hedgehog” do Mega Drive. Conseguiu ser. O jogo se inseriu dentro da lógica da trilogia, sem trazer elementos novos que anulavam os anteriores, como comumente houve nos jogos seguintes da série. O jogo é coerente e pode ser perfeitamente considerado a continuação de Sonic 3 & Knuckles.  O jogo ficou demasiado simples. Poderia ter tido mais elementos, como seqüências animadas, coisa que até mesmo Knuckles’ Chaotix teve. Além do mais, não existe qualquer elemento de interação com os demais personagens da série, o que de fato foi a idéia da Sega. Este era de fato o objetivo.

  O jogo apresenta um resultado satisfatório. Tem-se a impressão de se estar jogando de fato um Sonic clássico, ainda que com novos elementos. No entanto, mesmo transpondo o jogo para dentro de uma visão classicista, o jogo deixa um gosto de quero mais e de “é só isso?”. É um jogo curto. Sem maiores dificuldades, na primeira vez, o usuário pode detonar o jogo em menos de 2 horas, tempo até mesmo menor que o tempo padrão dos jogos do Mega Drive. A trilha decepciona. Entretanto, todo o conjunto do jogo apresenta um resultado satisfatório.

   Não é nada extraordinário, nem um jogo que por si traz de volta todo o brilho do Sonic. Mas atinge a heróica missão de ao menos não ser um jogo pior do que os anteriores e até mesmo melhor. Algo bom para recuperar a credibilidade do ouriço. Com o seu final, que evidentemente não vamos revelar, sugerindo e aliás escancarando uma seqüência, essa seqüência vai precisar ser no mínimo melhor que o jogo. Aguardemos!

Mídia e Plataformas

  Seguindo a tendência que foi iniciada por Sonic & Sega All Star Racing, Sonic the Hedgehog 4: Episode I é disponibilizado exclusivamente via download, de modo que não há mídia física, como também houve no All Star Racing, muito embora este tenha sido lançado em mídia física também. Originalmente o game foi lançado apenas para os sistemas on-line dos consoles: Wii, PS3 e Xbox 360 e também para os sistemas iPhone. Em 2012, conjuntamente com o Sonic 4 Episode II, o game foi finalmente lançado para PC e Android.

Achievments

  Tendências nos jogos da geração 256 bits, Sonic 4 Episode I traz as seguintes conquistas (ou troféus, na nomenclatura do PS3):

The Story Begins
Terminar a fase Splash Hill Zone Ato 1.
Crush Dr. Eggman
Derrotar Dr. Eggman pela primeira vez.
The First Chaos Emerald
Adquirir a primeira Esmeralda do Caos.
Enemy Hunter
Destruir 1.000 inimigos.
Golden Flash
Terminar todas as fases como Super Sonic
All Stages Cleared!
Terminar todas as fases e assistir ao final.
Contender
Enviar no sistema on-line todos os scores e tempo de todos os estágios.
Ring Collector
Coletar todos os anéis no 'Special Stage 1' e terminar a fase.
Immortal
Adquirir 99 vidas.
Super Sonic Genesis
Adquirir todas as Esmeraldas do Caos.
Speed's My Game
Terminar a Splash Hill Zone em menos de um minuto.
Untouchable
Terminar a E.G.G. STATION ZONE sem levar danos.

Curiosidades

Foguete: O foguete que Sonic usa para chegar até a E.G.G. Station é a única referência ao Tails. Além de ser o mesmo símbolo do Tails Lab do Sonic Adventure, o foguete é igualzinho, porém menor, que o de Sonic Fighters.

Vazamentos: O jogo Sonic 4 vazou por inteiro antes de ser lançado, o que obrigou a Sega refazer parte do jogo, embora grande parte tenha sido mantido (como a idéia das fases e a trilha sonora).

Bug: quando se vira Super Sonic e pega 100 anéis você não ganha vida.

Sprites do Sonic 2 Beta no vídeo de Needlemouse: no vídeo de anúncio de Needlemouse, primeiro nome do jogo, aparecia o Sonic correndo com os sprites do Sonic 2 Beta.

Vazamento da versão Beta do Wii: Além do vazamento do próprio jogo, pouco antes do lançamento oficial do jogo, foi disponibilizada a versão Beta do jogo. Logo depois foi corrigido. Apesar disso, muita gente baixou ela. Aqui você pode acompanhar o vídeo completo da versão beta:  http://www.youtube.com/watch?v=pbpa9l36xL0.

Música de Sonic 3D Blast: A primeira música dos chefes é baseada no que seria a música dos chefes de Sonic 3D Blast, como pode ser visto em http://www.youtube.com/watch?v=LL5qnQzvPlY.

A opinião dos fãs

  Aqui no nosso site, fizemos uma enquete que questionava os nossos visitantes sobre se achavam que os jogos de Sonic lançados no ano de 2010 foram bons o suficiente para saírem do ciclo vicioso denominado pelas comunidades de Sonic de "Sonic Cycle" (Ciclo Sonic), que tem como metodologia o seguinte: Sega avisa que vai lançar novo jogo, fãs ficam excitados, imagens surgem, jogo parece lindo, jogo sai, é desilusão, e volta ao inicio. Mas ao que parece, a Sega / Sonic Team conseguiu lançar finalmente algo que quebrou esta triste sina do nosso ouriço! Vejamos abaixo os resultados da nossa enquete:

Você acha que os jogos de Sonic lançados este ano conseguem quebrar o "Sonic Cycle"?

A) Sim, o Sonic 4! (562 votos, 16.42%)
B) Sim, o Sonic Colors! (1022 votos, 29.87%)
C) Sim, todos eles! (1497 votos, 43.75%)
D) Não, nenhum está a altura. (341 votos, 9.96%)

   Como podem ver, ao contrario do que seria esperado, o Sonic Colors foi o jogo mais amado do ano 2010, e foi certamente uma reviravolta muito inesperada, que poucos fãs esperavam. As grandes expectativas estavam em redor de Sonic 4, e o seu grande retorno às origens, no entanto, após as fortes criticas ao jogo, especialmente à física e som, ficou apenas no ar a seguinte idéia: Sonic Colors será ainda uma desgraça maior. No entanto, foi provado o contrário! Sonic Colors foi um jogo que simplesmente arrasou, não só nas reviews do nosso site como por toda a web e revistas de jogos!

Ficha Técnica

Ficha técnica
Nome: Sonic the Hedgehog 4: Episode I
Plataforma: Xbox Live, PSN, WiiWare, iPhone, iPod Touch, Android e PC
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega
Idioma: Inglês
Data de Lançamento: 11/10/2010 (WiiWare)
 
  Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 7,0
Som: 6,0
Jogabilidade: 7,0
Diversão: 7,5
Nota Média: 6,8
Nota Final: 7,0
Prós: Novos elementos interativos nas fases; Super Sonic nas fases e com transformação em botão próprio, opcional.

Contras: O jogo não apresenta sensação de velocidade, como havia por exemplo nas partes 2D de Sonic Unleashed; o Homing Attack pode deixar o usuário na mão se não souber aplicar; jogo curto demais; trilha sonora muito fraca; jogo medíocre, com uma engine estranha e sprites do Sonic de gosto duvidoso.

OBS: Jogamos a versão do WiiWare

 Diga não ao plágio, cite a autoria!
Por: Hyper Knuckles
Atualizado por: Rony Ketchum
Atualizado em: 10/10/2013