PERSONAGENS

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumo dos Jogos Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

 

   Acompanhe aqui os principais personagens dos games do Sonic. Procuramos reunir as informações essenciais e retirar detalhes desnecessários, como "idade", "peso", "altura", já que se tratam de personagens de games e não de personagens de desenhos. Nesta primeira parte, temos os principais personagens.

 PERSONAGENS PRINCIPAIS

Sonic the Hedgehog

Um dos mais famosos personagens da história dos games, Sonic the Hedgehog é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Sega. O Sonic é um ouriço (na verdade, rato-ouriço) azul capaz de correr a uma velocidade incrível. O mundo em que o Sonic vive é repleto de elementos como anéis (que dão maior energia ao ouriço), animais, cenários variados, e com a presença das misteriosas Esmeraldas Caóticas, ou Chaos Emerald. Essas são pedras especiais capazes de aumentar sensivelmente o poder de quem as possui. Sonic vive tranqüilamente com seus amigos, mas sua paz acabou definitivamente no dia em que conheceu Dr Robotnik (Dr Eggman). Eggman, um maléfico e maluco cientista, quer de todas as formas pegar as esmeraldas, e para isso transforma sempre os animais em robôs. Sonic, é claro, sempre escapa e acaba tendo que tomar conta do serviço. O ouriço estreou oficialmente no game Sonic the Hedgehog, para Mega Drive, no ano de 1991 e desde então não parou: virou febre mundial e é hoje um grande nome de marketing, com produtos levando seu nome. Na era dos clássicos, atingiu seu apogeu em 1994, e logo em seguida teve um dos seus piores anos.

O enredo teve sua história novamente fundada com a série Sonic Adventure, que fez parte da modernização dos jogos. Sonic agora é o único capaz de usar os poderes das Esmeraldas do Caos, junto de Shadow. Sonic sabe utilizar a energia positiva das esmeraldas e com isso, ele pode se transformar no incrível Super Sonic.

O ouriço ao longo desses 15 anos de existência, ganhou mais de 30 jogos, com variados enredos e se insere no hall dos personagens com mais jogos lançados. Não bastasse isso, é ainda estrela de 3 cartoons americanos, mais um Ova e uma série de anime com mais de 70 episódios - Sonic X. O personagem definitivamente alavancou o faturamento da Sega e representa grande parte de sua renda.

  Criado por Yuji Naka, Sonic chega agora à sua terceira geração de games. Sonic terá agora que desvendar o enigma da cidade de Soleanna e salvar a Princesa Elise e o seu reinado da destruição das Chamas do Desastre. O ouriço terá que ter muito pulso firme, e contará com a ajuda de seu fiel amigo Tails e também dos outros personagens para se livrar dessa. Eggman terá um papel importante neste processo.

Nome original: Sonikku
Traços: terceira geração (256 bits - foto acima) / segunda geração (32/128 bits) / primeira geração (16 bits)

Super e Hyper Sonic

Com as sete Esmeraldas do Caos, Sonic pode se tornar Super Sonic, absorvendo o seu poder positivo. O Super Sonic possui todas as habilidades do Sonic, e ainda: maior velocidade e invencibilidade. Super Sonic pode sobreviver a todo tipo de perigo e inimigos, exceto esmagamento e afogamento. Super Sonic é tão rápido que Sonic chega a levitar quando está nesta forma. Nos jogos mais modernos, uma aura se forma em torno do personagem, para representar todo o seu poder.

Durante a perseguição a Eggman na Ilha Flutuante, Sonic acaba caindo num portal onde as Esmeraldas do Caos são transformadas em Super Emeralds graças ao poder da Master Emerald. E assim, após coletá-las, Sonic não vira mais Super Sonic, mas sim Hyper Sonic. Hyper Sonic é o Super Sonic com muito mais velocidade, e uma habilidade que permite que ele destrua todos os inimigos próximos, numa espécie de raio. O ouriço é tão rápido que não é possível localizar exatamente onde ele está, pois formam-se até 2 projeções do ouriço. Esta aparição de Hyper Sonic ocorreu apenas no game Sonic 3 & Knuckles do Mega Drive.

Dr Eggman ou Dr Robotnik

Toda boa saga de games que se preze tem seu vilão. E no caso da série Sonic, ele é Dr Eggman ou Dr Ivo Robotnik. Eggman é um cientista maluco e com um QI superior a 300. Ele é capaz de armar incríveis complexos para deter Sonic (como o Ovo da Morte, a Forteleza Voadora e todo o exército de robôs feitos em cima dos animais indefesos do mundo do Sonic). Mas, nada é páreo para o ouriço. Eggman ficou muito conhecido durante os anos, a ponto de em 1994 ganhar seu próprio título. Tudo bem que o jogo Dr Robotnik's Mean Bean Machine é apenas um hack de Puyo Puyo, mas o que vale é a intenção. Neste jogo, contudo, não é possível jogar com ele. Eggman está sempre acompanhado de sua nave.

Seu papel mudou durante a série Adventure, onde passou a não mais a ser o vilão principal. Inclusive em Sonic Adventure 2 ele é o vilão de Tails. Mas, no mesmo jogo, foi possível pela primeira vez jogar com Eggman numa fase. Seus planos sempre fracassam e ele é sempre retratado nos games de forma cômica, numa espécie de vilão trapalhão. Para realizar estes planos, vale tudo: espalhar armadilhas, espalhar sistemas para deter o Sonic e poder assim pegar as esmeraldas sem ter Sonic como problema. Quase tudo deu certo para Eggman quando ele conseguiu pegar a Master Emerald e tentou fugir com ela, mas Sonic mais uma vez conseguiu deter tudo. A Sega nos revelou surpresa em Sonic Adventure 2, ao provocar um final bem diferente do esperado (não iremos revelar para evitar de estragar surpresas).

Talvez o papel de Eggman esteja sendo revisto com a atual geração dos jogos do Sonic. O vilão só aparecerá no Sonic the Hedgehog, em que raptará a princesa Elise - a exemplo do que fizera com Amy em Sonic CD - para despertar as Chamas do Desastre, que ele acredita ser a saída para o seu plano de dominar o mundo. O vilão teve vários traços ao longo da história dos jogos do Sonic, aos poucos mostraremos todos aqui.

Nome original: Dr. Eggman
Traços: terceira geração (256 bits - foto acima) / segunda geração (32/128 bits) / primeira geração modelo 1 modelo 2
Badniks principais: clique aqui e confira uma lista de todos os principais robôs de Robotnik.

Miles "Tails" Prower

Miles "Tails" Prower é um dos principais personagens da série Sonic. Ele é uma raposa especial: possui dois rabos! E por causa disso, ele é capaz de poder voar girando seus rabos. Sua história começou quando ele resolveu ajudar o Sonic em suas aventuras. Tails é um grande admirador de Sonic, e por este motivo sempre tenta ajudá-lo em tudo. Grande inventor que é, Tails inventa várias engenhocas para ajudar o Sonic em suas missões, como por exemplos os aviões. Apesar de ser o segundo grande personagem da saga Sonic criado (não contamos Eggman), Tails nunca foi bem retratado nos desenhos. Nestes, ele é sempre retrado de forma infantil e sem importância alguma. Este papel só foi alterado no anime Sonic X.

Tails é um personagem que esteve presente em praticamente todos os jogos do Sonic e por isso mesmo é um personagem com bastante carisma pelo público. Vale lembrar que seu nome é Miles (em português, Milhas), mas por causa de seus rabos, foi apelidado de Tails (que significa rabos). Já o Prower, acredita-se que seja uma brincadeira alusiva à "Miles per hour" (Milhas por hora). Ganhou também seus três próprios jogos, dois para os sistemas 8 bits: Tails Adventures e Tails Sky Patrol; e ainda um título para Sega Pico: Tails and the Music Maker.

Em Sonic Adventure Tails tem a sua própria Workshop, onde ele aperfeiçou o seu avião Tornado, usado para salvar Sonic em Sonic 2 e Sonic 3 & Knuckles. Graças à nova versão do Tornando, Sonic pôde chegar até a Egg Carrier para derrotar Dr. Eggman. Quando o Tornado é atingido pela nave de Eggman durante esta perseguição, Tails cai na mata de Mystic Ruins e se lembra de quando conheceu Sonic naquele lugar. Em Sonic Adventure 2 a mais famosa raposa dos games aparece dentro da nova versão do seu avião Tornado.

Na próxima geração de jogos, Tails aparecerá apenas para ajudar o Sonic no game Sonic the Hedgehog. Em Sonic and the Secret of The Rings ou em Sonic Rivals, Tails não aparece.

Nome original: Miles
Traços: terceira geração (256 bits - foto acima) / segunda geração (32/128 bits) / primeira geração (16 bits)

Super Tails

No game Sonic 3 & Knuckles os jogadores puderam conhece o Super Tails. Tails não consegue absorver o poder das Chaos Emeralds, mas o mesmo não ocorre com as Super Emeralds. Isso tudo acontece quando as Esmeraldas do Caos são convertidas nas Super Esmeraldas através do poder da Esmeralda Mestre. Quando Tails conseguiu juntar as sete Super Esmeraldas, 4 flickies apareceram para protegê-lo e Tails se tornou invencível. Essa aparição não ocorrerá mais nos novos jogos, pois através do novo enredo, somente Sonic e Shadow têm o poder de usar a energia das esmeraldas.

Silver Sonic, Metal Sonic e Mecha Sonic

Eggman sempre inventou vários robôs. Em 1992, em Sonic 2, o primeiro grande robô foi o Silver Sonic: uma tentativa de fazer um ouriço com as mesmas habilidades de Sonic e outras mais em forma metálica. Nada páreo para o Sonic, que derrotou facilmente. Mas o cientista não sossegou, e criou mais tarde, nas aventuras no Little Planet, Metal Sonic: dessa vez o robô capturou a indefesa Amy, e ainda por cima travou uma grande corrida contra Sonic: só sobreviveria quem chegasse em primeiro lugar. Destruído, Eggman fez uma nova versão em Sonic & Knuckles: dessa vez sob o título de Mecha Sonic, que é o chefe final de Knuckles e um dos chefes de Sonic. Mecha Sonic pode, além de suas novas habilidades adquiridas, transformar-se em Super, através do poder da Master Emerald. Felizmente, para a sorte de Knuckles (só ele o enfrenta), este poder é temporário, e Knuckles pôde destruí-lo facilmente.

Podemos dizer que existem três gerações dos clones metálicos do Sonic. O primeiro foi o Silver Sonic, que apareceu em Sonic 2 do Mega Drive e também no Sonic Pocket Adventure. A segunda geração foi o Metal Sonic, que apareceu em vários jogos: Sonic CD, Sonic Adventure DX, Sonic Drift, dentre outros. A terceira geração é o Mecha Sonic.
Vozes Americanas: Ryan Drummond (2003)
Vozes Japonesas: Junichi Kanemaru (2003)

Knuckles the Echidna

Knuckles the Echidna surgiu em 1993, no jogo Sonic 3. Trata-se de um eqüidna que tem duas habilidades principais: através de suas saliências na mão, ele pode perfurar as rochas e assim poder escalar paredes quaisquer. Não apenas isso, mas também pode planar e assim chegar mais rápido a diversos lugares. Sua história é confusa, mas começa no local onde vive: a Ilha Flutuante. Esta misteriosa ilha, possui a Master Emerald, capaz de a manter flutuante no céu, desafiando a lei da gravidade. Knuckles sempre viveu em paz, até que Eggman resolveu botar a mão na Esmeralda Mestre, pondo fim à sua tranquilidade. Fazendo acreditar que Sonic queria a esmeralda, Eggman manipula Knuckles fazendo ele despistar Sonic. Felizmente tudo acaba bem.

Em Sonic Adventure a história de Tails é esmiuçada de vez. O personagem pertence a uma antiga tribo dos Eqüidnas, comandada por Pachamac. Por alguma razão, Chaos, o protetor de umas criaturinhas chamadas Chao, foi tomada por um poder negativo e quase dizimou a população dos equidnas. Pachamac dizia que somente o sacrifício de Tikal, sua filha, poderia salvar o mundo. Tikal é selada dentro da Esmeralda, junto de Chaos, mas quase todos morrem, até chegarmos a Knuckles, o último da civilização. A Esmeralda Mestre é dividida em vários pedaços, e Knuckles usará de sua sensibilidade para achá-los. Somente Knuckles pode usar o poder da Esmeralda Mestre.

Knuckles é um personagem que ganhou muito carisma e importância, e por isso mesmo teve um grande título lançado para o Sega 32X: Knuckles Chaotix. Neste jogo ele, junto com os Chaotix, tem que deter Metal Sonic, que está prestes a acabar com a Carnival Island. Na nova geração de jogos, Knuckles aparece para ajudar Sonic em Sonic the Hedgehog e como um dos rivais no game Sonic Rivals.

Nome original: Knuckles
Traços: terceira geração (256 bits)[foto] / segunda geração (32/128 bits) / primeira geração (16 bits)

Super Knuckles e Hyper Knuckles

Assim como Sonic, Knuckles também pode usar o poder das Esmeraldas do Caos para ficar mais forte. É assim que temos o Super Knuckles, que possui as mesmas habilidades de Knuckles, mas, mais forte e mais rápido. O Super Knuckles tem pouca coisa de diferente. Mas, quando pinta as Super Emerald, através da transformação das Chaos Emeralds por meio da Master Emerald, ele vira Hyper Knuckles. O Hyper Knuckles é o Knuckles mais rápido que o Super Knuckles, e que inclui ainda uma habilidade nova: após ele planar e se deparar contra uma parede, sua desaceleração provoca um pequeno tremor que mata dos os inimigos em volta. Ambos só apareceram em Sonic 3 & Knuckles, e no caso do Super Knuckles, também no Knuckles the Echidna in Sonic 2 (Sonic 2 & Knuckles). Na foto, Hyper Knuckles planando.  Essas aparições não ocorrerão mais nos novos jogos, pois através do novo enredo, somente Sonic e Shadow têm o poder de usar a energia das esmeraldas.

Amy Rose

Amy foi a primeira e por muito tempo a única personagem feminina da série Sonic. Surgiu num papel insignificativo e perdido no passado da história dos jogos do Sonic. Ela surge em Sonic CD. Amy é uma grande admiradora de Sonic, até o ponto de se apaixonar pelo ouriço. Mas, neste jogo ela é raptada pelo Metal Sonic e somente o Sonic poderia salvá-la. No final, Sonic a salva das garras de Eggman, que, na realidade a usou como isca, através do Metal Sonic. Sonic salva Amy e antes que ela pudesse agradecê-lo, o ouriço dá no pé e Amy acha que nunca mais irá vê-lo.

Engano da simpática "garota". Ao fazer comprar na Station Square, Amy revê Sonic. Sonic fica meio em dúvida e meio que não acredita em que está vendo! Amy logo sai atrás de Sonic e diz que ela havia achado que o ouriço havia abandonado ela. Sonic, tímido que é, fica sem graça. Logo depois Amy é novamente usada por um dos robôs de Eggman, dessa vez Zero. Caberá ao Sonic salvá-la. Sonic continuava seguindo Dr. Eggman até chegar ao Twinkle Park, onde só poderia entrar se tivesse uma acompanhante. Amy logo sugere ao Sonic para entrarem juntos e assim eles fazem. No fim tudo dá certo.

A ouriça da série Sonic apareceu pela primeira vez em Sonic CD e fez um cameo no jogo Knuckles Chaotix. Após isso, a donzela apareceu em 1995 em Sonic Drift e Sonic Drift 2, onde corria com seu próprio carro, deixando para trás alguns personagens. Apareceu também em Sonic R. Depois disso, ganhou novo visual, ficou mais moderna, e apareceu nos jogos da nova geração: começou em Sonic Adventure, onde ganhou uma nova habilidade com seu martelo especial, com o qual ela detona os seus inimigos. Depois disso, apareceu de forma especial em Sonic Adventure 2, jogável no modo 2 Players. Foi uma das personagens jogáveis de Sonic Advance, jogável, mas secreta em Sonic Advance 2 e novamente jogável em Sonic Advance 3. Nos jogos da terceira geração, Amy aparece para auxiliar o Sonic e deve ser jogável nas fases em que ajuda o ouriço.

Nome original: Amy Rose
Traços: terceira geração (256 bits) [foto] / segunda geração (32/128 bits) / primeira geração (16 bits)
Vozes Americana: Lynn Harris (1993), Jennifer Douillard (2003-2004), Liza Ortiz (2005-Presente)
Vozes Japonesas: Taeko Kawata (1998-Presente) e Emi Motoi (2000)

Shadow

Falar sobre Shadow merecente atenção, pois dois erros são muito difundidos pela internet: o primeiro é que ele é um clone maligno de Sonic e o segundo é que ele se torna Hyper Shadow em Sonic Adventure 2. Considerado como a última forma de vida, Shadow é um ouriço de pêlos negros criado pelo Dr. Gerald Robotnik na Colônia Espacial ARK. Como assim criado? Shadow foi literalmente criado, pois foi a arma secreta elaborada por Dr Gerald Robotnik para destruir a humanidade, e por isso, é considerado a última forma de vida. Quando houve um incidente em Ark, ele foi enviado por Maria Robotnik à Terra. Assim, depois de 50 anos, Eggman o liberta da colônia, mas não sabia o tamanho poder que possuía ao fazer o Chaos Control (habilidade que lhe permitia viajar no tempo e espaço usando as 7 Esmeraldas Caóticas). Além disso, também podia transformar-se em Super Shadow, tão invencível e forte quanto Super Sonic. Após a morte de Maria, que acompanhou Shadow em Ark, ele fez uma promessa: fazer as pessoas da Terra se alegrarem. Ao destruir Finalhazard, todos acharam que ele havia sacrificado a sua vida (ao menos é o que se pensa), salvando a Terra, pois queria fazer dela um mundo melhor. Ele conseguiu fazer a colônia espacial ARK voltar de órbita, em volta da Terra. No final de Sonic Adventure 2, antes disso ocorrer, ele se torna Super Shadow. Apareceu em Sonic Adventure 2, Sonic Adventure 2 Battle e em Sonic Heroes. Segundo o que se consta, Shadow não teria morrido, e estava com amnésia em Sonic Heroes, quando descobre que Eggman fez inúmeros "clones" do Shadow (que na verdade são robôs). Contudo, o personagem que se joga é o próprio Shadow. Apareceu também no anime Sonic X. Caindo em uma crise existencial, o personagem terá de decidir se é um vilão ou não, através da sua mais recente aparição - o seu game, Shadow the Hedgehog. O personagem ainda poderá trazer muita confusão e mistério.
Vozes Americana: David Humphrey (2001-2004), Jason Griffth (2005-Presente)
Vozes Japonesas: Kouji Yusa(2001 Presente)

Silver the Hedgehog

 

Silver é o mais novo personagem da Saga Sonic. Ele é um ouriço prateado que tem grande sensibilidade e por conta disso tem um grande desenvolvimento das habilidades mentais. Apenas com a força do pensamento, Silver é capaz de levitar objetos e movê-los para as mais variadas direções. Silver aparece no circuito através do game Sonic the Hedgehog, onde ele veio do futuro para deter as Chamas do Desastre. Chamas do Desastre são um evento que ocorreu no passado da cidade de Soleanna, e que se forem despertadas podem acabar com o mundo. As Chamas do Desastre são comandadas pelo Iblis Trigger e Silver precisa descobrir quem é o Iblis Trigger. Somente com o sacrifício de Iblis as Chamas poderão ser detidas. Essa é a missão que Silver tem a descobrir. O personagem nem bem surgiu e já apareceu também em Sonic Rivals

Chaos e Perfect Chaos

Chaos é o nome do inimigo principal do jogo Sonic Adventure. Trata-se de uma das adaptações do enredo do Mega Drive nos jogos modernos. Há muito tempo ele tomava conta da Master Emerald, das Chaos Emaralds e das formas de vida conhecidas como Chao. Porém a civilização dos equidnas tentaram apoderar-se das Esmeraldas, e nisso machucaram vários Chao. Chaos, triste e enfurecido, usou o poder das pedras, e por isso causou uma grande destruição. Tikal acabou selando ele dentro da Master Emerald. Há muito tempo depois, no presente, ele é libertado e quer vingança. Ele reúne as sete esmeraldas, e absorve o seu poder, e começa a provocar destruições. Então, Chaos assume a forma de Perfect Chaos. Mas, por sorte Sonic conseguiu virar Super Sonic e fazer com que Chaos voltasse a ser como antes. Apareceu apenas em Sonic Adventure e em Sonic Battle, além do anime Sonic X.

 OUTROS PERSONAGENS (CONTINUAÇÃO)