ESPECIAL DREAMCAST

Página Inicial  Enquetes Entrevistas Quem somos Fale Conosco Matérias Especiais Arte Conceitual S.O.S Sonic (FAQ) Passe Carnival Night (!)


  Este é um console que muitos gostariam de ter, e os que têm, confirmam a qualidade do mesmo. É uma plataforma de 128 bits, assemelhando-se a um pequeno microcomputador, como nossos PC’s, com um desempenho muito bom! Vou falar um pouco sobre seus "circuitos", que fazem do Dreamcast um console muito superior, apesar da Sega ter parado de produzi-lo. Mas suas peças de reposição continuaram sendo produzidas e a Tec Toy afirma que continuará com a moral do videogame em alta aqui no Brasil (é o que esperamos...).

Memória

  O Dreamcast possui um total de 26 Mb de RAM total, sendo destinada 16 Mb ao sistema operacional, proporcionando muita sincronização com o jogo; 8 Mb de RAM de vídeo, que permite a resolução de incríveis gráficos em puro e real 3D; e 2Mb de RAM de áudio, confidenciando uma cópia mais que perfeita dos efeitos sonoros do jogo e de seu áudio.

Processador Central (CPU)

  O Dreamcast possui um processador central de 128 bits, o SH-4 da Hitachi, que trabalha à uma freqüência de 200MHz. Ele executa tarefas múltiplas dentro do console, num mesmo ciclo (pulso de disparo), sendo altamente eficiente para calcular rapidamente o processamento do 3D, com um desempenho total de 1.400 milhões de operações de pontos flutuantes por segundo (FLOPS ou ainda FPS), podendo processar quatro instruções de 32 bits, perfazendo um total de 128 bits. O SH-4 tem a capacidade de assegurar uma comunicação perfeita com o modem, não perdendo assim seu desempenho enquanto você navega pela Internet.

Processador de Vídeo

  Desenvolvido pelo grande fabricante de semicondutores NEC® e pela Videologic®, este chip apresenta a sua mais importante função no console: o processamento dos gráficos 3D, dando uma realidade incrível ao jogo. Tem um rendimento muito superior aos chipsets gráficos de hoje em dia, ocupando muito menos memória, da tecnologia 3DFX dos nossos PC’s.

Decodificador de Vídeo

  Além do poderoso processador 3D, o Dreamcast possui um processador decodificador de vídeo, suportando várias saídas de vídeo. Tem sua definição padrão em 640 x 480 pixels, numa freqüência aproximada de 60Hz. Possuí saída RGB e também pode ser conectado à um monitor VGA, se adaptado à um “transcorder” específico (geralmente NTSC para VGA). NTSC é o padrão de cor do Dreamcast, que não é suportado por televisores mais antigos.

Processador de Áudio

  O Dreamcast possui um puro som 3D, estéreo, simulando mais que perfeitamente a realidade. Vem equipados com um processador de áudio desenvolvido pela Yamaha®, o RISC DSP de 32 bits com 64 canais de áudio independentes, com suporte à 3D.

Sistemas de Refrigeração

  Bem, com todos esses integrados, ou melhor, super integrados, uma grande quantidade de calor é gerada em vista de sua capacidade de processamento. O Dream possuí uma ventoinha (chamada também de ‘cooler’) que permite a exaustão do ar quente do interior do console. Mas não é só isso: o Dreamcast possuí dutos que estão em contato com os semicondutores (SH-4 e processador gráfico de vídeo...) que dissipam calor. Nesses dutos, circula um líquido refrigerante, que passa por um dissipador , situado próximo ao cooler, mantendo-os a uma temperatura de trabalho adequada. Possui também um “interruptor térmico” (termistor), que quando o sistema chega a uma determinada temperatura, ele “trava” e desliga o sistema, impossibilitando a continuação no processamento de dados para o jogo, evitando prejuízos. Geralmente isso pode ocorrer por problemas na ventoinha de exaustão, que pode estar queimada, ou ainda emperrada pela poeira.

Modem

  O Dreamcast produzido no Brasil, não vem com modem. É um acessório á parte, devido à não terem aqui no Brasil, jogos com opção de “jogo on-line”, na época que o Dreamcast foi lançado (isso é coisa da Tec Toy...). Pode ser acoplado um modem de 56Kbps (Américas e Japão), que permite acesso à Internet para jogos on-line, navegar por sites e acessar e-mails. Um modem de 33,6 Kbps também pode ser acoplado, mas este é padrão para a Europa. É o primeiro console que vem acoplado com um modem, possibilitando ultrapassar várias barreiras entre o mundo dos games. É necessário ter um browser para navegar à Internet com o Dream, o Planet Web é um. Como provedor, o seu provedor pode ser utilizado na configuração das contas (Terra, UOL, iG, etc...).

Sistema Operacional

  O Dreamcast utiliza uma versão do Windows CE ®, desenvolvido pela Microsoft®, que pode ser comparado à um Windows 95/98/Me, com poucas diferenças (mas significativas) em seu modo de configuração. Este Sistema suporta o DirectX diretamente das bibliotecas gráficas do GD-Rom, com nenhuma sobrecarga no processador central, tornando o jogo o mais realístico possível.

GD ROM

  O GD é uma espécie de CD, mas com uma capacidade muito maior que um CD. Enquanto o CD tem uma capacidade de 640 Mb (MegaBytes), o GD-Rom possuí cerca de 1 Gb, (GigaByte). O GD Rom foi desenvolvido primeira mente pela Yamaha, para evitar a pirataria, pois o sistema de GD-Rom do Dreamcast é específico para este console. Entretanto, a pirataria vem se “sofisticando” cada vez mais hoje em dia, sendo este um detalhe já superado por ela.

  Além do GD-Rom, para assegurar uma taxa de transferência perfeita entre o disco do jogo (GD-Rom) e o sistema (console em si), a velocidade de movimentação do GD dentro do Dreamcast chega a 12 velocidades (12X), que pode carregar a memória do sistema em apenas 15 segundos. Sem dúvida, uma tecnologia muito avançada foi empregada na estruturação do Dreamcast (Hardware), possibilitando incríveis resultados nos jogos (Software).

Por Sonigor
Atualizado em: 07/04/2010