INFLUÊNCIAS NA SÉRIE SONIC

Página Inicial  Enquetes Entrevistas Quem somos Fale Conosco Matérias Especiais Arte Conceitual S.O.S Sonic (FAQ) Passe Carnival Night (!)

  Que a série Sonic the Hedgehog é uma das séries de games de maior sucesso ninguém duvida! Estranhamente, recentemente foi considerada apenas a nona maior franquia de games, o que causou certo estranhamento, já que se podia esperar algo mais. Entretanto, ainda assim, a estrutura dos jogos do Sonic, baseada em obstáculos e coleta de anéis em alta velocidade acabou sendo usada em muitos jogos de variados sistemas.

  Aliás aqui vale até mencionar uma questão delicada. Mario, o antigo rival do Sonic, também é um game de plataforma onde o objetivo é destruir os inimigos e coletar moedas para conseguir vidas. Entretanto, o Sonic tem alguns elementos de originalidade, que fazem um diferencial ao jogo, tais como os monitores de itens, os postes de estrela, os estágios especiais, as Esmeraldas do Caos, e o próprio estilo dos chefes.

  A questão das esmeraldas do Caos merece uma atenção especial. Muitos fãs observam com razão que o Super Sonic se parece muito com os Saiajins do anime Dragon Ball. Segundo a história que rola na net, isso se basearia devido à amizade que o criador do Sonic, Yuji Naka, teria com o criador de Dragon Ball. Naka, querendo homenagear o amigo devido ao sucesso do anime, criou então o Super Sonic com as SETE Esmeraldas do Caos. Se isso é verdade, nunca foi bem confirmado.

  Mas muitos jogos também completam seu enredo com a coleta de pedras preciosas. A foto acima é do game Rainbow Islands, um clássico do Arcade, adaptado também para Master System e Nes (Famicon ou Nintendo). Neste jogo há 7 esmeraldas, cada uma na cor do arco íris, mais ou menos igual aos jogos do Sonic. Vale dizer que este jogo foi lançado em 1988. As esmeraldas no caso servem para completar a palavra "Rainbow". O clássico Crash Bandicoot é outro game que também tem pedras para serem coletadas.

  Mas o objetivo desse especial é mostrar a influência dos jogos do Sonic em variados games, no Master System e Mega Drive, que foram sem dúvida a casa propulsora do Sonic. Vamos começar com o game Sparkster (fotos acima), que foi lançado para Mega Drive e também para Snes. Nesse game, o personagem tem um ataque de giro similar ao do Sonic e coletando as Sete Espadas Mágicas ele pode se transformar em Gold Sparkster. O ano é 1994.

  Outro jogo que apresenta semelhança é o High Seas Havoc (1993). Esse jogo, que foi lançado pela Data East, para Mega Drive, apresenta semelhanças físicas. No caso quem se parece com o Sonic é o seu protagonista, o pirata Havoc, lembra o Sonic. Além disso, ele tem que resgatar Bridget, que lembra MUITO, mas realmente muito, a Amy do antigo visual. O jogo possui powers ups, semelhantes aos jogos do Sonic, tais como botas de velocidade (dentro de tesouros, ok?) e as molas. O ataque de Havoc e o background do jogo também lembram os games do Sonic. As fases lembram zonas do Sonic 1, como StarLight Zone, Green Hill, Spring Yard; e do Sonic & Knuckles (Lava Reef, Sky Base).

  O cúmulo de semelhança com os jogos do Sonic está no fato de o game ter 7 fases com dois atos cada, sendo que enfrenta o chefe ao final e o final verdadeiro após resgatar uma esmeralda mágica.

  Já dissemos que a estrutura do jogo do Sonic não é algo novo, o próprio Mario já tinha, e foi a estrutura de jogos mais utilizadas nos sistemas de plataforma: correr, coletar alguma coisa, e destruir inimigos. Vários e vários jogos usam essa estrutura, como Vectorman, Tin Head, Tiny Toon Adventures, Donkey Kong, dentre outros. Cada qual com seu próprio estilo.

  Desses jogos, é bom mencionar o Tiny Toon Adventures (1993), que se assemelha ao Sonic porque você tem que coletar as cenouras e o personagem principal, o Perninha, corre igualzinho ao Sonic.

  Mas nem sempre a estrutura do jogo do Sonic foi utilizada em outros games. O jogo do Sonic também parece ter sido influenciado por outros games do Master System. O primeiro é o game Aztec Adventure (de 1987). Um dos seus chefões lembra muito o Chaos de Sonic Adventure. Não vai longe o vilão de SA ter sido baseado neste jogo... e temos também o jogo Dynamite Dux, de 1989, em que o herói é transformado num pato que de vez em quando solta algumas bombas. Esse personagem foi utilizado pela Sega como inspiração para a criação do personagem Bean the Dynamite no game Sonic the Fighters.

  Quem são os inimigos de cima? Aquele badnik do Sonic 2 que parece um polvo e que pula e atira (Octupus em Oil Ocean)? Aquele badnik da Green Hill Zone (Crabhammer)? Errado, ambos são montros do game "Wonderboy in Monster Land" (1987), na versão do Mega Drive e que foi lançado no Brasil como um hack autorizado e oficial feito pela Tec Toy sob nome de "Turma da Mônica na Terra dos Monstros" (1993). Teriam sido os badniks inspirados no game? E mais: neste game há ainda uma espécie de esmeralda chamada "Pedra Encantada". Ela serve para comprar mais magias. Pode ser que neste caso tenha havido influência para a série Sonic.

  O anel aí de cima lembra muito Knuckles' Chaotix, certo? Errado... pois é do jogo Super Metroid, de Snes, lançado em 1994, antes, portanto de Knuckles' Chaotix.

  Anéis muitos parecidos com os de Sonic podem ser vistos no Star Fox 64 de Nintendo 64 (1996). Ao longo das fases são coletado anéis, que são bem grandes e nada a ver com os da série Sonic. Ocorre que ao coletá-los, se gera uma miniatura que fica na tela do jogo. Essa miniatura fica com os anéis bem parecidos com os da série Sonic, inclusive na rotação.

  Em Pac Man World 2 (2002), o Pac Man tem um ataque chamado Rev-Roll que lembra um pouco o SpinDash e o Pell Out de Sonic CD. Veja um vídeo e conclua por si mesmo: http://www.youtube.com/watch?v=9OE8EmZ1B8U.

  A foto acima está aqui apenas por curiosidade. Em SADX há um badnik muito parecido com um de Mario 64 (1996), mas é apenas coincidência pois é apenas um inseto que fica na água. A foto vale apenas por curiosidade.

  Claro que todo jogo que tiver um ouriço vai ser parecido com o Sonic... mas fazer um ouriço azul com barriga com a mesma cor do Sonic já é de mais! A imagem acima é do jogo Lost Vikings (1992) de Super Nintendo, indicada pelo nosso visitante Diego Stun.

 A foto de cima é do game do Kirby Super Star (1995) de Snes. Vamos combinar que... um personagem azul com espinhos, parecendo um ouriço, não pode não ser mera coincidência!

  Não é bem um cameo, mas pode ser que seja mesmo uma homenagem, ou nada! Um ouriço azul no MMORPG Elsword.

  No game Super Adventure Island 2 (1995), de Super Nintendo, numa das fases há uma raposa amarela que voa, que recorda muito o Tails. Você pode ver melhor no vídeo http://www.youtube.com/watch?v=WRQ2NmhMXUg aos 5:39

  A foto de cima é do game do Conkers' Bad Fur Day (2001) de Nintendo 64 em que o personagem usa as caudas para voar e na foto acima, ainda por cima, vemos um cenário com os girassóis, marca registrada da série Sonic.

  Vale mencionar uma curiosíssima coincidência no game Soldner-X 2: Final Prototype (2010), um jogo de nave, em que existe nada mais nada menos que rings RIGOROSAMENTE IGUAIS às de Sonic. Veja no vídeo abaixo (agradecimentos ao JP Sonic):

  Viu o segundo personagem de acima? Achou alguma semelhança com o Sonic? Pois bem, trata-se do jogo Kodama para Android, que é uma espécie de "clicker", onde você coleta pequenos "espíritos" que saem das árvores. O jogo é da Prope, onde Yuji Naka trabalha atualmente.

 

  Também em um jogo de mobile para Android, temos o game Terra Battle, que teve um dia o evento chamado "Hedgehog Hullabaloo" com personagens convidados. Tais personagens foram desenhados por Naoto Oshima, que lembram muito os personagens da série. São eles:

  E assim encerramos esse especial, com o objetivo não de insinuar que o jogo do Sonic copiou outros jogos e nem que o jogo do Sonic foi copiado por outros games, mas sim para mostrar que no mundo dos games nem tudo é novo, o que vale é o diferencial de cada jogo e se o Sonic sobrevive há 25 anos (em 2016), é porque certamente o jogo teve o seu diferencial e sua identidade!

PS: não leve tão a sério este especial... não estamos afirmando que Sonic plagiou ninguém nem que plagiaram o Sonic, mas apenas algumas coincidências que poderiam ter alguma influência ou não!

Por: HKº
Inspirado nas idéias de Guilherme Moreira
Com algumas informações retiradas da Sonic Stadium
Atualizado em: 12/12/2015