MISTÉRIOS NOS JOGOS DO SONIC

Página Inicial  Enquetes Entrevistas Quem somos Fale Conosco Matérias Especiais Arte Conceitual S.O.S Sonic (FAQ) Passe Carnival Night (!)

  Em 1990 a Nintendo estourava no mercado graças ao seu famoso mascote Mario, e estava deixando seu rival SEGA com problemas. A Sega devia colocar alguém para embater de frente o "encanador bigodudo". Foi aí que surgiu a idéia do Sonic. No mesmo ano surge o comercial do anúncio do lançamento do jogo para o ano seguinte: o Sonic correndo em um deserto, que destrói um cacto que surge a sua frente.

  Em 1991 tem o lançamento do jogo e junto, o inicio dos mistérios: conforme o comercial, deveria haver uma fase em um deserto, do qual não havia no jogo e também alguns de seus sprites não usados no jogo que podem ser vistos pelo truque das 1000 faces:um óculos de mergulho, e um "s" vermelho... É perfeitamente compreensível que de um protótipo se retirem alguns elementos. Mas, para que será que eles serviriam caso estivessem ainda presentes no jogo? E a fase do deserto? Como seria?

  Em 1992 Sonic tem a sua continuação, evidentemente iniciando através de um protótipo. Neste protótipo foram inseridas várias fases. Alguns, após jogar Sonic CD, vêem a possibilidade de haver viagem no projeto original do Sonic 2. Analisando a música e background de algumas fases, isso não é algo impossível. Algumas fases que não foram colocadas são: Neo Green Hill, Wood Zone, Hidden Palace, Genocide City, dentre outras. Possivelmente por limites técnicos do Mega Drive, o projeto fora adiado para o game Sonic CD, que com a liberdade de espaço de armazenamento de um CD, pôde usar perfeitamente esse projeto.

  Em Sonic CD tivemos novos mistérios! Na tela de loading do game, que é um planeta (Little Planet), percebemos novamente um mundo de deserto. Isso não seria nada demais, não fosse o fato de que todos os mundos vistos na tela são alguma fase... menos a de deserto!!! Será que a fase de deserto havia sido novamente prevista para este game? Grandes pistas indicam que sim, visto que na pasta do game na percebemos que existe um level deletado.

  Em 1994 fora lançada a continuação do Sonic 2, o game Sonic 3. Novos mistérios! A tela de seleção de fases do jogo por algum motivo traz fases que não estão no jogo, e mais, seguindo o mesmo modelo da seleção do Sonic 1, aparece a miniatura das fotos de fases do Sonic 2... e dentre as miniaturas adivinha qual aparece? Hidden Palace. Isso remete novamente ao Sonic 2, frisando que Hidden Palace foi deletada às pressas por algum motivo, deixando no Sonic 2 alguns rastros (acesso por Game Genie e a música da fase). A tela de seleção de fases do Sonic 3, com fases que não têm no jogo, novamente demonstram que tudo fora cortado às pressas, principalmente tendo em vista o seu final fraco e sem sentido.

  A explicação melhor vem com o próximo jogo, Sonic & Knuckles, com a tecnologia lock-on. Com ela, é possível conectar os jogos anteriores da série Sonic, e jogá-los com Knuckles ou um game só de estágios especiais. Sonic & Knuckles sozinho também não faz muito sentido... isso porque a real noção do game se tem com a junção de Sonic 3, que funde o enredo dos dois jogos. Com isso, vira um único jogo.

  As surpresas vieram com as fases do Sonic & Knuckles... Musrhoom Hill, Sandopolis, Flying Battery... todas mencionadas na tela de seleção de fases do Sonic 3. Isso mostra que muito possivelmente, originalmente o Sonic 3 seria o game que hoje chamamos de Sonic 3 & Knuckles, mas por uma ótima sacada de marketing, a Sega preferiu dividir o game em 2, e lançar a tal tecnologia no Sonic & Knuckles. Agora faz sentido as fases estranhas na tela do Sonic 3. Sonic & Knuckles traz a fase Hidden Palace, mas bem diferente daquela que conhecemos pelo Beta. A fase de deserto foi usada agora... virou Sandopolis, e também é bem diferente da misteriosa foto que surgiu nos undergrounds do mundo dos games.

  Na realidade, tudo não pára por aí... em alguns locais, fora soltado o game Sonic Crackers. Que é este jogo? É um jogo em que o Sonic e Tails, desenhos no estilo do game Sonic 2, estão unidos por um anel eletrostático. Esse jogo não chegou a ser lançado, e acredita-se que tenha sido um protótipo abandonado. Em 1995 no 32X, foi lançado o jogo Knuckles Chaotix. Neste jogo, Knuckles e novos personagens ficam unidos por um.... anel eletrostático! Com isso, acredita-se que Sonic Crackers fora convertido neste jogo, dessa vez só com Knuckles, e cujas pistas principais são a presença de músicas iguais.

  E se você acha que parou por aí, se engana... no Sega Saturn foi feito um dos maiores estardalhaços. Anunciou-se com rigor o game Sonic X-Treme. O primeiro jogo do Sonic em 3 dimensões. Todos aguardavam com ansiedade por este jogo, cujas fotos iniciais nem eram tão promissoras, mas mesmo assim todos estavam adorando. Eis que de repente, a Sega cancela o projeto. Talvez tenham visto que a relação custo-benefício não fosse ser das melhores, e que talvez valeria a pena segurar um pouco. E de fato, a Sega conseguiu desenvolver um sistema de 128 bits - o DREAMCast (um sonho para os gamemaníacos!) - e nele lançou, nada mais, nada menos que no aniversário do ouriço, o game Sonic Adventure.

  Dizem que o bom marketeiro é aquele que consegue prender a atenção das pessoas e despertar a curiosidade. Deste modo, será que a Sega foi tão ingênua de esquecer de deletar os restos mortais de Hidden Palace no Sonic 2? O marketing é um jogo. E nesse quesito a Sega foi ótima. Faturou milhões com o ouriço, e talvez por estas e outras, os games clássicos do Sonic se tornaram imortais.

Por Death Sonic
Atualizado por: Hyper Knuckles
Atualizado em: 07/04/2010