a
        Museu do Sonic: 1998 - 2003
 

1998 - SONIC RENASCE

//Lançamentos

??/??: Sonic Jam (Tiger Game.Com)
11/11: Sonic R (PC)
23/12: Sonic Adventure (Dreamcast)

//Notícias

  A partir de 1998, mais uma vez temos novos rumos na carreira do Sonic. Já estava quase tudo pronto para o lançamento do novo videogame 128 bits da Sega, já com nome: DreamCast. O novo jogo que seria o carro chefe da Sega para o Dreamcast se chamaria Sonic Adventure, e teria como certos três personagens: Sonic, Tails e Knuckles. Com uma campanha publicitária agressiva (como era costume da Sega), mais e mais imagens incríveis eram divulgadas; as demos de Sonic Adventure pareciam irreais para os espectadores, eles se perguntavam se seria possível que um jogo tivesse uma capacidade gráfica tão bonita, quase perfeita. Inclusive passaram imagens e propagandas na MTV aqui no Brasil.

  Então em 27 de novembro de 1998, foi lançado o Dreamcast, com uma leva de mais ou menos dez jogos. Mas cadê o tão esperado Sonic Adventure? Ainda estava na fase de acabamento. Era para ter sido lançado junto com o Dreamcast, mas então foi passado para 14 de dezembro de 98, para enfim ser lançado em 23 de dezembro de 1998.

  Temos o primeiro lançamento do Sonic fora da Sega neste ano. O estranho Tiger Game.Com, um sistema portátil desconhecidíssimo, ganha o game Sonic Jam, com os estágios do Sonic 2, Sonic 3 e Sonic & Knuckles.

  Em 21 de Janeiro no Japão o game Sonic R ganha o seu Original SoundTrack com 12 músicas. Outro CD lançado no Japão - em 06 de Novembro - é o Sonic Team Power Player com as músicas dos mais variados jogos do Sonic, uma verdadeira comemoração para os 7 anos do ouriço. Em 02 de Dezembro é lançado também o CD Songs With Attitude, contendo os sons vocais de Sonic Adventure, com apenas 06 músicas. Um CD com um remix das músicas de Sonic Adventure também é lançado no Japão em 16 de Dezembro, contendo 10 músicas. Curiosamente, os CDs de Sonic Adventure são lançados antes do lançamento do jogo, que viria a ocorrer em 23 de dezembro.

  O game Sonic R é lançado para PC, com gráficos mais limpos, mais frameskip e efeitos de água. Foi publicado pela Sega Entertainment em 11 de Novembro nos EUA e na Europa e Japão no mesmo mês.

  Sonic Adventure é finalmente lançado em 23 de dezembro, pondo fim à angústia dos fãs. O som, os gráficos e principalmente a história dos seis personagens, que se entrelaçam entre si à medida que vão progredindo no jogo, o tornam um game quase perfeito. Nesse jogo temos novos personagens, diálogos dentro do jogo, a mistura de ação e aventura num único game! Enfim, um jogo quase perfeito! Sonic entra no mundo 3D com sucesso!

1999 - SONIC FORA DA SEGA???

//Lançamentos

//Notícias

  Um ano relativamente parado para o ouriço, mas que representou o romper de uma velha geração. Foi no ano de 1999, após 8 anos de sucesso de Sonic the Hedgehog, que finalmente os fãs de outros sistemas que não os da Sega ganharam a chance de ter os jogos do ouriço. Mas vamos começar por ordem cronológica. Com o sucesso absoluto de Sonic Adventure, é lançado em 20 de janeiro no Japão o OST do game. Lembrando que OST é Original Sound-Track, um CD com as músicas originais de um game.

  Em 30 de agosto é lançada a série Sonic Underground pela DiC Enterteinment. Trata-se de uma série animada do ouriço, no qual ele interage com outros dois novos personagens: o seu irmão Manic e a sua irmã Sonia. Juntos eles vão tentar descobrir o que aconteceu com os seus pais e terão de enfrentar o Dr. Robotnik e outros inimigos. A série foi feita pela divisão francesa da companhia.

  Em 9 de setembro finalmente sai o game Sonic Adventure para os EUA (e consequentemente para o Brasil) e em 14 de outubro para a Europa. A grande aventura 3D - estrelada por Sonic, Tails, Knuckles, Amy e os novatos Big e E-102 - chega aos dois continentes com pequenas correções em relação à versão japonesa. No Japão, a Sega lança também em 14 de outubro a versão corrigida do game.

  É lançado para PC e Saturn o game Sonic 3D Blast Flickies' Island no Japão em 14 de outubro também, até então o jogo só havia sido lançado nos EUA e Europa.

  A grande novidade do ano foi o primeiro lançamento de jogos do Sonic para outros sistemas que não os da Sega com o título Sonic Pocket Adventure (na realidade, o primeiro foi o Sonic Jam para Tiger' Game.Com, mas o game não teve a mesma importância e significado). Ao fazer um acordo com SNK de exportação de games a Sega fez uma espécie de remake do Sonic 2 com elementos dos outros jogos do Sonic para o portátil Neo Geo Pocket, estreado pelo ouriço e com o Tails como opção secreta. Um super jogão, com vários elementos extras e novidades em relação aos jogos clássicos do Sonic. O game estreou nos EUA em 3 de dezembro. No acordo recíproco, o Dreamcast ganhou com exclusividade o game The King of Fighters 99 Evolution. A Sega lançou também Puyo Puyo para o Neo Geo Pocket.

2000 - O ANO DAS CINZAS

//Lançamentos

//Notícias

  Um dos anos mais parados para o ouriço, se não o mais. No começo do ano, Sonic Pocket Adventure é lançado no Japão em 11 de janeiro. Trata-se do primeiro jogo do Sonic para outros sistemas e que traz Sonic no mundo dos games clássicos, lembrando o game Sonic 2 do Mega Drive. É lançado em 14 de novembro nos EUA e em 21 de dezembro no Japão o game Sonic Shuffle. Trata-se de um game de tabuleiro semelhante ao Mario Party, com vários minigames e coisas do gênero. Mais indicado para crianças e para diversão em família, não é um grande game. Após dois anos mornos e o fracasso do ano 2000, os fãs esperavam da Sega maiores novidades para 2001. Confira se isso ocorreu a seguir.

2001 - 10 ANOS DE SONIC!

//Lançamentos

//Notícias

  O ano 2000 foi um ano muito especial para o ouriço. Trata-se do seu aniversário de 10 anos de lançamento do Sonic the Hedgehog para Mega Drive. Uma década de sucessos, deslizes, mas muitos jogos que encantaram toda uma geração. O ano começa com o lançamento de Sonic Shuffle na Europa em 9 de março. Chega o dia 23 de junho e o ouriço comemora com chave de ouro os seus 10 anos. É lançado para Dreamcast o game Sonic Adventure 2 simultaneamente para Europa, América e Japão. O jogo traz novamente o estilo tri-dimensional real trazido por Sonic Adventure, com dois novos personagens:Shadow the Hedgehog e Rouge. Shadow é um ouriço negro misterioso e Rouge um morcego fêmea caçadora de pedras preciosas (alguma relação com Nack?). O ouriço será perseguido numa prisão e terá que contar com a ajuda de Tails para escapar. É considerado por muitos até hoje como o melhor jogo do Sonic das gerações tri-dimensionais. Junto com o game é lançado também o seu OST.

  As comemorações do aniversário do ouriço se deram primeiro em Osaka, a sede da Sega no Japão e cidades vizinhas, no sábado, dia 23/06/2001, e depois nos EUA. Alguns fãs puderam receber e/ou encomendar o kit comemorativo de dez anos do Sonic, incluindo um CD dourado com as músicas dos jogos clássicos, um livro contando a trajetória do game e um estojo, escrito "Happy Birthday Sonic". Além disso, foi vendido um anel, cubo tri-dimensional e uma estatueta do ouriço, nas mãos de apenas 500 fãs. Uma comemoração inesquecível.

  Em 22 de agosto é lançado no Japão um novo CD do game Sonic Adventure 2, dessa vez contendo apenas as músicas cantadas. O OST também foi lançado, mas em 5 de setembro, contendo todas as músicas do jogo.

20 de dezembro - Japão: é lançado Sonic Adventure 2 – Battle para o Nintendo Game Cube. Era o segundo game do ouriço para sistemas fora da Sega e dessa vez representou um novo marco: o ouriço definitivamente chegava à Nintendo, enquanto o Mario jamais fora lançado para a Sega. O jogo se trata do Sonic Adventure 2 com algumas diferenças como: gráficos melhorados, opção "two-players" nova, fases mais difíceis e novos extras. No mesmo dia é lançado o segundo jogo do Sonic para Nintendo: Sonic Advance é lançado para o Game Boy Advance. O jogo traz de volta às telas dos games o estilo clássico do Sonic, com fases em plataformas bidimensionais, onde o seu objetivo é juntar o maior núemro de anéis em menor tempo. A grande novidade é que o jogo é estrelado além de Sonic e Tails, também por Knuckles e Amy. Para fechar o ano, a CoroCoro Comics começa a publicar um mangá do ouriço.

2002 - UMA NOVA ERA

//Lançamentos

//Notícias

  Logo no início do ano, em 3 de janeiro é lançado nos EUA o OST do game Sonic Adventure 2. Em fevereiro, dia 04, é lançado o Sonic Advance para Game Boy Advance nos EUA e em 08 de março na Europa. O game é uma aventura no estilo clássico do ouriço, com muita velocidade e ação, com quatro personagens jogáveis: Sonic, Tails, Knuckles e Amy. É a vez também dos americanos (em 12 de fevereiro) e europeus (em 3 de maio) conhecerem o game Sonic Adventure 2 - Battle para Game Cube. O jogo representa a nova geração de games do Sonic, com elementos extras em relação à versão do Dreamcast.

  No dia 12 de novembro foi lançado nos EUA o jogo Sonic Mega Collection, para Game Cube. Trata-se na verdade de uma espécie de Sonic Jam do Saturn para o Game Cube. É uma coletânea que reúne Sonic 1, Sonic 2, Sonic 3, Sonic & Knuckles e seus jogos derivados, além de outros games clássicos do Mega Drive. Era a chance dos novos fãs conhecerem as raízes do ouriço. O game é depois lançado no Japão em 19 de dezembro.

  Outro lançamento foi o Sega Smash Pack para Game Boy Advance, uma mini coletânea de jogos clássicos da Sega em 23 de setembro. Dos games do ouriço, esteve presente o Sonic Spinball, originalmente lançado em 2003 para o Mega Drive. Os outros dois jogos são: Golden Axe e Ecco the Dolhpin, ambos do Mega Drive.

  No fim do ano, em 19 de dezembro no Japão, foi lançado a continuação do Sonic Advance, com Sonic Advance 2. O game superou as expectativas dos fãs, trazendo uma nova personagem e dessa vez sendo mais original que a primeira versão, com novos elementos durante as fases, como os SP Rings. O jogo trouxe como personagens o Sonic, Tails, Knuckles, Cream & Cheese e secretamente a Amy.

2003 - O ANO DO SONIC?

//Lançamentos

//Notícias

No ano de 2003 a Sega procurou investir pesado na imagem do ouriço. Talvez por ter feito o mesmo há exatos 10 anos atrás, em 1993, quando a empresa patrocinou corridas de Fórmula 1 (um dos patrocínios mais caros do mundo). No começo do ano finalmente saiu o Sonic Advance 2 para os EUA em 10 de março e para a Europa em 18 de março.

 Em abril temos a grande novidade do ano: é o lançamento do anime japonês Sonic X produzido pela TMS Enterteinment. Nele, Sonic, Tails, Knuckles e mais os personagens da série Advance (Cream e Amy) e Adventure (Big, Rouge, Shadow e E-102) vão parar na Terra graças ao Controle do Caos. Na Terra, Sonic terá que salvar o planeta dos planos de Dr. Eggman e contará com a ajuda de um garoto chamado Chris e seu avô Chuck. O anime foi recebido com muitas expectativas e foi aprovado pela grande maioria dos fãs. Sonic X estreou em 06 de abril na TV Tokyo, no Japão.

  Em 27 de maio nos EUA temos o primeiro lançamento do ano: é o game Sonic Pinball Party. O game, como o nome sugere, é propriamente um game de Pinball (os fãs não aprovaram a mistura de ação com Pinball em Sonic Spinball do Mega Drive). São várias mesas em que há inúmeros pequenos desafios e à medida que o jogo progride o usuário libera puzzles e mini-games. O game foi o primeiro do Sonic para Game Boy Advance publicado pela Sega of America. O jogo sai no Japão em 17 de julho e na  Europa em 31 de outubro.

 Em 17 de junho nos EUA os usuários do GameCube ganham uma versão de Sonic Adventure modificada intitulada Sonic Adventure DX. Dessa vez com correção de bugs e aperfeiçoamento gráfico e sonoro. O jogo trazia ainda os jogos do Game Gear escondidos. O jogo foi lançado no Japão em 19 de junho e na Europa em 27 de junho.

  Em junho no Japão o Mc Donald's lança os mini-games do Sonic para o Mc Lanche Feliz. Eram seis ao todo: Sonic Speedway, Shadow Grinder, Knuckles Soccer, Sonic Action Game, Tails Sky Patrol e Aiai's Banana Catch (de um personagem de jogo feito pela Sonic Team). Outros games são lançados pela empresa na Europa em Agosto: Sonic Skateboard, Tails Soccer, Knuckles Baseball, Amy & Rouge Tennis, Shadow Basketball e Cream Flower Catch.

  Em 7 de outubro é a vez de outro sistema ganhar os jogos do Sonic. É o celular-videogame Nokia N-Gage, que ganha o game Sonic N. O jogo é uma versão do Sonic Advance um pouco mais simplificada, não incluindo por exemplo o Chaos Garden. O terceiro e último lançamento do ano é o jogo Sonic Battle para Game Boy Advance, lançado em 04 de dezembro no Japão. É um jogo que mistura luta e elementos de RPG. Sonic descobre um misterioso robô capaz de roubar os golpes e habilidades e isso acaba sendo um problema para o ouriço. O game é um dos preferidos do ouriço para Game Boy Advance até hoje.

  Após anos sem lançamentos de jogos para PC a Sega lança em 18 de dezembro o Sonic Adventure DX no Japão para os computadores portáteis. O jogo requer uma máquina relativamente boa para poder rodar. A versão para PC também inclui os jogos do Game Gear.

  Finalmente, no fim de dezembro temos o lançamento do ano: Sonic Heroes, produzido pela equipe americana da Sega. O jogo reúne quatro equipes de três personagens onde cada um representa uma habilidade especial: Vôo, Força e Velocidade. Os três elementos precisam interagir para o usuário conseguir chegar até o final do jogo, que possui ótimos gráficos. O jogo foi o primeiro game do Sonic lançado simultaneamente para três sistemas diferentes: Playstation 2, Xbox e Game Cube.

Voltar (Parte 2)

 

Continuar (Parte 4)