a
        Museu do Sonic: 2009 - 2017
 

2009 - PROCURANDO UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

//Lançamentos

10/02 Sonic's Ultimate Collection (PS3/XBOX 360)
03/03: Sonic Black Knight (Wii)
13/10: Mario & Sonic at Winter Games (DS/Wii)
??/09: Sonic PC Collection (PC)

//Notícias

  O ano de 2009 começou com desconfiança por parte dos fãs e do mundo dos gamers. Cada vez mais parceria ficar evidente que algo precisa ser feito para o Sonic ser salvo no ano em que o ouriço completou 18 anos.

  Em 28/01 é lançado no Japão o álbum Planetary Precies, OST de Sonic Unleashed. Sonic Unleashed é lançado também no Japão para Xbox 360 e Play 3, em 19/02, sob o nome Sonic World Adventures. É lançado em fevereiro (dia 10 nos EUA), o Sonic's Ultimate Collection, coletânea que só levou o nome do Sonic nos EUA, com jogos do Mega Drive, incluindo Sonic, lançado para Xbox 360 e Playstation 3.

  Em 03/03 nos EUA é lançado o Sonic Black Knight, para Nintendo Wii, jogo que trouxe Sonic e os outros personagens num enredo mais uma vez spin-off, com direito a espadas e tudo. O ouriço sofre seu novo revés, talvez já esperado pelos fãs: a IGN atribui nota 3,5 para o game Sonic and the Black Knight, nota inferior a Sonic Unleashed. O review é criticado, sendo considerado precipitado. Tanto o é que a Gaj-It atribuiu nota 8 ao game. Em 12/03 o jogo é lançado no Japão e Europa.

  Em 08/04 é lançado o OST de Sonic Black Knight, Face to Faith no Japão (como sempre) e também Tales of Knighthood. Sonic completa em 23/06 os seus 18 anos e pouca comemoração é feita pela Sega. Cada vez mais fala-se na crise do ouriço e este é um assunto recorrente em blogs e revistas especializadas. Sites de Sonic simplesmente esquecem do aniversário do ouriço.

  No segundo semestre, são anunciados os jogos Mario & Sonic at Winter Games, em que novamente teríamos Sonic e Mario num mesmo game, disputando as Olimpíadas de Inverno de 2010. E Sonic & Sega All Star Racing, jogo de corrida de automóveis que traria os personagens da série Sonic e da Sega, numa espécie de Sonic Drift next-gen. Ambos os jogos foram esperados com expectativa normal.

  Somente em 06/08 é lançado o Sonic Chronicles no Japão. Em 13/10 nos EUA é lançado o Mario & Sonic Winter Games, para DS e Nintendo Wii. Embora não massacrado nos reviews, ganha uma nota inferior ao de Olympic Games, mas ainda foi considerado um jogo divertido e recomendável. Trata-se dos personagens de ambas as séries disputando jogos olímpicos de inverno.

  No Japão o game ganha o título Mario & Sonic at Vancouver Olympic, lançado em 19/11. Em 16/12 é lançado um OST comemorativo com músicas de vários jogos do Sonic, Sonic the Hedgehog: True Colors. A curiosidade do ano fica por conta da revelação em entrevista do porquê o Sonic ser azul: porque a cor da Sega é azul. O que mais poderia ser?

  Em setembro é lançado exclusivamente na Austrália Sonic PC Collection, coletânea com todos os jogos do Sonic modernos lançados para PC: Sonic Adventure DX, Sonic Heroes, Sonic Riders e Mega Collection Plus.

  2009 encerrou sem conseguir ainda levantar o ouriço. A Sega prepara então um de seus maiores esquemas de Marketings, lembrando muito os augustos anos 90: anuncia um novo projeto revolucionário: Project Mr. Needlemouse. E não revela mais nada a respeito. Não cita personagens, não cita do que se trata.

  Inicia então uma espécie de gincana interativa com os fãs. Com a participação em Enquetes e Fóruns, a Sega libera pouco-a-pouco informações sobre o tal projeto. Brincando com o chamado Sonic Cycle, a Sega anuncia vários personagens que poderiam ser jogáveis no game, sobretudo o novo amigo do Sonic, Mr. Needlemouse. Seria a volta gloriosa da Sega e do Sonic?

  Por fim é anunciado mais uma coletânea para DS: Sonic Classics Collection.

2010 - VAZAMENTOS, VAZAMENTOS E MAIS VAZAMENTOS

//Lançamentos

02/03 Sonic Classics Collection (DS)
12/10 Sonic 4: Episode 01 (360/WII/PS3/IPHONE)
04/11 Sonic Free Riders (360)
11/11 Sonic Colors (WII/DS)

//Notícias

  2010 inicia como 2009, 2008 e 2007: sem expectativas. Uma espécie de "vamos ver", por parte dos fãs. Contudo, o Project Needlemouse movimenta as web comunidades. A Sega segue com a gincana de revelação de informações e ao final descobre-se que, afinal, Needlemouse não é nenhum personagem novo.

  Este era na realidade o nome originário que seria dado ao Sonic. Somente após quase 19 anos da criação do Sonic essa informação é revelada oficialmente. A Sega então anuncia que o projeto corresponde ao game Sonic the Hedgehog 4, um game que seria feito em Episódios, e que será a continuação direta do game Sonic 3. Portanto, em 2010, teria o Episode 1.

  Os fãs entram em expectativa e a Sega começa a soltar as informações de pouco em pouco. As primeiras decepções aparecem quando o projeto parece revelar-se um jogo novo, feito com o estilo de Sonic Rush, mas com uma espécie de remake de Sonic 1 e Sonic 2. Seria um jogo novo do Sonic em 2D, em Alta Definição. O objetivo da Sega foi brincar e superar com o Sonic Cycle, um ciclo criando por alguns usuários de internet, expressando os fracassos da franquia: http://gamesareevil.com/wp-content/uploads/2010/02/sonic_cycle.jpg

  São anunciadas as plataformas: Wii, PS3 e Xbox 360 e uma quarta plataforma ainda não revelada. Porém, a grande novidade é que o jogo não seria em mídia física, mas via download, através das redes de cada sistema. Tudo parecia correr com naturalidade, quando começou a partir de fevereiro e março uma série de vazamento de informações.

  Um usuário chamado Infinity, consegue por alguma forma, descobrir informações do jogo e praticamente revela o jogo todo antes da Sega. Quase todas as fases tornam-se conhecidas, vídeos, badniks. A trilha sonora é vazada. O site é hackeado e descobre-se outras informações. A Sega tenta a todo modo reverter os vazamentos removendo tudo que diga respeito em sites, YouTube. Mas a velocidade da informação da internet é superior à velocidade da Sega. A Sega reformularia Sonic 4, Episode 1. Entretanto, praticamente permaneceu o jogo que foi vazado.

  Vamos aos lançamentos do ano.  Em 02/03 é lançado para Nintendo DS a coletânea Sonic Classics Collection nos EUA. Trata-se de uma coletânea de Sonic 1, Sonic 2, Sonic 3 e Sonic & Knuckles. É lançado Sega & Sonic All Star Racing, para Wii, Playstation 3, Xbox 360, Nintendo DS e também para PC.

  Algo dá errado, pois para PC o jogo seria via download e até o momento a Sega ainda não liberou o download do jogo no site oficial. Resultado: a pirataria chegou antes do tempo e disponibilizou o jogo. Em alguns lugares da Europa o jogo é lançado em mídia física. Oficialmente, pelo site da Sega of America, ainda não é possível comprar o jogo.

 Oficialmente o jogo é lançado em 23/02 nos EUA. É lançado para celulares a versão oficial do jogo Sonic & Sega All Star Racing. O mundo dos celulares, aliás, contém vários jogos do Sonic.

  É anunciado no segundo trimestre o game Sonic Colors (Colours, na Europa). O jogo é anunciado como um jogo do Sonic num mundo todo colorido, onde o ouriço deve interagir com os Whisps, que são uma espécie de ETs coloridos. O jogo mostra muita velocidade e belíssimos cenários. Logo desponta como um grande jogo. É anunciado para Nintendo DS, onde o jogo parece ter a cara de Sonic Rush e para Wii, onde o jogo foi apelidado de Sonic Unleashed 2, porém só com fases do Sonic. Cada novo vídeo mostra um jogo espetacular e grandes expectativas surgem e mais uma vez acredita-se que a Sega superará o Sonic Cycle. Porém, uma entrevista de produtor preocupa, pois classifica Sonic Colors como jogo infantil.

  A quarta plataforma é revelada e para decepção dos fãs não era PC, mas sim iPhone. É assim que em 12/10 é lançado o game Sonic 4: Episode 1. A versão do Wii é a mais simples de toda, com limitações na trilha sonora e gráficos. A versão de Xbox 360 e PS3 é HD e possui trilha melhor. A versão do iPhone é a mais fraca de todas, com mais limitações.

  O fato é que Sonic 4 Episode 1 surpreendeu nos reviews mundo afora. Frases como Sonic está de volta foram usadas em diversos reviews. Até mesmo a IGN dá nota alta ao jogo, 8,0, superior à nota dada por muitos fãs. Os fãs entretanto, se dividem: parte consideraram o jogo como a volta do Sonic e outra parte - da qual nós da Power Sonic nos enquadramos - achou o jogo apenas bom, não sendo qualquer espetáculo. Para os acostumados aos Sonic plataforma do Mega Drive, não vai faltar uma certa decepção. A trilha sonora é uma das mais fracas de toda a série Sonic. Alguns bugs parecem erros primários. E o sprite do Sonic fica muito estranho.

  Após o lançamento do Sonic 4, é lançado o demo do Fan Game Sonic Fan Remix, um game em 2D com gráficos em alta definição. A comparação com Sonic 4 foi inevitável e fãs radicais (especialmente os classicistas) aproveitam o game para alfinetar Sonic 4, dizendo que o fan game ficou melhor que o próprio jogo da Sega. Declaração polêmica de Yuji Naka corre a internet, dizendo que a engine do jogo ficou melhor que a de Sonic 4.

  É anunciado o game Sonic Free Riders para Xbox 360, a ser usado com o acessório Kinnect. Trata-se de uma adaptação de Sonic Riders, onde o usuário usará o próprio corpo enquanto joystick. As prévias apontam para um jogo falho e decepcionante.

  Em 11/11 é lançado Sonic Colors oficialmente, após ter vazado a ISO na internet. O jogo se mostra fantástico, porém mostra uma grande divisão nas análises. O jogo chega a receber em algumas análises notas mais alta que o de Sonic 4 (IGN dá nota 8,5). Mas algumas análises detonam o jogo e chegam a dar nota inferior a Shadow the Hedgehog. A Destructoid dá 4,5; GameTraillers 6,4. O fato é que o jogo agradou demais, mostrou um jogo dinâmico, rápido, veloz, como deve ser o mundo Sonic.

  Em 04/11/2010 é lançado Sonic Free Riders. O jogo foi lançado e confirma as expectativas iniciais: um jogo decepcionante, com falha no sistema do Kinect, não se podendo precisar se o problema está no equipamento ou se no jogo. O fato é que dos 3 games lançados no ano, é considerado o mais fraco de todos. Recebe nota 7,5 da IGN. Em 22/12 é lançada a OST Vivid Sound x Hybrid Colors, a OST de Sonic Colors.

  2010 encerrou como um bom ano para o ouriço, apesar de alguns contratempos, sobretudo o vazamento de Sonic 4. O fato é que pode-se dizer que Sonic voltou. Não faltou expressões do tipo "Sonic voltou!". Especialmente com Sonic Colors. Foi um dos melhores anos do Sonic. Talvez o melhor desde 2001. A Sega parece estar acertando a dose. Os fãs cobram por melhorias no Sonic 4 Episode 2.

2011 - A NECESSIDADE DE MANTER A QUALIDADE PARA SONIC NÃO DECAIR

//Lançamentos

??/11 Sonic CD (Android)
01/11 Sonic Generations (PC/360/PS3/3DS)
04/11 Mario & Sonic at London 2012 Games (Wii)

//Notícias

  2011 começou como um dos anos mais fracos do Sonic. Em 3 meses não havia saído nenhuma novidade do Sonic. Para ajudar ou piorar, um terremoto no Japão acabou complicando um pouco mais as coisas. A partir de abril/maio, voltou-se a ter novidades do ouriço.

  Um boato correu no final de 2010, sobre o fato de que como em 2011 Sonic completa 20 anos, a Sega estaria para fazer um jogo comemorativo. A informação teria sido dada por algum funcionário ligado à Sega. Ao se manifestar a respeito, a Sega - que nunca foi boa em desmentir boatos - simplesmente disse "Sem comentários". O jogo foi apelidado de Sonic Anniversary.

  No segundo trimestre de 2011, o jogo foi revelado sob o nome Sonic Generations, divulgado inicialmente para 360 e PS3.

  Assim como já havia sofrido anteriormente, a Sega voltou a ser vítima de vazamento de informações. Desta vez, por culpa da própria empresa. Na lista de relatórios fiscais e contábeis feita para os acionistas da Sega, acidentalmente acabou constando o jogo Sonic Generations para 3DS e para PC, quando o jogo apenas havia sido anunciado oficialmente para Xbox 360 e Playstation 3.

  A Sega imediatamente trocou a lista, retirando a informação. Porém, ao decorrer de maio, revistas vieram a confirmar o jogo para o 3DS, sendo tal informação confirmada pela Sega. A versão de PC. Primeiro numa feira de games no Brasil, a Sega mandou o catálogo de jogos, onde acidentalmente incluiu Sonic Generations para PC. Segundo, em um e-mail para um usuário, a Sega teria igualmente confirmado o Generations para PC. Ficava o mistério...

  O jogo veio finalmente a ser lançado em 01 de Novembro para PC, PS3, 360 e 3DS. O game é um jogo comemorativo, em que o Sonic clássico e moderno se reencontram para passar pelas fases de diferentes gerações de games do Sonic, desde a clássica Green Hill Zone às fases de Sonic 2006 e Sonic Unleashed. O jogo agradou muito aos fãs e tornou-se um dos games preferidos da franquia.

  No mesmo catálogo enviado para a feira de games no Brasil, a Sega deixou vazar mais uma informação: o jogo Mario & Sonic at London Olympic Games, para Wii e Nintendo 3DS. Novamente a Sega vaza informação antecipadamente. O Jogo é confirmado e lançado oficialmente em 15/11 para o Wii, sem muito o que comentar, visto ser mais um jogo da franquia Mario & Sonic.

  Um outro boato deu conta de 2011, de um jogo exclusivo para o 3DS. Ocorre que tal jogo nunca foi anunciado, sendo que os games de Sonic lançados para 3DS acabaram sendo apenas o Sonic Generations e o Mario & Sonic mesmo.

  Em comemoração aos 20 anos do Sonic, em 23 de junho, a Sega anunciou o OST Sonic Adventure 2: Original SoundTrack 20th Anniversary Edition, lançado no Japão, com as músicas de SA2. O aniversário do Sonic foi comemorado mundo afora com dois eventos. Um primeiro de iniciativa de fãs, chamado Summer of Sonic, contando com patrocínio da Sega. O segundo chamado Sonic Boom e feito no dia do aniversário do Sonic, feito pela Sega. Os 20 anos do Sonic foram comemorados de forma tímida.

 Ainda em 2011, Sonic Adventure DX foi relançado na coletânea Dreamcast Collection para Steam (PC), onde é possível baixar o Sonic Adventure DX, além de Crazy Taxi, Space Channel Part 5 e Sega Fishing. O destaque é que o port de SADX foi baseado na versão de Cube e não a anterior de PC.

  Sonic CD ganha uma versão para celular no sistema Android. Com a modernização dos aparelhos de celular, os jogos Java são descartados e agora a febre começam a ser jogos Android e iOS. Por fim 2011 termina com os anúncios e expectativas de Sonic 4: Episode II, que viria a ser lançado apenas em 2012.

2012 - RELANÇAMENTOS E UMA INDAGAÇÃO: CHEGOU O FIM DOS FAN SITES?

//Lançamentos

01/01 Mario & Sonic London 2012 Olympic (3DS)
15/05 Sonic 4: Episode II (360/PS3/PC/iOS)
18/11 Sonic Jump (iOS e Android)
28/11 Sonic & All Stars Racing Transformed (360/PS3/PC)

//Notícias

  O ano de 2012 começou já quente, com todas as notícias sobre as mudanças para o Sonic 4: Episode II. No primeiro bimestre do ano, a expectativa aumenta em torno do jogo. Ainda no começo do ano, em janeiro, uma corretora de seguros fez uma ação comercial nos EUA utilizando a imagem do Sonic, ficando o seu vídeo muito popular na Internet:

  No Japão é lançada a Ost oficial do game Sonic Generations em 11/01. Como as demais Osts, não foi lançada fora do Japão. Ainda em Janeiro começam os boatos sobre Sonic 4: Episode II sair para PC, deixando os fãs animados.

  O game Mario & Sonic at London Games 2012 já havia sido lançado para Wii, mas ainda estava em fase de desenvolvimento para o Nintendo 3DS, vindo a ser lançado em 09/02/2012. Sonic 4: Episode II é confirmado para PC e a Sega divulga em fevereiro notícia de que os jogos do Sonic tiveram ótimas vendas em Dezembro de 2011, o que abre a expectativa de um ano quente para o ouriço.

  Sonic Triple Trouble é relançado para o Nintendo 3DS. Em março pela primeira vez cai na Internet um vídeo sobre o brinquedo Waku Waku Patrol Car, um mini-game de 1992, em fliperama, lançado apenas no Japão:

  Assim como ocorreu com o Sonic 4: Episode I, alguns usuários conseguem ter acesso à versão beta do Sonic 4: Episode II antes de seu lançamento oficial, novamente revelando falha no esquema de segurança da Sega. O game é lançado oficialmente em 15/05/2012, para PSN, Xbox Live e PC Steam. É lançado para PC junto também o Episódio I. O jogo trouxe um extra chamado Episode Metal, de modo que quem tivesse o Episode I, poderia destravar um episódio extra no Episode II, apenas com o Metal Sonic. Usuários de PC, contudo, relatam terem conseguido liberar o Episode Metal mesmo sem ter o Episode I instalado. O jogo é polêmico e divide os fãs, sendo que os chamados "classicistas" novamente reclamam do jogo. Nintendo Wii fica de fora....

  É anunciado Sonic & All Stars Racing Transformed, nova versão do game Sonic & Sega All-Stars Racing, e que agora traz como diferencial a jogabilidade aquática e aérea. O game é anunciado para WiiU, PC, Playstation 3 e Xbox 360, além de uma versão 3DS. O game é lançado em 16/11/2012 para Playstation 3 e pouco depois para as demais plataformas. Já a versão 3DS fica para 2013.

  Em Agosto os fãs ficam empolgados com as notícias de uma aparição de Eggman em um filme da Disney. Começa uma boataria sobre o que seria este filme. O sonho de muitos fãs se realiza: Sonic Adventure 2 finalmente acaba com a exclusividade de Game Cube e é anunciado para um relançamento em HD para Playstation 3, Xbox 360 e PC. O game foi anunciado em Agosto e lançado em 03/10/2012. Sonic Adventure também foi relançado.

  Uma imagem do Sonic e do MegaMan começa a rolar na Internet e surge um boato de um game com os dois personagens. Ao final descobre-se que não era um game, mas sim uma série especial da Archie Comics, com um cross-over entre as séries.

  Começam as Olimpíadas de 2012 e uma imagem curiosa ganha a Internet. Um atleta de Porto Rico chamado Javier Culson, que ganhou medalha de bronze:

  O game Sonic Jump, que havia feito sucesso para celulares Java, ganha uma versão moderna em Android e iOS e é lançado em 18/10/2012. Sonic the Fighters também entra na onda dos relançamentos e ganha uma versão para Xbox Live e PSN (PC Steam de fora). O jogo é relançado em 28/11/2012, com uma novidade: Honey the Cat veio como personagem jogável.

  Por fim, lembra o filme do Dr. Eggman? O tal filme ao longo do ano foi revelado com mais detalhes, é o filme Detona Ralph, que traz o mundo dos games nas telas do cinema e Sonic e Eggman garantem participação. Devido à empolgação dos fãs do Sonic em ver o ouriço no cinema, piadas começam a tomar conta da Internet, chamando o filme de "Filme do Sonic", embora o ouriço em si faça poucas aparições.

  2012 não foi um ano ruim para o Sonic enquanto jogos. Diversos relançamento, o lançamento de Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed e Sonic 4: Episode II. Contudo os fãs sentem falta de um jogo sólido, da série, ao estilo de Sonic Adventure (ou mesmo Unleashed e Generations). O grande golpe de 2012 não foi sobre os jogos do Sonic, mas sobre a comunidade Sonic: a comunidade Sonic de língua portuguesa praticamente reduz drasticamente sua participação na Internet. Os fóruns perdem espaço. Tradicionais comunidades, como o Fórum Portal Sonic, comunidade que já foi a maior comunidade de Sonic do Brasil e ganhou inclusive prêmio, praticamente fica sem atividades; diversos sites de Sonic reduzem suas atividades; o Sonic Zone Fórum, que vinha se mostrando até então como uma comunidade promissora, reduz drasticamente suas atividades. Por que tudo isso? O Facebook vira moda no Brasil, mais do que o Orkut havia virado em sua época, e consegue fazer com que os fan sites percam seu espaço e as pessoas passem a trocar todas as formas de interação, como MSN, fóruns e conteúdos de fan sites, pelo Facebook. Isso leva a uma crise na comunidade e a uma diminuição no papel dos Fan Sites, o que faz 2012 terminar com uma indagação: chegou o fim da era dos fan sites?

2013 - NOVA EXCLUSIVIDADE DO SONIC NA NINTENDO, SONIC BOOM E HIDDEN PALACE

//Lançamentos

08/02 - Sonic & All-Stars Racing Transformed (3DS)
07/03 - Sonic Dash (iOS e Android)
18/10 - Sonic Lost World (3DS e Wii U)
08/11 - Mario & Sonic at the Sochi 2014 Winter Games (Wii U)

//Notícias

  Após um fim de 2012 meio desanimado, 2013 começou a todo vapor com diversos boatos, como é costume em todo início de ano. Um site japonês misterioso divulga o boato de um novo jogo do Sonic, Sonic Propel. Vários sites internacionais como TSSZ e TSS divulgam, mas depois se descobre que era apenas trollagem.

  Novos rumores tomam conta da comunidade no início de 2013. Uma imagem que ninguém sabe a origem sugere a continuação de Sonic Adventure a ser anunciado em 03/03/2013. Fãs ficam empolgados com o possível Sonic Adventure 3. Infelizmente era mentira e ninguém sabe quem foi que inventou o boato. Em 08/02 é lançado o Sonic & All-Stars Racing Transformed para 3DS.

  No Rio de Janeiro, uma equipe de Futebol que tem o Sonic como mascote disputou a primeira divisão do Campeonato Carioca. É o Quissamã Futebol Clube. O time não conseguiu bons resultados. Em fevereiro um empregado da Sega deixa vazar em rede social que a Sega estaria produzindo um novo jogo, chamado Sonic Dash. O jogo é confirmado e é lançado para Android e iOS em 07/03 para iOS e em Novembro para Android, um jogo sem um enredo específico, apenas para desfrutar do Sonic nas plataformas móveis. O jogo é mais adequado para Tablets.

 A Sega reserva o domínio Sonic Adventure 3, deixando os fãs empolgados com o possível SA3. Mas nada se confirmou, a Sega apenas reservou o domínio para evitar que outros registrassem. Taxman anuncia um Sonic 1 remasterizado a ser lançado para Android e iOS e rumores de um possível Sonic 1 para o 3DS.

  Rumores tomam conta de um possível novo Mario & Sonic at Winter Games. Em maio, a Sega registra o domínio soniclostworlds, criando um boato de um novo jogo do Sonic. Em 17/05, num Nintendo Direct, a Nintendo (e não a Sega) anuncia, enfim, dois novos jogos do Sonic: Sonic Lost World para Wii U e 3DS e Mario & Sonic at Winter Games 2014 para Wii U apenas.

  É anunciada uma parceria de exclusividade entre e a Sega e a Nintendo, pelo SEO da Sega of America, John Cheng. A parceria é de 3 jogos exclusivos do Sonic para a Nintendo. Os fãs não se empolgam pela parceria e pelos jogos e Lost World é ignorado por boa parte da comunidade Sonic. Detalhes como ETs e Wisps fizeram os fãs verem Lost World com desconfiança.

  Notícias de jogos velhos tomam conta em 2013. Revelado, enfim, o Beta de Sonic Adventure e Sonic Adventure 2 de Dreamcast pelo pessoal da Retro Sonic. Um vídeo antigo é descoberto no YouTube e revela um chefe de Sonic X-Treme, Metal Sonic, até então desconhecido ou apenas fonte de boatos. Hackers de games descobrem a música da Marble Zone em Sonic 1 8 Bits, indicando que a fase estaria no projeto original do jogo.

  A Sega cria uma conta oficial do Sonic no Twitter em maio. Na E3 2013 Aaron Webber ganha o prêmio de Homem da E3 pelo site GayGamer (de gamers gays) e Sonic Lost World ganha vários prêmios. IGN anuncia com exclusividade várias novidades de Sonic Lost World e cria uma super expectativa. Especula-se que rolou grana para a IGN patrocinar o game.

  Em Junho uma bomba estoura na comunidade. Um dos diretores de My Little Ponny revela acidentalmente um novo desenho de Sonic durante uma feira. Percebendo o erro, se silencia e a Sega não se manifesta a respeito. Somente em Outubro a Sega confirma: está sendo produzido um novo desenho do Sonic, Sonic Boom, a ser inserido na TV em 2014. O desenho vai se basear em um humor, com caráter mais infantil. Sem muitos detalhes adicionais.

  Novos boatos em junho...  O site do Iksample Studio, de músicas para games, trouxe uma lista dos seus projetos de 2013, e entre os projetos consta "Sonic Reboot" e "Sonic Urals". Nada foi confirmado e não virou nada. Ainda em junho, os relançamentos dos jogos do Sonic atingem a lista de Top Sellers do Xbox Live.

  Tails Adventures é lançado para o Nintendo 3DS. No Brasil, a Editora Alto Astral traduz a Archie Comics no Brasil, mas as vendas são baixas e não manteve a periodicidade da revista.

  As críticas dos fãs em relação ao Sonic Lost World e a parceria da Sega & Nintendo é completamente ignorada por Iizuka, que ironiza os críticos em entrevistas, dizendo que o público do Sonic está na Nintendo. Chega o fim do ano, outubro, e Sonic Lost World, que não empolgou em nada os fãs, é vazado na Espanha. No YouTube um usuário posta o gameplay do jogo antes do lançamento oficial. Sonic Lost World é lançado em 18/10/2013 e a IGN detona o jogo, dando nota 5. A IGN que havia criado uma super expectativa em torno do jogo, acaba jogando um balde de água fria. Fãs e quem jogou o game acusa o reviewer de ter se precipitado. Prova disso é que a IGN Itália e outros sites dão uma nota melhor ao game, pondo novamente em dúvida a credibilidade da IGN. Mario & Sonic at Winter Games 2014 é lançado em 08/11 e recebe a pior nota de toda a série Mario & Sonic.

  Taxman adaptou o Sonic 1 remasterizado para Android e iOS, relançando o jogo com o Tails e Knuckles jogáveis, ainda no início do ano em 16/05. No fim do ano, é relançado o Sonic 2 remasterizado (12/12), também para Android, iOS e Windows Phone. O jogo empolga os fãs porque trouxe Tails e Knuckles e jogáveis e principalmente, incluiu a Hidden Palace como fase jogável. Taxman refez a fase, diferente do que veio do Sonic 2 Beta e usou a música do Sonic 2 Beta (Mystic Cave 2P) e não a famosa música 10 de Sonic 2. A fase é um ato único e tem inclusive um chefe.

  Por fim, nascem boatos de um filme do Sonic. Fãs descobrem que três domínios foram registrados: SonicTheHedgehog-Movie.com, SonicTheHedgehog-Movie.net e SonicTheHedgehogMovie.net. De acordo com Whois Information, todos esses domínios foram registrados pela SPD Domain Names Inc., que por coincidência pertence a Sony Pictures, responsáveis por vários filmes de animação nos últimos anos. Estaria por vir um filme do Sonic no cinema?

  E assim encerra 2013, um ano marcado por muitos boatos, parceria da Sega & Nintendo e um novo desenho do Sonic.

2014 - NOVO ANO DO SONIC?

//Lançamentos

11/11 - Sonic Boom: Rise of Lyric (WiiU)
11/11 - Sonic Boom: Shattered Crystal (3DS)

//Notícias

  2014 começou como um verdadeiro desastre. As críticas ao Sonic Lost World por parte dos fãs (e a defesa por parte dos chamados haters) deixaram o mundo Sonic meio "tenso". Como em todos os anos é costume, em janeiro sempre se sai boatos de novos jogos do Sonic. 2014 foi marcado por não ter absolutamente nenhum boato. Por que razão? A explicação se dá por uma notícia que abalou o mundo dos games e que foi até mesmo notícia na mídia mundial: crise financeira da Nintendo. Justo a Nintendo que a Sega havia feito uma parceria de 3 jogos e faltava anunciar o terceiro jogo.

  A crise de notícias parece ter chegado ao fim em fevereiro, quando enfim tivemos o primeiro boato de 2014. Numa Feira em Londres um banner supostamente da Sega mostraria um jogo para vir em 2015 para PS4 e Xbox One e trazia mais detalhes de Sonic Boom. Contudo, foi rapidamente desmentido pela Sega (na realidade não tecnicamente desmentido, a Sega apenas manifestou que isso não está nos planos de momento). Nunca mais se falou no assunto.

  Em 05 de Fevereiro uma notícia despencou na comunidade. Um folder da Sega convidando empresas da mídia para um anúncio oficial de Sonic Boom no dia 06 de fevereiro e prometendo que 2014 será o "Ano do Sonic". E chegou dia 06 de fevereiro. Caiu como uma bomba na comunidade: Sonic Boom é apresentado à mídia como  um conceito inovador: trata-se de um projeto que engloba games, para 3DS e Wii U, uma série de desenhos e brinquedos.

  Inicialmente se divulgou que Sonic Boom seria um reboot da série, anunciado em 2012 para 2014, o que deixou os fãs apreensivos. Mas ao final a Sega tranquilizou dizendo que não será um reboot da série, mas sim um spin-off, embora muitas teorias tenham sido formuladas para demonstrar que a Sega efetivamente pensava em fazer de Sonic Boom o novo padrão da série. Começa então pouco-a-pouco as informações sobre o novo game...

  Em maio os usuários da Retro Sonic descobrem a Hidden Palace clássica no Sonic 2 remasterizado. Além disso, descobrem que o jogo teria uma espécie de zona de Boss Attack, que foi tirada ao final a pedido da Sega. Os fãs descobriram também que o Sonic CD remasterizado teria uma fase de deserto, o que foi vetado pela Sega.

  Para as plataformas Mobile é lançado o game Sonic Jump Fever, uma nova versão de Sonic Jump. No Japão é, finalmente, lançado o jogo Sonic & All-Stars Racing Transformed (15/05/2014), sem a Danica Patrick e com o lançamento também da OST do jogo.

  No segundo semestre começam os detalhes de Sonic Boom e o jogo chama a atenção por conta de uma série de fatores: os bizarros novos designs dos personagens, sobretudo de Knuckles, e ainda por conta dos bugs que são relatados pelos primeiros testes. Além disso, os fãs chamam a atenção de que o game não tem "cara de Sonic"...

  Em 11/11 Sonic Boom é lançado. A versão de Wii U chama-se Rise of Lyric e a de 3DS Shattered Crystal. Uma nova personagem é acrescida: Sticks, uma espécie de "gata selvagem", que lembra muito, a Marine. O game não é bem recebido: com muitos bugs, o jogo conseguiu tirar de Sonic 2006 o título de pior jogo do Sonic. Os reviews detonam o game e o jogo acaba ganhando nota 43/100 e 40/100 na IGN e média 32/100 e 47/100 na MetaCritic, respectivamente WiiU e 3DS. A crise é instalada e o jogo é bombardeado por críticas. A Sega não envia cópia dos games para os reviewers e as vendas do jogo ficam abaixo do esperado.

  A série de TV Sonic Boom vai ao ar no Cartoon Network nos EUA em 08/11 e, ao contrário dos games, acaba sendo um sucesso, tornando-se rapidamente uma das maiores audiências do canal. No Brasil nenhuma notícia sobre o lançamento da série. Por fim, os brinquedos de Sonic Boom apresentam boas vendas. O projeto como um todo ficou neutralizado pelo fracasso do game e sucesso da série. O que será feito a partir daí só no próximo ano...

  Um filme do Sonic é anunciado para 2016 para os cinemas. Nenhum detalhe, salvo um outro aqui e acolá é anunciado. Mas não gera o hype esperado.

2015 - PAUSA, REBOOT, FIM PREMATURO OU IGNORAR AS CRÍTICAS?

//Lançamentos

25/02 - Sonic Runners (Mobile)
08/10 - Sonic Dash 2: Sonic Boom (Mobile)

//Notícias

 Ao início de 2015 a comunidade começa a debater se não seria a hora de o Sonic ter um descanso, para recompor sua imagem, ou mesmo para que a Sega possa se reoxigenar, repensar as idéias. A idéia do verdadeiro reboot, não apenas as promessas falhas dos últimos anos também é cogitada entre os fãs. Os mais exaltados questionam se não seria até mesmo a hora de a série ser encerrada.

  2015 começou com o anúncio de um novo jogo do Sonic para Mobile chamado Sonic Runners (25/02/2015). Com um estilo bem colorido e vários personagens, o jogo é free-play e se ambienta todo online. Nada muito além disso: um jogo para se gastar horas num celular.

  A comunidade Sonic tenta um movimento para pedir o relançamento de Sonic 3, aos moldes de Sonic 1 e Sonic 2, mas a Sega não parece querer atender à reivindicação. Além disso, finalmente, após tantos anos, um demo de Sonic X-Treme versão PC consegue ser jogável e é apresentado na comunidade. Trata-se da versão vista em um vídeo que durante muito tempo se pensou ser a versão de Saturn, até descobrir-se que Sonic X-Treme era desenvolvido para PC e Saturn.

  Nenhuma novidade é anunciada quanto ao filme do Sonic e uma notícia pega a comunidade de surpresa (ou não). Uma grave crise na Sega of America, com reflexos na Sega também (embora a do Japão esteja em melhor situação) leva a empresa a lançar uma nota de imprensa informando que a Sega passará por uma reestruturação e que o Sonic será focado para mobiles. Não se fala na exclusão de Sonic para consoles.

  Nessa perspectiva, mais jogos foram lançados para mobile: Sonic Dash 2: Sonic Boom (08/10/2015), traz o universo de Sonic Boom no estilo do jogo de maior sucesso do Sonic para Mobile, Sonic Dash. O ano de 2015 contou com alguns relançamentos para 3DS e também com uma inesperada versão de Sonic Lost World para PC (Steam), tornando o jogo mais acessível a outra gama de gamers que não possuem o Wii.

  Bem diferente do fracasso do game, o desenho Sonic Boom segue firme em 2015, com o lançamento de mais episódios. O ano ainda conta com o lançamento da OST de Sonic Runners, intitulada Sonic Runners Original SoundTrack (online). 2015 foi aquilo que estava programado para ser: um ano de pausa na série, um descanso na imagem do ouriço e apenas jogos para mobile e relançamentos.

2016 - 25 ANOS DO SONIC: COMO COMEMORAR?

//Lançamentos

18/03 - Mario & Sonic at the Rio Olympic Games
24/06 - Mario & Sonic at the Rio Olympic Games
27/09 - Sonic Boom: Fire & Ice (3DS)

//Notícias

  2016 era para ser um ano especial para a série Sonic: Sonic finalmente chegava aos 25 anos, um quarto de século de série e games. Muito era esperado pela comunidade. Como em quase todos os anos, o ano de 2016 começou com fracos boatos de Sonic Adventure 3. Mas uma das coisas mais esperadas no ano era o tal filme do Sonic, anunciado ao fim de 2014.

  Sonic X volta a ser transmitida em Portugal logo no início do ano de 2016. E ainda em Janeiro começa, as notícias dos preparativos dos 25 anos da série. O plano de marketing inclui a continuidade do desenho Sonic Boom, novos jogos e ações de marketing, especialmente com venda de itens do Sonic.

  Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games (18/03/2016) é confirmado e lançado para 3DS, sem muito alarde e diferença em relação aos demais games do gênero. Em março é descoberto um jogo perdido da série: um game de puzzle que possivelmente seria lançado junto com a máquina de pipoca do Sonic do Japão:

  A Sega finalmente anuncia o adiamento oficial do filme do Sonic por tempo indeterminado. Sonic comemora seus 25 anos em um aniversário bem apagado. A estratégia de pulverizar os 25 anos da série com eventos e anúncios picados ao longo do ano retirou a importância do dia 23 de Junho.

  Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games ganha sua versão Arcade e ganha a versão Wii U (24/06/2016), sem muito alarde. No segundo semestre uma bomba cai na comunidade: é anunciado o projeto Sonic Mania, um game totalmente retrô do Sonic, que promete trazer o melhor da essência do ouriço no estilo Mega Drive, contando com o desenvolvimento de diversas figuras conhecidas na fan base. O jogo fica anunciado para 2017 e cria um alvoroço na comunidade Sonic. A Sega anuncia também o Project Sonic 2017, o game que seria o comemorativo dos 25 anos da série, mas que a Sega preferiu apenas anunciar em 2016, para o lançamento em 2017. Poucos detalhes são anunciados, senão que "Venha fazer parte da resistência". A comunidade Sonic quase entra em surto.

  Sonic Boom: Fire & Ice (27/09/2016) é lançado para 3DS, como continuidade da série Sonic Boom. O jogo é recebido um pouco melhor que seus antecessores, mas o estrago feito pelos mesmos deixa o jogo de modo secundário.

   É anunciada a continuidade do desenho Sonic Boom, com sua segunda temporada. Ao final do ano Sonic Boom chega ao Netflix. Sonic X mostra ainda seu potencial e ganha 3 DVDs Box no Brasil. E 2016 encerra como um ano fraco, mas com fortes expectativas para 2017, diante do misterioso Project Sonic 2017 e Sonic Mania...

2017 - MANIA DE SONIC

//Lançamentos

15/08 - Sonic Mania
07/11 - Sonic Forces
27/09 - Sonic Boom: Fire & Ice (3DS)

//Notícias

  2017 começou como um ano muito promissor e esperado pelos fãs. Afinal de contas, os dois jogos comemorativos do aniversário do Sonic ficaram para 2017: o Project Sonic 2017 e o Sonic Mania. Com isso, a expectativa na comunidade foi grande. A cada notícia e revelação dos games, criou-se a seguinte expectativa: Sonic Mania seria o jogo do ano e Project Sonic 2017 apenas um jogo coadjuvante.

  Logo ao início do ano a comunidade é surpreendida pelo anúncio do fim da Archie Comics, encerrando seu ciclo de 1993 a 2017. As edições da Archie Comics foram os mais conhecidos quadrinhos do Sonic, embora não seja da preferência de todos. Em compensação as comics passarão para a IDW, a iniciar em 2018.

  Diversos produtos do Sonic ligados aos 25 anos são lançados, incluindo um livro. Um antigo jogo do Sonic é finalmente emulado: SegaSonic Cosmo Fighter Galaxy Patrol, aquele lançado em 1993 e que comentamos no referido ano. Um vídeo pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=MjXawUBKxFg.

  Rumores indicam que o jogo Sonic Runners para mobiles seria de Sonic Boom, mas devido ao fracasso da série, o projeto foi deixado de lado e focado na série canônica.

  Sonic Mania segue criando expectativas, mas é muito criticado pelos fãs ao descobrirem que utiliza a tecnologia Denuvo de combate à pirataria (apontada como possível causadora de danos em computadores; coincidentemente nós da Power Sonic tivemos o notebook com um problema repentino surgido após 2 semanas de Sonic Mania instalado em nosso notebook). A Sega anuncia o atraso na versão de PC: o rumor é de que seria justamente para a utilização do Denuvo, enquanto que o motivo oficial alegado foi para "otimizações" do jogo. Quem fez a pre-order do game recebeu o Sonic 1 de graça na data que seria lançado o jogo

  Sonic Mania é lançado em 15/08/2017 para as versões console (Xbox One, Playstation 4 e Nintendo WiiU) e é um sucesso inquestionável: o jogo agradou a mídia, aos fãs de todas as gerações e foi aclamado como o melhor game do Sonic dos últimos anos e colocado ao lado dos grandes jogos, como Sonic 3 & Knuckles. A versão de PC (Steam) foi lançada apenas em 29/08/2017. O jogo ganha nota 84 no Meta Critics de PC.

  Project Sonic 2017 ganha nome e passa a se chamar Sonic Forces e é lançado em 07/11/2017 para PC (Steam), Xbox One, Playstation 4 e Nintendo WiiU e é extremamente criticado pela mídia e pelos fãs: considerado curto e fraco, o jogo desagradou, havendo até quem considerasse como o pior jogo do Sonic, ao lado de Sonic 2006. O jogo recebe nota 56 no Meta Critics de PC.

  O filme do Sonic é novamente adiado e fica para 2019. É anunciado em 2017 que o dono da Travellers Talles (Jon Burton) estava trabalhando em cima do Sonic 3D Blast para lançar uma versão Director's Cut.  A versão Beta de Sonic 3D Blast: Director's Cut é lançada em Novembro de 2017.

  2017 termina como um ano brilhante para o ouriço. Mas deixa todo o peso e pressão para 2018. A pergunta que todos se fizeram ao final de 2017 é: e o que será da série Sonic? 

2018 - NOVO ANO DE TRANSIÇÃO?

//Lançamentos

Sonic Mania Plus (multiplataformas)

//Notícias

  Após um 2017 que não foi ruim ao Sonic devido ao Sonic Mania, apesar do fiasco de Sonic Forces, 2018 começou como uma verdadeira incógnita. Ninguém sabia ao início do ano o que exatamente esperar de 2018. A expectativa maior ficou por conta do filme do Sonic nos cinemas.

  Logo no início do ano foram revelados detalhes sobre a criação do personagem Tails, com algumas informações até então desconhecidas. No meio do ano detalhes sobre Sonic 3D Blast também foram revelados. No meio do ano foi lançada uma torradeira do Sonic.

  2018 marcou também a estreia do Sonic nas comics pela IDW, após o desmonte da Archie Comics, mantendo uma série paralela aos games, incluindo novos personagens. Nos celulares, Sonic e PacMan fazem um crossover entre as franquias, com aparição do Sonic no game do PacMan e do PacMan no Sonic Dash. A trilha sonora de Sonic Adventure é lançada em estilo retrô em disco de vinil; no início do segundo semestre é a vez da trilha de Sonic Forces. No mundo dos cinemas, Sonic faz rápida aparição no filme Ready Player One e aparece nos trailers de Detona Ralph 2.

  Sonic Mania ganha uma mini-série animada: Sonic Mania Adventures, retratando a história do game, em 5 curtos episódios.  Ao longo do ano foi revelado a troca do estúdio responsável pelo filme, ficando agora a cargo da Paramount. O filme recebeu a confirmação de um novo dublador ao Sonic, Ben Schwartz, e de que o Dr. Eggman será representado por ninguém mais ninguém menos que Jim Carrey. Além disso, o filme será em estilo live action, trazendo um enredo fora dos games, onde o Sonic se misturará com humanos. Detalhes de como isso ocorrerá no filme não foram revelados ainda. O filme ficou prometido para novembro de 2019.

  No mundo dos games foi anunciada a produção de uma edição especial do Sonic Mania, devido ao sucesso do game. Trata-se de Sonic Mania: Encore DLC, que transforma o Sonic Mania numa edição especial, "Sonic Mania Plus". O DLC acrescenta o modo encore e traz os personagens Ray e Mighty, sendo a primeira aparição de Ray nos games do Sonic desde SegaSonic the Hedgehog.

  O outro game anunciado foi o Team Sonic Racing, após boatos no início do ano, sendo mais um game do estilo corrida, mas com uma perspectiva inédita: o jogo se baseará num sistema de times, e vence as corridas o time que obtiver a melhor pontuação. Assim sendo, não basta você ganhar, mas o time do qual você faz parte tem que ter a soma de mais pontos. O game teve o seu lançamento adiado devido a necessidade de ajustes e aprimoramentos.

  De se destacar no ano, ainda, que SegaSonic Bros, game descoberto há alguns anos e que nunca foi lançado e se acreditava ser o beta do SEGASonic, finalmente foi finalizado por fãs e colocado para se jogar na California Extreme Arcade. O jogo se trata de um puzzle onde peças de 4 blocos com as cores de 3 Sonic caiam e você precisava formar fileiras de 4 para que elas se destruam.

  Ao final do ano a novidade foi o lançamento de uma loja com produtos licenciados do Sonic pela Tec Toy.

 

Por: HKº
Idealizador: Nelson Hungria
Atualizado em: 21/11/2018

Voltar (Parte 4)