Sonic Advance 3 foi o último
da série lançado para Game Boy Advance, completando a série de jogos do
Sonic para o sistema. O jogo não traz muito de verdadeiramente novo,
muito do jogo foi baseado em jogos antigos do ouriço, mas traz algumas
pequenas inovações, que conferem ao jogo algumas particularidades,
conforme trataremos abaixo.
Novidades
Este jogo traz uma quantia
de novidades muito maior que a de Sonic Advance 2. Começando pelo número
de fases que está muito maior, agora cada zona possui 3 atos mais o chefe, totalizando 4 atos por zona! E claro não poderia faltar a zona
secreta apenas para Super Sonic.
A maior novidade deste jogo
é que agora você joga em duplas, como em Knuckles Chaotix, mas desta vez
não há nada interligando os personagens, eles podem andar livremente e
você pode fazer qualquer combinação de dupla com os cinco personagens
disponíveis: Sonic, Tails, Knuckles e Amy, e para cada dupla existem habilidades únicas, deixando o jogo mais divertido ainda.
Outra grande novidade é que
agora toda vez em que você entrar em uma zona, você não entrará direto
no ato 1 dela, mas sim em uma espécie de Adventure Field, chamado de Zone
Map, nele estão espalhados os Act Rings, as entradas para os Mini-Games e
chefes, assim como a mola para o Special Stage. As únicas zonas que não
possuem Zone Map são Altar Emerald e Non-Aggression por serem as últimas
do jogo. Os Zone Maps serão detalhados depois.
As fases não estão mais com
o formato de corrida como no Advance 2 e não existem mais placas de
conclusão de ato nem prisões de bichinhos depois dos chefes, agora para
marcar o fim da fase existem medalhas flutuando e você deve toca-las para
finalizar qualquer ato, inclusive os de chefe e dependendo do seu tempo
você poderá receber uma medalha de Ouro, Prata ou Bronze.
As músicas seguem o mesmo
padrão do jogo anterior, mas com alguns remix de Sonic Battle e um remix
especial da imortal Green Hill do Sonic 1 do Mega Drive.
Os badniks continuam
sendo uma ameaça, mas agora quando destruidos eles não liberam mais
bichinhos, mas sim anéis como no jogo Knuckles Chaotix. Como
sempre os anéis estão no jogo, espalhados por todas as fases e
servem para te
proteger destes badniks e outras armadilhas, quanto mais se junta, menos
vulnerável se torna aos inimigos, pois quando atingido, basta recuperar
parte dos anéis em volta e seguir em frente. Os postes de salvamento
estão novamente espalhados por toda a fase fazendo com que seu personagem reapareça no último poste que
tocou, quando você
perca uma vida. Os itens são aquela ajuda extra que o game oferece, escondidos
dentro de monitores. Basta estourá-los e se beneficiar do item que
estiver dentro. Os itens do jogo são:
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5
Rings: dá 5 Anéis extras. |
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10 Rings: dá 10 Anéis extras. |
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? Rings:
dá uma quantidade aleatória de Anéis extras, podem ser 1, 5, 10
ou 20. |
 |
Shield:
escudo simples, enquanto estiver com ele você perderá o escudo ao
invés dos seus
Anéis quando for atingido. |
 |
Lightning
Shield: escudo magnético, além de proteger seus Anéis
quando você for atingido, também atrai para você os Anéis nas
suas proximidades, mas ao contrário do que ocorre no Sonic 3 &
Kncukles, este escudo funciona debaixo da água. |
 |
Invencibilidade:
torna você invulnerável por aproximadamente 20 segundos, mas não
protege contra esmagamentos, afogamentos ou quedas em precipícios. |
 |
Speed
Shoes: antes chamado "Power Sneakers", com este item o
personagem fica bem mais veloz que o normal por aproximadamente 20
segundos. |
 |
1-UP:
dá uma vida extra. |
O jogo possuí sistema de
salvamento, que permite salvar as fases em que você parou com todos os personagens, tornando
dispensável o uso de continues, além de salvar as esmeraldas pegas,
seus tempos no Time Attack e todos os Chaos que você pegou, no instante
que são pegos.

Este
jogo possui, de início 4 menus: Game Start, onde você joga o modo
história, podendo jogar com dois jogadores, Time Attack, onde você grava seus melhores tempos, mas
inicialmente só é possível jogar nas fases e não nos chefes e pode ser
usado para adquirir as medalhas, Battle, onde você disputa corrida
ou caça Chaos contra seus amigos, e Option,
que serve pra você mudar algumas opções do jogo, como a configuração
dos botões, a dificuldade do jogo, etc, mas o Sound Test não
está habilitado logo de cara. O Tiny Chao Garden foi retirado do jogo.
Mais tarde será possível habilitar o menu Special Stage Mode, mas
só depois de adquirir todas as esmeraldas.

A tela do jogo sofreu
novas alterações com relação ao jogo anterior e umas das grandes
mudanças é que agora não há mais o campo Score. No canto superior esquerdo está
o contador de Anéis que marca o número total que você possui e onde você ganha uma vida na primeira vez que junta 100 e 200
anéis. Na parte de cima no centro da tela está o campo Tempo, você tem 10:00 minutos como
sempre para terminar as fases.
Por fim, na parte de baixo da tela no canto esquerdo há o campo de contador de
Vidas, que após zerado,
dá o Game Over e não há continues nesse jogo.
Uma das maiores novidades neste jogo é uma nova habilidade chamada Tag
Action, que se trata de uma habilidade que o seu parceiro executa para
te ajudar, para fazer isso basta segurar o botão R e seu personagem
começará a formar uma bola de energia a sua frente, então o seu
companheiro pula em seus braços ficando em forma de bola e assim que
você soltar o botão R eles farão o Tag Action. Cada parceiro tem um Tag
Action diferente e também há diferenças em usar essa habilidade no
chão e no ar.
Enredo
O terrível vilão Dr. Eggman conseguiu colocar as mãos nas Chaos
Emeralds e com seu poder dividiu o mundo em sete partes, espalhando suas
invenções por elas! E como se isso não bastasse, Eggman construiu um
robô baseando-se em Emerl (Sonic Battle), porém mais poderoso. Agora
cabe a Sonic e seus companheiros acabar com mais este plano do terrível
gênio do mau, mas desta vez será um trabalho em equipe.
Personagens
São cinco os personagens
jogáveis nesta versão, mas apenas Sonic e Tails estão habilitados
inicialmente e só é possível habilitar outros personagens com Sonic
como personagem principal:
Sonic the Hedgehog: o
famoso ouriço está de volta e com a mesma disposição de sempre
para acabar com os planos de Eggman e salvar o mundo. Suas
habilidades continuam muito rápidas e sua influência sobre seu
parceiro será de aumentar drasticamente sua velocidade. Novamente
ele é o único que pode habilitar os outros personagens. |
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 |
Miles
"Tails" Prower: o fiel escudeiro de Sonic, está
pronto para agir e ajudar a salvar seus companheiros. Seu fôlego
para voar e nadar podem estar menores, mas sua determinação continua
a mesma. Sua influência sobre seu parceiro é de auxilia-lo com
movimentos aéreos, permitindo de alguma forma, faze-lo ficar mais
tempo no ar. |
Knuckles
the Echidna: desta vez ele aprendeu a lição e não deixou que
Eggman o enganasse de novo. Seus punhos continuam fortes como sempre,
podendo quebrar blocos que outros personagens não conseguem, e ele está pronto para compartilhar sua força. Sua influência sobre seu
parceiro é aumentar o poder de seus movimentos, tornando-os muito
mais destrutivos (Amy que o diga). Para habilita-lo, termine o ato 3
da Sunset Hill com Sonic como personagem principal. |
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Cream the Rabbit: agora que sua mãe está
são e salva, a coelhinha pode lutar mais tranqüilamente para
auxiliar seus amigos. Com seu fiel companheiro Chao, Cheese, ela
não terá problemas para parar o vilão novamente. Sua influência
sobre seus parceiros é aumentar a precisão de seus ataques e
facilitar muito nessa difícil jornada. Para habilita-la termine o
ato 3 da Cyber Track com Sonic como personagem principal. |
Amy
Rose: deixando de ser
uma personagem secreta, agora ela pode ajudar muito mais,
principalmente se for para ajudar Sonic. Ela e seu martelo Piko Piko
estão prontos para qualquer coisa. Sua influência sobre seu
parceiro é em partes negativa, pois ela transmite para ele a sua deficiência
nos saltos, os quais ela não consegue fazer girando, mas também
auxilia muito, pois empresta o poder de seu martelo. Para habilita-la
termine o ato 3 da Toy Kingdom com Sonic como personagem principal. |
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Habilidades Primárias e Tag
Actions

O Boost Mode continua
presente no jogo, mas apenas as duplas em que Sonic está presente podem
usar esta habilidade. Trata-se
de uma explosão de velocidade, que felizmente todos os personagens podem
fazer. Esta explosão permite que você alcance velocidades incríveis, quando seu personagem alcança
esse nível de impulso uma sombra, muito semelhante a do Hyper Sonic, é
criada e enquanto você permanecer em alta velocidade ela irá seguir seus
movimentos, quando esta sombra sumir significa que você perdeu muita
velocidade e terá de recuperar todo o impulso. Existem várias maneiras para
conseguir este feito, a básica é você correr bastante, de preferência
morro abaixo e quanto mais anéis você tiver mais rápido entrará neste
modo e mais difícil será perder a sombra, outra forma é utilizando os Speed Booster encontrados em vários
lugares ao longo das fases, ou ainda batendo em algumas molas verticais
que também lhe dão tal impulso.
Outra habilidade muito útil é
o Mid Air Trick Attack, trata-se de um movimento realizado no ar
utilizando o direcional mais o botão R, com isso seu personagem
realizará uma manobra na direção apontada, mas esta habilidade só
funciona se seu personagem for arremessado para o alto por uma mola ou por
uma rampa ou ainda por pular no fim de um Rail, mas cuidado, pois para
realizar esta manobra você deve apertar e soltar rapidamente o botão R,
caso contrário ao invés de usar o Air Trick, seu personagem começará a
carregar o Tag Action. Agora os personagens falam quando executam esses
movimentos, mas apenas algumas duplas podem usar tal habilidade:
Sonic/Tails, Tails/Sonic, Cream/Amy e Amy/Cream.
Eggman também tem uma
habilidade chamada Boss Pinch. Esse modo é ativado
quando você o acertar pela quarta vez e quando isso ocorrer, haverá uma mudança súbita na música e
Eggman começará a apelar, atacando com muito mais freqüência ou
mudando a sua tática. Essa habilidade existe em todos os chefes do jogo
tornando o desafio ainda maior.
Todos os personagens ainda podem andar pelos
Rails, mas
agora não é mais preciso pular no começo deles para poder escorregar,
basta cair sobre eles em qualquer parte.
Abaixo estão listados os movimentos
básicos dos personagens, sem o efeito das duplas, e os Tag Actions:
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Jump Spin: quando seu personagem pula, ele vira uma
verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta
pressionar A. |

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Spin: quando o personagem estiver com velocidade, aperte
para baixo e ele fará essa habilidade, com a qual ganha velocidade e
destrói inimigos facilmente |
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SpinDash: segure para baixo, e com ele
segurado, aperte A. Quanto mais você apertar esse botão,
maior será o impulso de largada. Com essa habilidade você consegue muito
mais velocidade, para fazer subidas e acertar
inimigos. |

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Slide: aperte o botão B para Sonic realizar esta manobra. Sonic então dará uma
cambalhota e depois a rasteira. Muito útil para acertar inimigos a curto alcance. |
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Sonic Ground Tag: Sonic dispara
o personagem principal com uma grande velocidade e já no Boost Mode. |
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Sonic Air Tag: idêntico
ao Ground Tag. |
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Tails Fly:
basta ficar apertando
em seguida o botão de pulo repetidamente, para voar livremente, mas a pequena raposa não tem
fôlego ilimitado: são apenas cinco segundos. É possível destruir inimigos
enquanto voa, basta acerta-los com os rabos. |
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Tail Swipe: para usar esta habilidade
pressione o botão B enquanto estiver no chão e Tails usará suas
poderosas caudas para destruir o que estiver em seu alcance. |
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Tails
Swim: com sua habilidade de raposa, Tails consegue nadar
muito bem. Quando estiver na água, basta apertar repetidamente o
botão de pulo para sair nadando no estilo cachorrinho com Tails. O
fôlego do garoto também não é ilimitado aqui: são os mesmos
cinco segundos. Habilidade exclusiva do Tails. |
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Tails Ground Tag: a
raposa usa seus poderosos rabos para arremessar seu
companheiro para cima e para frente com um enorme impulso. Excelente
para alcançar lugares muito altos. |
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Tails Air Tag: a clássica
carona de Tails está de volta. Ele voa carregando seu companheiro
podendo alcançar locais altos. Para faze-lo subir basta apertar
repetidamente o botão A. Seu fôlego dura apenas seis segundos. |
 |
Glide: Knuckles pode alcançar lugares
secretos e acessar determinados locais longínquos com maior
facilidade: para isso, o personagem pode planar. Para fazer é bem
simples: basta apertar duas vezes o botão de pulo. Quanto mais do
alto você sair, maior velocidade vai alcançar. É possível destruir
inimigos dessa forma. Habilidade exclusiva do Knuckles. |
 |
Climb: outra habilidade exclusiva do Knuckles é a de escalar
paredes. Usando os ossos de sua mão, ele vai facilmente subir pelas
paredes e achar locais secretos. Para fazer é bem simples: basta
planar e direcionar o personagem contra uma parede, mas isso só
funciona em paredes verticais. |
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Float: Knuckles agora
sabe como lidar com a água, assim que ele entrar na água começará
a boiar instantaneamente e subirá até a superfície, permitindo
que você nade livremente sem afundar. Para faze-lo descer aperte
para baixo. |
 |
Knuckles
Swim: a equidna também sabe nadar, mas não como Tails.
Knuckles nada de uma forma semelhante ao seu planar, sempre para
baixo, mas mesmo assim é uma excelente habilidade permitindo que
você passe pela água sem maiores dificuldades. Para fazer isto
basta apertar o botão de pulo duas vezes. Você não poderá
destruir badniks com esse golpe, mas pode grudar nas paredes e
escalar sem problemas. |
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Punch: agora você pode usar os
poderosos punhos de Knuckles para devastar tudo pela frente. Para
isso basta apertar o botão B e Knuckles irá desferir
uma seqüência de dois poderosos socos andando um pouco para
frente. Existem alguns blocos neste jogo que apenas Knuckles
consegue quebrar e para quebrá-los você deve usar esta habilidade. |
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Knuckles Ground Tag: o
personagem principal arremessa Knuckles para frente, destruindo o
que estiver no caminho. É possível quebrar os blocos mais
resistentes com essa técnica. |
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Knuckles Air Tag: Knuckles dá
uma carona para o seu companheiro planando e pode-se controlar da
mesma forma de quando se plana com o próprio Knuckles. Para parar
basta apertar o botão A. |
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Cream Fly:
Cream também pode voar, para fazer isto basta pular e ficar
apertando repetidamente o botão A, mas seu fôlego
também tem limite: aproximadamente quatro segundos. Ela alcança uma
velocidade muito superior a de Tails, mas não consegue
subir muito alto. Ela não pode atacar
seus inimigos enquanto voa. |
 |
Cream Fly
Attack: este é o ataque
que Cream pode realizar enquanto voa, basta apertar o botão B para
que a coelhinha pare de voar e comece a cair acertando os inimigos
caindo em cima. |
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Chao
Attack: pressione
o botão B enquanto estiver no chão ou durante o pulo para que
Cream ordene a Cheese atacar o inimigo mais próximo. Isso é
extremamente eficiente contra chefes, mas você deve esperar um
pouco para Cheese poder atacar novamente. |
    |
Cream
Ground Tag: Cheese irá se transformar, ficando parecido com o
personagem principal e começará a segui-lo, como faz com Cream, você poderá
então usar o Chao Attack apertando o botão B tanto no chão
quanto no ar. Esta transformação dura aproximadamente 10 segundos. |
 |
Cream
Air Tag: Cream pulará junto com você aumentando o seu impulso
para cima, ou seja, quanto maior for o seu impulso no momento em que
usar esta técnica, mais alto Cream o jogará, além de seu
personagem principal ganhar o controle de Cheese. |
 |
Amy Jump: como Amy não sabe
rolar como os outros personagens ela pula normalmente e não pode
atacar os inimigos assim. |
 |
Hammer Attack: enquanto estiver no
chão pressione o botão B para que Amy use seu martelo para atacar. |
 |
Super Hammer Attack: Amy não pula
girando como os outros personagens e para destruir seus inimigos ela
usa seu Piko Piko Hammer para atacar. Para executar esta habilidade
basta pular e apertar o botão B, mas cuidado ela só consegue usar
esta habilidade uma vez por salto. |
 |
Giant Steps: como Amy ainda não
sabe rolar seu Spin Dash é bem diferente. Consiste em um simples
pulinho para frente com um bom impulso. Para faze-lo segure para
baixo e aperte o botão de pulo, mas este não pode ser carregado
como o Spin Dash. |
 |
Head Slide: caso depare com um inimigo enquanto estiver executando o
Giant Steps, pressione o botão B e Amy escorregará com a cara no chão destruindo
o que estiver pela frente. Aparentemente ela não gosta muito desta habilidade. |
 |
Amy
Ground Tag: Amy usa seu martelo para dar um grande impulso
jogando seu parceiro para cima, esse impulso é um pouco mais fraco
que o de Tails, mas seu personagem é arremessado reto para cima. |
 |
Amy Air
Tag: similar ao ground, mas com menos impulso e o personagem
sobe girando, podendo assim destruir inimigos. |
Habilidades das Duplas
Neste jogo, seu parceiro faz
muito mais do que ficar simplesmente te seguindo e matar um badnik aqui e
outro ali, eles afetam diretamente as habilidades do personagem principal,
podendo criar, modificar ou excluir habilidades dele. Esse complexo
sistema de duplas tornam elas mais equilibradas. Os efeitos que cada parceiro tem sobre as habilidades primarias
de todos os personagens estão listadas abaixo:
 |
Formação:
Speed |
União
Inquebrável: a combinação mais antiga. Sonic permanece com
seus movimentos básicos, enquanto que Tails sofre uma limitação
no seu vôo, não podendo alcançar grandes alturas, mas seu nado
continua o mesmo. Uma excelente dupla de velocidade com algumas
técnicas de vôo. |
 |
Sonic
Boost Mode: o ouriço consegue desenvolver toda sua velocidade
podendo entrar no Boost Mode. |
 |
Sonic
Air Trick Forward: segure para direita ou esquerda e aperte o
botão R para realizar está manobra. Sonic dispara para frente em
grande velocidade destruindo o que estiver no caminho. |
 |
Sonic
Air Trick Upward: segure para cima e aperte o botão R para
realizar está manobra. Sonic dará um breve impulso para cima
ganhando uma boa altura. |
 |
Sonic
Air Trick Downward: segure para baixo e aperte o botão R para
realizar está manobra. Sonic para completamente e começa a descer
em grande velocidade destruindo o que estiver em seu caminho, até
quicar no chão. |
 |
Tails
Boost Mode: a raposa se beneficia muito com a alta velocidade de
Sonic podendo também entrar no Boost Mode. |
 |
Tails
Boost Attack:
ele é o único personagem que consegue atacar no boost mode sem
perde a velocidade, para isto basta apertar o botão B para Tails
atacar com seus poderosos rabos. |
 |
Tails
Air Trick Forward: segure para direita ou esquerda e aperte o
botão R para realizar está manobra. Tails dará um pequeno impulso
para cima e para frente e logo começará a cair. Ele não consegue
atacar neste movimento, mas é possível controlar sua direção. |
 |
Tails
Air Trick Upward: segure para cima e aperte o botão R para realizar está manobra. Tails dará um grande impulso para cima alcançando uma boa altura. |
 |
Tails
Air Trick Downward: segure para baixo e aperte o botão R para
realizar está manobra. Tails cessará todo seu movimento para os
lados e começará a descer até alcançar o chão. É possível
controlar um pouco sua direção neste movimento. |
|
Formação:
Speed |
Lutadores
Companheiros: apesar de Sonic não gostar muito da companhia de
Knuckles eles formar uma boa equipe. Sonic não perde nenhuma
habilidade e tem vários delas melhoradas, enquanto
que Knuckles sofre grandes perdas: ele não poderá mais planar nem
escalar paredes, mas dentro da água ele ainda pode nadar e escalar
paredes. |
 |
Sonic
Boost Mode: o ouriço consegue desenvolver toda sua velocidade
podendo entrar no Boost Mode. |
|
Insta
Shield: pule e aperte o botão B para que Sonic crie uma onda de
força ao seu redor aumentando a área de dano. |
 |
Fire
Sliding: aperte o botão B para Sonic usar sua rasteira, que com
o acréscimo do poder de Knuckles ganha uma incrível força indo
muito mais longe. |
 |
Upper
Spin: pule, segure para cima e aperte o botão B para Sonic dar
um impulso para cima subindo como um foguete. Golpe excelente contra
certos chefes. |
 |
Bound:
pule, segure para baixo e aperte o botão B para Sonic descer
girando até quicar no chão, destruindo o que estiver em seu
caminho. |
 |
Knuckles
Boost Mode:
a equidna aproveita o potencial de Sonic e também consegue entrar
no Boost Mode. |
 |
Air
Dash Glide: pule e aperte o botão A para Knuckles dar uma
poderosa cabeçada para frente destruindo o que estiver em seu
caminho e ao tocar no chão ele começará a rolar. |
 |
Formação:
Speed |
Dupla
sem afinidade: eles formam a dupla com maior número de habilidades
para ajudar os jogadores iniciantes, pois
Sonic pode usar o Cheese para atacar e não pode se afogar, enquanto
que Cream não pode usar mais a habilidade de Cheese seguir o
inimigo quando ataca. Mesmo assim formam uma boa dupla de velocidade
e vôo. |
 |
Sonic
Boost Mode: o ouriço consegue desenvolver toda sua velocidade
podendo entrar no Boost Mode. |
 |
Bubble
Shield: muito similar ao escudo de água do Sonic 3 &
Kncukles, assim que o ouriço entra na água, esse escudo
indestrutível é criado ao seu redor impedindo que morra afogado,
mas cuidado, pois este escudo não protege contra nenhum tipo de
ataque. |
 |
Sonic
Homing: pule e quando estiver próximo de um badnik aperte o
botão A novamente e Sonic disparará na direção do inimigo
atingindo-o em cheio. Pode ser usado contra chefes. |
 |
Jump
Dash: pule e aperte o botão B para Sonic disparar
para frente como uma bala. Ataque similar ao do escudo de fogo do
Sonic 3 & Knuckles. Se você usar esta habilidade embaixo da
água, Sonic subirá um pouco também. |
 |
Sonic
Chao Attack: quando o ouriço ganhar o controle de Cheese,
através do Tag Action, ele
poderá usa-lo para atacar da mesma forma que Cream e para isto
basta apertar o botão B, tanto no chão como no ar.
|
 |
Cream
Boost Mode: a coelha aproveita a grande velocidade de Sonic e
também consegue entrar no Boost Mode. |
 |
Life
Ring: Assim que Cream entrar na água ela subirá até a
superfície com o auxilio de sua bóia, da mesma forma que Knuckles,
permitindo que você possa nadar livremente sem afundar. Para
afundar aperte para baixo. |
 |
Chao
Ball Attack: Cheese perde a habilidade de perseguir seus
inimigos e sua única forma de ataque é ser lançado para frente
por Cream, mesmo assim é um ótimo ataque e para realiza-lo aperte
o botão B tanto no chão como no ar. |
 |
Formação:
Speed |
Dupla
Amorosa: Amy fica toda dengosa seguindo Sonic. Quando o
personagem principal é o Sonic os sprites de corrida de Amy mudam e
ela começa a correr apaixonadamente atrás de seu grande amor.
Sonic perde sua habilidade de pular girando e também sua rasteira
dando lugar a uma martelada. O oposto ocorre com Amy, pois ela fica
com seus movimentos iguais aos que tinha em Sonic Advance 2, podendo
assim girar sem problemas. Em ambos os casos ainda formam um bom
time de velocidade. |
 |
Sonic
Boost Mode: o ouriço consegue desenvolver toda sua velocidade
podendo entrar no Boost Mode. |
 |
Sonic
Jump: Sonic não consegue mais pular girando e para girar
durante os saltos basta apertar o botão B. |
 |
Sonic
Hammer Attack: o ouriço deixa sua rasteira de lado e começa a
usar o martelo de Amy para atacar, para isto basta apertar o botão
B enquanto estiver no chão. Acerte uma mola com o martelo para
ganhar um grande impulso extra. |
 |
Amy
Boost Mode: a ouriça pega uma carona na grande
velocidade de seu amado e também pode entrar no Boost Mode. |
 |
Amy
Spin Jump: aproveitando a facilidade que Sonic tem em girar a
ouriça também consegue essa façanha, para isto apenas aperte o
botão A. |
 |
Amy
Spin: ela pode também rolar pelo chão para isto aperte para
baixo enquanto estiver correndo. |
 |
Amy
Spin Dash: estranho Spin Dash, mas tão poderoso quanto os
outros, Amy carrega como o Peel Out do Sonic CD, mas dispara
girando. Para realiza-lo segure para baixo, enquanto estiver parado
e aperte várias vezes o botão A. |
 |
Amy
Jump Dash: pule e aperte o botão A para que Amy dê um impulso
para frente em baixa velocidade, mas mantendo a altura. |
 |
Spining
Hammer Attack: pule, segure para baixo e aperte o botão B para
Amy começar a descer girando até quicar no chão, destruindo o que
estiver no caminho. |
 |
Formação:
Power |
Dupla
sem afinidade: apesar da pouca afinidade formam uma dupla
excepcional. Tails perde sua habilidade de voar e começa a planar
semelhantemente a Knuckles, o mesmo ocorre com seu nado, mas seus
golpes ficaram mais poderosos, já Knuckles sofre uma excelente
melhora em seu planar e seu soco. Knuckles/Tails pode ser
considerada uma dupla de Fly devido as suas melhoras nas habilidades
e é, sem sombras de dúvidas, a melhor dupla para caçar Chao neste
jogo.
|
 |
Tails
Glide: ao invés de voar Tails irá planar da mesma forma que
Kncukles, para isto pule e aperte novamente o botão A. É possível
atacar com está habilidade. |
 |
Tails
Insta Shield: agora a raposa também pode usar esta habilidade
aumentando sua área de dano, para isto basta pular e apertar o
botão B. |
 |
Tails
Tornado: Tails troca sua rabada por este poderoso tornado que
destrói tudo ao seu redor e dura muito mais, para isto basta
apertar repetidamente o botão B. Experimente fazer isto por muito
tempo para ver o que acontece. |
 |
Breast
Stroke Swim: seu nado fica diferente, ao invés de ser voltado
para ganhar altura é voltado para nadar rapidamente para frente, é
possível ganhar altura, mas menos que o normal. Para realizar esta
habilidade basta pular dentro da água e apertar repetidamente o
botão de pulo e se você apertar o botão B enquanto nada, Tails
dará um impulso para frente. |
 |
Double
Glide: para fazer esta habilidade pule e aperte novamente o
botão de pulo. A grande diferença é que agora, antes de começar
a planar, Knuckles dará um segundo pulo ganhando ainda mais altura.
Ainda é possível atacar com esta habilidade. |
 |
Spiral
Upper: ao invés de socar para frente, a echidna dará um
pequeno salto dando um soco de fogo para cima. É possível quebrar
os blocos mais resistentes com esta técnica. |
 |
Formação:
Fly |
Dupla
sem afinidade: a pior
formação Fly do jogo, por mais estranho que pareça. Ambos os
personagens tem suas habilidades de vôo muito afetadas, mas ainda
é uma boa dupla para destruir chefes.
|
 |
High
Propeller Flight: o vôo da raposa fica muito limitado,
além dele voar invertido, de barriga pra cima, consegue voar por
apenas 2 segundos e quase não vai para os lados, mas é possível
destruir inimigos, desde que você os acerte com os rabos. Para
voar, basta pular e apertar repetidamente o botão de pulo. |
 |
Tails
Homing Attack: pule e
próximo de um inimigo aperte o botão A e Tails irá disparar em
alta velocidade em direção ao inimigo acertando-o em cheio,
excelente técnica contra chefes. |
 |
Tails
Chao Attack: quando
a raposa ganhar o controle de Cheese, através do Tag Action, ele
poderá usa-lo para atacar da mesma forma que Cream e para isto
basta apertar o botão B, tanto no chão como no ar. |
 |
Floating
Fall: Cream perde sua habilidade de voar e passa a usar seu
guarda-chuva para cair vagarosamente, para isso pule e aperte o
botão A novamente. |
 |
Formação:
Power |
Dupla
sem afinidade: Knuckles e Amy ganham excelentes habilidades quando
juntos, Knuckles ganha duas novas habilidade, enquanto que Amy...
bem é melhor Eggman não ficar na frente dela...
|
 |
Knuckles
Jump: como de costume, a
echidna perde a habilidade de pular girando e para girar durante os
saltos basta apertar o botão B. |
 |
Dash
Climb: Knuckles agora pode
usar o Spind Dash nas paredes!! Para isto basta grudar em uma parede,
segurar para esquerda, se você estiver na parede da esquerda, ou
para a direita, se você estiver na parede da direita, e apertar
várias vezes o botão A. |
 |
Knuckles
Hammer: a echidna pára de
usar seus punhos para atacar com o martelo e para isto aperte o
botão B enquanto estiver no chão. Infelizmente o martelo não é
forte o suficiente para quebrar certos blocos. Acerte uma mola para
ganhar um impulso extra. |
 |
Drill
Claw:
a única forma de Knuckles quebrar os blocos mais resistentes e para
isto basta pular, segurar para baixo e apertar o botão B para
Knuckles descer em espiral destruindo o que estiver em seu caminho,
até tocar no chão. |
 |
Amy
Spin Dash: novamente Amy
pode usar o Spin Dash, mas desta vez ela não largará rolando e sim
correndo o que é excelente para subidas, idêntico ao Peel Out do
Sonic CD. Para isto segure para baixo e aperte repetidamente o
botão A. |
 |
Hammer
Swirl:
Amy descerá rodando com seu martelo até quicar no chão destruindo
o que estiver em seu caminho. Para isto basta pular, segurar para
baixo e apertar o botão B. |
 |
Big
Hammer Attack: usando a enorme força de Knuckles, o martelo de
Amy fica extremamente poderoso e grande. Para usar esta habilidade
basta apertar o botão B enquanto estiver no chão. Acerte uma mola
para ganhar um impulso extra. |
 |
Hammer
Jump: segure para baixo enquanto estiver no chão, e aperte B
para Amy usar seu martelo para dar um grande salto dando impulso
para frente também. |
 |
Formação:
Fly |
Time
Festeiro:
uma das piores formações de Fly do jogo, mesmo assim formam uma
dupla interessante, principalmente por poderem usar os Air Tricks.
Cream perde a habilidade de atacar com seu Chao, mas apenas no
chão. |
 |
Cream
Jump: como era de se
esperar, Cream perde sua habilidade de pular girando e para girar
enquanto pula basta apertar o botão B. |
 |
Hip
Drop:
similar ao Bounce de Sonic, Cream começa a descer até o chão destruindo
o que estiver em seu caminho, para isto basta pular, segurar para
baixo e apertar o botão B. |
 |
Cream
Hammer Attack: a coelhinha pára de atacar com seu Chao para
usar o martelo de Amy, para isto basta apertar o botão B enquanto
estiver no chão. |
 |
Cream
Air Trick Forward: segure para direita ou esquerda e aperte o
botão R para realizar está manobra. Cream dará um pequeno impulso
para cima e para frente e logo começará a cair. Ela não consegue
atacar neste movimento, mas é possível controlar sua direção. |
 |
Cream
Air Trick Upward: segure para cima e aperte o
botão R para realizar está manobra. Cream dará um pequeno impulso
para cima. |
 |
Cream
Air Trick Downward: segure para baixo e aperte o
botão R para realizar está manobra. Cream pára de ir para os
lados e começa a descer até tocar o chão. É possível atacar
inimigos com essa técnica e controlar sua direção para os lados. |
 |
Floating
Fall: Amy pode usar seus
balões para pousar vagarosamente e para isto pule e aperte o botão
A. |
 |
Amy
Chao
Attack: quando a ouriça ganhar o controle de Cheese, através
do Tag Action, ela poderá usa-lo para atacar, da mesma forma que
Cream, e para isto basta apertar o botão B, tanto no chão como no
ar. |
 |
Amy
Air Trick Forward: segure para direita ou esquerda e aperte o
botão R para realizar está manobra. Amy dispara para frente em
grande velocidade destruindo o que estiver no caminho. |
 |
Amy
Air Trick Upward: segure para cima e aperte o
botão R para realizar está manobra. Amy dará um impulso
para cima. |
 |
Amy
Air Trick Downward: segure para baixo e aperte o
botão R para realizar está manobra. Amy pára de ir para os lados
e começa a descer rodando com seu martelo, até quicar no chão
destruindo o que estiver no caminho. |
Zone Maps
Toda vez que mudar de zona você sairá de um Anel
gigante como este ao lado. Ele faz a conexão entre o Zone Map e a Sonic
Factory. Para acessar a Sonic Factory basta entrar no Anel que se
localiza no início dos Zone Maps.
Os Zone Maps são seu primeiro desafio neste jogo, não é possível
perder vidas neles, mas alguns são verdadeiros labirintos. Existem alguns Omo Chaos, que são uma espécie de robô com a forma
dos Chaos, é possível ver um na foto ao lado, esses Omo Chaos servem
para te ajudar com informações sobre a localização dos Act Rings e
entradas dos chefes, para isso pare perto de um deles e aperte para cima,
então seu personagem irá levanta-lo e aparecerá uma dica. Esses Omo
Chaos também estão espalhados pelos atos para dar dicas de onde estão
escondidos alguns Chaos.
 
Estes são os Act Rings, pule neles e você
será levado para o ato indicado neles, são sempre três e alguns estão
bem escondidos nos Zone Maps. A grande vantagem é que você pode passar
os atos na ordem que quiser, não precisa necessariamente começar no ato
1 e terminar no ato 3. Após terminar o ato, uma coroa aparecerá em cima
do Anel.
Os chefes voltaram a ser parados como nos jogos clássicos do ouriço e
estão em um ato separado, mas para acessar os atos dos chefes você deve
concluir os três primeiros da zona em que está e depois entrar na
cápsula do chefe que se encontra em algum lugar do Zone Map. Para isto
basta parar embaixo da cápsula mostrada ao lado. Após derrotar Eggman
está cápsula ficará vermelha.
Existem também Mini-Games que servem para ganhar vidas.
Existem dois por zona e suas entradas estão espalhadas pelo Zona Map.
São dois tipos de Mini-Games, o Defeat all Enemies e o Push the
Switch, que serão detalhados mais tarde. Para entrar nesses
Mini-Games basta parar em baixo de uma cápsula mostrada ao lado. Após
terminar o Mini-game a cápsula ficará fechada.
Estas são as molas que levam para os Estágio Especiais, onde se
conseguem as esmeraldas, mas para poder usa-las deve-se ter uma chave,
maiores detalhes serão dados na parte do Estágios Especiais. Existe
apenas uma mola por zona. Após pegar
a esmeralda, uma coroa aparecerá em cima da mola.
Ao entrar no Anel Gigante você chegará a Sonic
Factory. Logo à esquerda há uma entrada para cima, se entrar nela você
vai para a tela de seleção de personagens, podendo assim trocar sua
dupla, mais à esquerda há uma mola, use ela para chegar na parte de cima,
à direita existe a parte de Seleção de Zona, mostrada na foto ao
lado, escolha uma e pule na cápsula, mas você só pode acessar zonas que
você já jogou anteriormente, à esquerda da mola é a entrada para o Chaos
Playground, que exibe os Chaos que você já pegou nesta zona, e se
você apertar o botão Select, aparecerá o Chao Map, que mostra em
quais zonas e atos estão espalhados os Chaos. Para voltar ao Zone Map que
estava basta sair pela direita da Sonic Factory.
Fases
Como dito anteriormente agora
são 7 zonas com 3 atos cada, mais o chefe. Os atos estão maiores do que
nunca, alguns podem levar mais de 5 minutos para serem terminados na
primeira vez. Coloridos como sempre e bem desenhados os backgrounds estão
um pouco mais simples que os do Sonic Advance 2, mas continuam bons. O que
realmente importa é que o desafio está ainda maior:
Route
99:
você embarca na Rota 99
passando por vários loopings, parafusos, rails e também andará bastante
de cabeça para baixo. Uma zona com bastante espaço para correr e treinar
suas habilidades, aproveite para se acostumar com o jogo, pois a zona não
apresenta grandes dificuldades. Chefe: Antes de chegar a Eggman você depara
com Gemerl, um
robô muito parecido com Emerl do Sonic Battle, ele não será problema,
pois apenas ficará correndo de um lado para o outro, acerte-o quatro
vezes e ele baterá em retirada. Siga em frente e você depara com Eggman
e seu enorme martelo (já repararam quantas vezes o doutor já tentou
esmagar Sonic como se fosse um inseto?), este martelo está preso ao chão. Eggman
se inclinará para um lado e baterá para o outro lado, tentando sempre te
acertar. Para escapar fique encostado na base do martelo carregando o Spin
Dash e quando ele parar de se inclinar para o lado oposto ao seu, dispare
para o outro lado e aproveite o tempo que Eggman demora para se levantar
para acerta-lo. Repita isso oito vezes e será o fim desta engenhoca.
Sunset Hill: fase
muito similar a Green Hill do Sonic 1 do Mega Drive, e a música é um
remix desta mesma zona. Corra por essa bela colina enquanto admira seu
belo pôr-do-sol. Esta zona possui vários postes e uma estrutura verde
que o arremessa para o outro lado. Zona bem interessante com alguns
pequenos trechos de água. Gemerl: no final do terceiro ato você
depara novamente com Gemerl, mas desta vez ele está um pouco mais forte,
pois ele terá aprendido uma nova técnica que consiste em pular e dar um
rasante girando, basta pular para desviar. Acerte-o quatro vezes e ele
fugirá novamente. Chefe: um pouco mais fácil que o anterior,
você estará preso num local onde é possível correr por todos os cantos
da tela. Eggman aparecerá com uma roda de ferro e ficará rolando por
toda a tela, então desvie dele e acerte-o sempre que possível. Existe um
botão no centro da fase que cria uma plataforma flutuante logo acima
dele, use-a para escapar, será bem útil. Cuidado com o Pinch deste
chefe, pois ele começa a rolar por toda a tela bem rápido. Oito golpes
como de costume e o vilão fugirá novamente.
Ocean
Base: a famosa
zona aquática que está presente em quase todos os jogos do ouriço.
Estranhamente essa zona se passa muito mais na vertical do que na
horizontal. Em várias partes a água cai do teto e é possível escalar
por ela e muitas vezes essa água forma tobogãs onde seu personagem
escorrega sem controle. Como era de se esperar há partes inundadas para
se passar, mas sempre é possível evita-las, basta dar preferência para
as rotas mais altas. Chefe: Eggman cairá no centro da tela com uma
engenhoca bem estranha, que consiste na sua nave no centro com duas pernas
ao lado dela que servem para bater no chão. Ele ficará flutuando no alto
da tela, siga-o ficando exatamente no meio das pernas, quando ele
parar preste atenção nos pés, se eles se fecharem saia de baixo dele e
prepare-se para pular, independente dos pés ele descerá batendo no
chão, mas se os pés estiverem fechados uma onda de energia percorrerá
todos o chão, caso ele não feche os pés você deve ficar no meio das
pernas e aproveitar para acertar o vilão. Quanto mais vezes você
acerta-lo mais rápido ele se moverá, portanto fique atento. Depois de
oito golpes sua nave explode e ele foge novamente.
Toy
Kingdom: bem vindo
ao reino dos brinquedos, onde estão os badniks mais difíceis deste jogo,
não se deixe enganar só porque eles aparentam ser brinquedos. Zona cheia
de balões, foguetes para pegar carona, rodas gigantes, xícaras com desenhos de Pandas, escorregadores de elefantes e pêndulos gigantes.
Sem dúvidas uma fase bem colorida, mas tome cuidado, pois existem muitas
armadilhas escondidas neste paraíso dos brinquedos. Gemerl:
novamente o robozinho estará te esperando no final do ato 3 desta zona,
ele estará um pouco mais difícil que da última vez, além dos dois
golpes de antes ele poderá disparar quatro mísseis que caem na frente
dele, apenas pule para desviar. Quatro golpes serão suficientes para
acabar com ele. Chefe:
o mais enrolado do jogo. Eggman estará dentro de uma caixinha de surpresa
no centro da tela, ele sempre aparecerá do lado esquerdo da caixa e toda
vez que o acertar ele se esconderá dentro da caixa e executará um dos
seus três ataques que saem da parte de cima da caixa:
-
Soltar um palhaço
inofensivo;
-
Soltar
Gemerl preso a uma bola de ferro que quicará pelo chão
e depois ele a recolhe;
-
Soltar
Gemerl em um míssil que mirará para cair em você, quando o míssil
for disparado, uma flecha ficará seguindo você indicando onde o míssil
cairá e quando esta flecha sumir ele cairá, portanto fique atento. Qualquer que
seja seu ataque apenas se mantenha longe dos abismos e não terá grandes
problemas.
Para vencer Eggman você deve bate nele até que ele caia no
precipício no canto direito da tela. Tome cuidado com os bonequinhos que saem da caixa
constantemente. Procure acertar Eggman o mais rápido possível, pois ele
anda vagarosamente para a esquerda, se afastando do abismo.
Twinkle
Snow:
não poderia faltar uma zona de gelo neste jogo. A Aurora Boreal ilumina o
céu logo acima das belas montanhas cobertas de gelo. Zona com vário
impulsionadores no ar, congeladores, carrinhos de mineiro e várias partes
com água. No segundo ato será obrigatório passar pela água para
alcançar o final. Chefe: você estará em uma espécie de torre de
gelo e Eggman irá subir com sua nave na parte de baixo da tela, indo de
um canto ao outro e você deve ir pulando nas plataformas e subindo, mas
cuidado, pois as plataformas caem quando você salta delas. Desta vez
ataques diretos não surtirão efeito e a única maneira de acertar Eggman
é derrubando as plataformas em cima dele. Constantemente o vilão vira
sua nave ao contrário e arremessa uma bola de ferro na sua direção e
quanto mais vezes você acerta-lo mais rápido ele se moverá para os
lados. Tails/Amy é a dupla mais indicada neste chefe. Derrube oito
plataformas em Eggman e será o fim desta geringonça.
Cyber
Track: zona cheia
de rails, transportadores automáticos e inversão de gravidade, esta zona
promete ser um bom desafio. Zona semelhante a Tecno Base de Sonic Advance
2. Gemerl: novamente no final do terceiro ato o robô estará
esperando por você e desta vez ele está muito mais forte, além dos
golpes de antes ele aprendeu mais 3. Um deles é o Chaos Control, onde ele
teleporta para trás do seu personagem e o empurra, jogando contra a
parede, golpe fácil de desviar, mas pode pegar de surpresa. Na sua
segunda nova habilidade, Gemerl pula e vai de um lado ao outro da tela
soltando mísseis, os quais caem mirando em você, ele faz isso duas vezes
antes de pousar, e para desviar basta correr de um lado ao outro. Sua
terceira e última habilidade trata-se de um escudo invisível que é
formado em volta de Gemerl enquanto ele estiver parado, impossibilitando
que o acertem, então você deve esperar ele começar a andar para atacar
ou acerta-lo entre seus golpes. Chefe: outro bem chato onde não é
possível acerta-lo diretamente. Haverá uma plataforma no centro da tela
com duas plataformas móveis nos cantos da tela, se você ficar muito
tempo em cima das plataformas dos cantos, elas cairão te jogando no abismo.
Eggman ficará na parte de baixo da plataforma andando de um lado para
outro da tela com um canhão em sua nave, que fica atirando bolinhas azuis
para te acertar. A única forma de acertar Eggman é rebater as bolinhas
azuis, deixando-as laranjas e então elas poderão acertar o vilão.
Quanto mais bolinhas acertar nele, mais rápido ele se move e atira,
portanto muito cuidado com este chefe. Oito boladas neles e será o fim
deste difícil chefe.
Chaos
Angel:
Angel Island está um verdadeiro caos. Está zona será um grande desafio,
pois além de ser muito longa, podendo-se levar mais de 5 minutos nas
primeiras vezes para terminar os dois primeiros atos, ela é cheia de
abismos, portanto um time com Tails ou Cream como principais será muito
útil. O terceiro ato desta zona é diferente dos outros dois, pois você
fica em cima de uma plataforma que vai flutuando para frente passando por
vários obstáculos e se você cair da plataforma você terá um pouso
muito infeliz beeem lá em baixo. Chefe: haverá uma ponte no
centro da tela e espinhos na parte de cima e baixo. Esta ponte balança e
você pode ir para a parte de baixo da ponte, ficando de ponta cabeça,
passando pelos tubos que existem nas paredes. Eggman estará de um lado da
ponte e Gemerl do outro e para derrotar este chefe você deve acertar
Gemerl, quando fizer isso Eggman será jogado para cima acertando os
espinhos, então saia de perto dele, pois quando ele cair na ponte poderá
jogar você nos espinhos do teto. Depois de acerta-lo pela quarta vez, a
cada vez que acerta-lo ele ficará correndo de um lado para o outro da
ponte girando em alta velocidade, para escapar pule sobre a máquina.
Ocasionalmente Eggman pode virar a nave protegendo Gemerl e forçando você
a ir para o outro lado da ponte, portanto cuidado. Oito golpes e tudo
estará acabado.
Altar
Emerald:
após derrotar Eggman na
Chaos Angel você é trazido para o Altar da Esmeralda, para a batalha
final. Gemerl: mais difícil que nunca seus ataques são os mesmos
de antes, com exceção do escudo, mas com uma nova adição, ele poderá
parar no centro da tela, no ar, começar a girar e soltar alguns mísseis
no chão. Golpes um pouco imprevisível, mas nada muito difícil. Acerte-o
quatro vezes e corra para o chefe final. Chefe: este chefe poderá
ser muito simples ou muito complexo, isso dependerá muito da sua dupla.
Você chega finalmente ao altar da esmeralda, então Eggman aparece com
sua máquina gigante e duas enormes mãos se juntam a ela. Ele está a
uma altura em que não se pode acerta-lo simplesmente pulando. Seus
ataques são:
-
Suas
mãos ficarão se movimentando na parte de cima da tela, então elas
param e descem rapidamente tentando te esmagar e derrubando duas das
quatro plataformas que existem. Assim que as mãos começarem a voltar
pule em cima delas e pule em Eggman;
-
As mão
ficarão uma de cada lado da tela e três bolas vermelhas sairão da
nave, as mãos ficarão rebatendo essas bolas para tentar te acertar,
é possível subir nestas bolas e acertar Eggman;
-
As mãos
se fecham e ficam circulando no alto da tela e então elas disparam em
sua direção dando três poderosos socos, eles são bem difíceis de
se desviar, mas tente pular para escapar
-
Novamente
as mãos. Elas ficarão paralelas uma em cada canto da tela e então
começam a subir e descer, seguindo seus movimentos, então elas param
e se fecham, caso elas consigam te pegar ficarão batendo seu
personagem no chão até você perder todos os Anéis. Tente pular
para não ser pego.
Uma forma
simples de acabar com este chefe é usar duplas que consigam acerta-lo
do chão sem precisar usar as mãos, como por exemplo, Sonic/Tails,
Tails/Sonic, Sonic/Knuckles, todos os times com Cream e o Air Tag da Amy.
Non-Aggression:
fase secreta apenas para Super Sonic e apenas se você possui todas as
Chaos Emeralds. Para entrar nesta zona termine a Altar Emerald com Sonic
como personagem principal. Após Eggman ser derrotado, enquanto ele tenta
fugir, Gemerl entra em curto e ataca Sonic retirando as esmeraldas dele e
usando elas para se transformar em uma nave estranha com quatro braços
retráteis. Então Gemerl agarra Eggman, joga em cima de Sonic e dispara em direção ao espaço. Sonic se recompõe, olha para o céu e as
Esmeraldas caem como que em um milagre, então Sonic usa seu poder e
transforma-se, mais uma vez, em Super Sonic. Então ele olha para Eggman e
sai em disparada atrás de Gemerl, Eggman então resolve seguir Sonic para ajuda-lo. Chefe:
SIM!! Eggman será seu parceiro nesta zona e será indispensável para
parar Gemerl. O robô ficará sempre no canto direito da tela. Repare que entre
os dois braços há uma pequena saliência. Tudo o que você tem que fazer
é acertar está saliência 12 vezes, mas não será tão fácil assim,
pois agora começam os problemas, e são muitos:
-
Não é
possível acertar a saliência logo de cara e para isso você deve
usar o Tag Action de Eggman, segure o botão R, então Sonic pega
Eggman e começa a carregar uma bola de energia (Kame-Hame-Ha?),
quando a bola se formar já estará pronta para atirar, quanto
mais tempo carregar, maior será a bola de energia e maior será o
estrago, atire Eggman na saliência e ela se abrirá, agora sim use o
Rushing Attack, aperte o botão B, e acerte a saliência, quanto maior
for a bola de energia formada em Eggman, mais tempo essa saliência
ficará aberta;
-
Como
sempre ser Super não é fácil nem grátis, essa transformação
requer uma grande quantia de energia e Sonic retira essa energia dos
Anéis, ou seja, a cada segundo Sonic perde 1 Anel e se eles acabarem
Sonic morre. Portanto tente pegar os Anéis que passam eventualmente
no meio da batalha;
-
Gemerl
não ficará parado esperando você acabar com ele então aí vão
seus ataques:
-
Um de
seus braços esticará e tentará te acertar, mas eles só vão até
metade da tela, e então um raio sairá da ponta em sua direção, use
o Rushing Attack para atravessar e escapar do raio, mas quando ele
entrar no Pinch, esse raio ficará girando podendo te acertar
várias vezes;
-
Os dois
braços da frente se estendem e vão até o fim da tela fazendo uma
espécie de prisão e as mãos ficarão andando pelos braços
disparando mísseis no centro. Mesmo assim recomendo que fique entre
os braços, pois nesse instante é possível acertar a saliência várias vezes.
-
Os dois
braços de trás se estendem parando na frente da saliência, então
começam a juntar energia e disparão um poderoso raio para frente,
Gemerl então poderá subir ou descer na tela tentando te acertar. Caso
venha em sua direção use o Rushing Attack para atravessar o raio
-
Gemerl vai até o centro da tela, estende seus quatro braços e começa
a girar. A principio é possível seguir o movimento dos braços sem
problemas, mas dependendo de quantas vezes você o acertou, a
velocidade irá aumentar muito, então use o Rushing Attack para
atravessar os braços sem problema.
Se
você sobreviver a tudo isto, parabéns você terminou este jogo! Mas
ainda podem haver coisas para destravar.
Special
Stage
Para
entrar nos Estágios Especias, você deve primeiramente pegar todos os
Chaos existentes em todas as zonas do jogo, são um total de 70 Chaos,
sendo que existem 10 por zona, para saber quais você já pegou e onde
estão os que faltam, entre no Chaos Playgorund, dentro da Sonic Factory e
pressione o botão Select para exibir o Chao Map, esse mapa mostrará em
que zonas e atos estão os que faltam. Os Chaos são pequenos bichinhos
azuis, idênticos ao que aparece no menu inicial do jogo e o que segue
Cream, eles estão escondidos em todos
os atos e será uma tarefa difícil encontra-los, mas alguns estão escondidos
nos próprios Zone Maps. Felizmente os Chaos são salvos no instante
em que você os pega, portanto não é preciso terminar o ato para ficar
com eles. Se você está com dificuldades para achar algum Chao, consulte
nosso detonado. Depois de pegar todos os Chao em uma
zona, aparecerão espalhados, nos três primeiros atos desta zona, as chaves
para destrancar a mola que o leva para o Estágio Especial. Aparecem
várias delas por ato, mas assim que pegar uma todas as outras somem e
você só ganha a chave se terminar o ato sem morrer. Depois de pegar a chave
pule na mola especial, encontrada no Zone Map e você finalmente irá para
o Estágio Especial. O estágio é uma espécie de túnel 3D e você o
percorre em cima do avião do Tails, o Tornado, e tem o mesmo princípio
do Estágio Especial do Sonic 2 do Mega Drive, pegar o número estipulado
de Anéis antes de chegar em um dos dois Check Points, mas como sempre
não será tão simples assim. Durante os estágios, além dos Anéis
simples você também encontrará alguns Anéis brilhantes que valem por
5, além de minas vermelhas, que se te acertarem tiram 5
Anéis, mísseis pretos, que se te acertarem tiram 5 Anéis, mas se você destruí-los
usando o pulo você ganha 5 Anéis, mas cuidado, pois eles podem atirar em
você, por fim você vai encontrar círculos azuis e se você passar
dentro deles o Tornado muda para o modo X-wing, aumentando sua velocidade
e cada Anel que você pegar neste modo valerá o dobro. A dificuldade
dos estágios é progressiva, principalmente se você considerar o fato de
que se perder no Estágio Especial, você terá que pegar outra chave para
usar a mola e para isso você deve passar um ato sem morrer o que não é
tarefa tão simples nos últimos atos. Muito cuidado com o sétimo
estágio, pois ele é muito mais difícil que os outros. Os Estágio
Especiais são bem parecido com o
do Sonic Triple Trouble do Master System!
Mini-Games
Existem dois tipos de
mini-games nesse jogo, o Defeat All Enemeis e o Push the
Switch, existe um
de cada por zona e eles são encontrados nos próprios Zone Maps, mas só
é possível entrar em cada mini-game uma vez por zona. Estes mini-games
servem para ganhar vidas, podendo ganhar até cinco vidas, os mini-games
são:
Push the Switch: haverá uma cápsula de aprisionamento
de bichinhos com 5 botões nela, sua missão é conseguir o número de
pontos estipulado apertando o botão que estiver aceso e você tem 30
segundos para isso. Quando um botão acende ele fica vermelho, depois
amarelo e por fim azul, cada uma dessas cores tem uma pontuação
diferente, sendo que o vermelho vale 3 pontos, o amarelo vale 2 pontos e o
azul vale 1 ponto. A pontuação que você deve fazer aumenta conforme a
você avança nas zonas, na Route 99 você precisará de apenas 5 pontos,
mas na Chaos Angel você precisará de 25 pontos. Esse mini game é o mais
fácil.
Defeat All Enemies: aqui você deve destruir 8 badniks
em menos de 1 minuto. Os badniks encontrados são os mesmos da zona em que
está, eles estão espalhados por toda uma área e quando você destrói
um badnik sai uma semente dele que quando cai no chão torna-se uma flor,
como em Sonic CD. Não existe nenhum tipo de proteção, como Anéis ou
escudos, mas não se preocupe, pois se um badnik o acertar você não
morrerá, mas não pense que será fácil, pois em
alguns desses mini-games, os badniks estão em áreas de difícil acesso, portanto não será
fácil conseguir acabar com todos. A dupla Cream/Tails é altamente recomendada pra
este mini-game, pois seu Chao Attack facilita muito e o Ground Tag do
Tails facilita chegar a lugares remotos.
Modo Multi Players
O modo Multi-Player deste jogo é muito bom, pois existem várias opções: Main
Game, onde apenas dois podem jogar e cada jogador precisa ter o seu
cartucho, cada jogador controla um personagem da dupla e os dois podem
andar livremente pelas fases, mas quando algum jogador usar o Tag Action,
o parceiro é automaticamente levado até o personagem. Os anéis e vidas
são compartilhados, portanto cuidado. A bateria usada será do primeiro
jogador e quaisquer mudanças feitas no jogo ficarão salvas apenas no
jogo dele. Outro modo é o Battle, onde pode-se jogar com até
quatro jogadores em dois tipos de jogo, Multi-Pak e o Single-Pak.
No Multi-Pack, cada jogador precisa ter seu cartucho, trata-se de uma
corrida, por qualquer fase do jogo e com qualquer dupla, mesmo que não
tenham sido habilitadas ainda, se houverem menos de quatro jogadores o
computador controlará os parceiros, nesta corrida vale tudo, até bater
no seu oponente para ficar com seus anéis ou mata-lo, as caixas de itens
ficarão alternando de item, além dos normais encontrados durante o jogo,
existirão novos itens para atrapalhar ou ajudar seus oponentes, como por
exemplo, itens que invertem o controle do oponente, ou até mesmo o seu,
itens que trocam os jogadores de lugar, etc. No Single Pack é necessário
apenas 1 cartucho e até quatro pessoas podem jogar, cada jogador controla
apenas um personagem, sem parceiros e devem achar os Chaos, escondidos nas
fases, aqui também vale bater nos oponentes para roubar os Chaos deles e
no final do tempo quem tiver mais Chaos vence.
Medalhas
Para habilitar o Time Attack
nos chefes é necessário que você obtenha a medalha de ouro em todos os
atos do jogo, inclusive nos chefes, com exceção da Non-Aggression, segue
abaixo os tempos das medalhas de ouro em todos os atos:
Fase
|
Act |
Tempo
Limite |
Route
99
|
Act
1 |
1:30:00 |
Act
2 |
2:15:00 |
Act
3 |
2:00:00 |
Boss
|
1:45:00 |
Sunset
Hill
|
Act
1 |
1:45:00 |
Act
2 |
1:30:00 |
Act
3 |
2:45:00 |
Boss |
1:30:00 |
Ocean
Base |
Act
1 |
3:30:00 |
Act
2 |
3:30:00 |
Act
3 |
2:00:00 |
Boss |
1:45:00 |
Toy
Kingdom |
Act
1 |
2:45:00 |
Act
2 |
2:30:00 |
Act
3 |
2:45:00 |
Boss |
2:30:00 |
Twinkle
Snow |
Act
1 |
2:15:00 |
Act
2 |
3:30:00 |
Act
3 |
3:00:00 |
Boss |
1:30:00 |
Cyber
Track |
Act
1 |
2:00:00 |
Act
2 |
2:30:00 |
Act
3 |
4:15:00 |
Boss |
2:00:00 |
Chaos
Angel |
Act
1 |
5:00:00 |
Act
2 |
5:15:00 |
Act
3
|
3:00:00 |
Boss |
1:30:00 |
Altar
Emerald |
- |
2:30:00 |
Non-Agression |
- |
3:00:00 |
Destraváveis
Existem várias coisas para se
habilitar neste jogo:
-
Knuckles: termine
o ato 3 da Sunset Hill com Sonic como personagem principal;
-
Amy: termine o ato
3 da Toy Kingdom com Sonic como personagem principal;
-
Cream: termine o
ato 3 da Cyber Track com Sonic como personagem principal;
-
Sound Test:
derrote Eggman na Altar Emerald;
-
Boss Time Attack:
consiga medalha de ouro em todos os atos, inclusive os chefes, menos a
Non-Aggression;
-
Special Stage Mode:
pegue todas as sete esmeraldas, vá no menu inicial e aperte: cima, R,
baixo, L, direita e esquerda. Caso esqueça desta seqüência coloque
o cursor em cima de options e pressione para a esquerda;
-
Zona Extra:
termine a Altar Emerald com Sonic como personagem principal
depois de pegar as sete Esmeraldas do Caos.
Curiosidades
-
Existem muitos elementos,
muitos mesmos, de outros jogos em Sonic Advance 3. A Sonic Team fez
uma coletânea do que havia de bom em vários jogos do ouriço,
inclusive jogos do Master System.
-
É possível conseguir a
sombra do Boost Mode sem ter o Sonic na dupla, para isto coloque Cream
como sua parceira e use o Homing Attack, mas você deve acertar o
badnik bem próximo do chão, para que seu personagem caia no chão
quase no mesmo instante que acertar o alvo. Se fizer isso corretamente
seu
personagem continuará com a sombra, mas não se iluda, pois ela não
aumenta sua velocidade.
-
Na fase Cyber Track Act 2
é possível chegar no final da fase por dois lados, pela direita ou
esquerda.
Análise
Técnica
As melhorias gráficas foram
poucas em relação aos jogos anteriores, com os personagens e fases muito
bem feitos, mas o que ainda impressiona é o realismo nos movimentos dos
personagens, como quando eles andam ou pulam. A jogabilidade melhorou em
relação ao Advance 2 e o jogo está um pouco mais rápido. As músicas
seguem os mesmos padrões apesar de conter vários remix, principalmente
do Sonic Battle. Mesmo o jogo não possuindo muitas novidades a junção
dos elementos positivos dos jogos anteriores rendeu um excelente jogo.
Ficha Técnica
Capa do Jogo |
Dados |

|
Nome:
Sonic Advance 3 |
Plataforma:
Game Boy Advance |
Gênero:
Ação |
Distribuidora:
Sega e THQ |
Desenvolvedora:
Sonic Team |
Idioma:
Multi-Idiomas |
Data de Lançamento:
??/05/2004 |
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Avaliação |
Prós/Contras |
Gráficos: 9,5 |
Prós:
ótimos gráfico, boa trilha sonora. O sistema de duplas deixou o
jogo com uma gama de movimentos muito boa.
Contras: as músicas poderiam ser melhores.
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Som:
8.5 |
Jogabilidade: 9,0 |
Diversão: 9,0 |
Nota Geral: 8,5 |
Diga não ao plágio,
cite a autoria!
Por: Skar |

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