SONIC ADVANCE 3

Falhas Técnicas (Bugs)  Dicas e Códigos Secretos  Sonic em Outros Games  Detonados  Resumo dos Jogos Previews Personagens Manuais de Instrução Página Inicial

  Sonic Advance 3 foi o último da série lançado para Game Boy Advance, completando a série de jogos do Sonic para o sistema. O jogo não traz muito de verdadeiramente novo, muito do jogo foi baseado em jogos antigos do ouriço, mas traz algumas pequenas inovações, que conferem ao jogo algumas particularidades, conforme trataremos abaixo.

Novidades

  Este jogo traz uma quantia de novidades muito maior que a de Sonic Advance 2. Começando pelo número de fases que está muito maior, agora cada zona possui 3 atos mais o chefe, totalizando 4 atos por zona! E claro não poderia faltar a zona secreta apenas para Super Sonic.

  A maior novidade deste jogo é que agora você joga em duplas, como em Knuckles Chaotix, mas desta vez não há nada interligando os personagens, eles podem andar livremente e você pode fazer qualquer combinação de dupla com os cinco personagens disponíveis: Sonic, Tails, Knuckles e Amy, e para cada dupla existem habilidades únicas, deixando o jogo mais divertido ainda.

  Outra grande novidade é que agora toda vez em que você entrar em uma zona, você não entrará direto no ato 1 dela, mas sim em uma espécie de Adventure Field, chamado de Zone Map, nele estão espalhados os Act Rings, as entradas para os Mini-Games e chefes, assim como a mola para o Special Stage. As únicas zonas que não possuem Zone Map são Altar Emerald e Non-Aggression por serem as últimas do jogo. Os Zone Maps serão detalhados depois.

  As fases não estão mais com o formato de corrida como no Advance 2 e não existem mais placas de conclusão de ato nem prisões de bichinhos depois dos chefes, agora para marcar o fim da fase existem medalhas flutuando e você deve toca-las para finalizar qualquer ato, inclusive os de chefe e dependendo do seu tempo você poderá receber uma medalha de Ouro, Prata ou Bronze.

  As músicas seguem o mesmo padrão do jogo anterior, mas com alguns remix de Sonic Battle e um remix especial da imortal Green Hill do Sonic 1 do Mega Drive.

  Os badniks continuam sendo uma ameaça, mas agora quando destruidos eles não liberam mais bichinhos, mas sim anéis como no jogo Knuckles Chaotix. Como sempre os anéis estão no jogo, espalhados por todas as fases e servem para te proteger destes badniks e outras armadilhas, quanto mais se junta, menos vulnerável se torna aos inimigos, pois quando atingido, basta recuperar parte dos anéis em volta e seguir em frente. Os postes de salvamento estão novamente espalhados por toda a fase fazendo com que seu personagem reapareça no último poste que tocou, quando você perca uma vida. Os itens são aquela ajuda extra que o game oferece, escondidos dentro de monitores. Basta estourá-los e se beneficiar do item que estiver dentro. Os itens do jogo são:

 5 Rings: dá 5 Anéis extras.
 10 Rings: dá 10 Anéis extras.
 ? Rings: dá uma quantidade aleatória de Anéis extras, podem ser 1, 5, 10 ou 20.
 Shield: escudo simples, enquanto estiver com ele você perderá o escudo ao invés dos seus Anéis quando for atingido.
 Lightning Shield: escudo magnético, além de proteger seus Anéis quando você for atingido, também atrai para você os Anéis nas suas proximidades, mas ao contrário do que ocorre no Sonic 3 & Kncukles, este escudo funciona debaixo da água.
 Invencibilidade: torna você invulnerável por aproximadamente 20 segundos, mas não protege contra esmagamentos, afogamentos ou quedas em precipícios.
 Speed Shoes: antes chamado "Power Sneakers", com este item o personagem fica bem mais veloz que o normal por aproximadamente 20 segundos.
 1-UP: dá uma vida extra.

  O jogo possuí sistema de salvamento, que permite salvar as fases em que você parou com todos os personagens, tornando dispensável o uso de continues, além de salvar as esmeraldas pegas, seus tempos no Time Attack e todos os Chaos que você pegou, no instante que são pegos.

  Este jogo possui, de início 4 menus: Game Start, onde você joga o modo história, podendo jogar com dois jogadores, Time Attack, onde você grava seus melhores tempos, mas inicialmente só é possível jogar nas fases e não nos chefes e pode ser usado para adquirir as medalhas, Battle, onde você disputa corrida ou caça Chaos contra seus amigos, e Option, que serve pra você mudar algumas opções do jogo, como a configuração dos botões, a dificuldade do jogo, etc, mas o Sound Test não está habilitado logo de cara. O Tiny Chao Garden foi retirado do jogo. Mais tarde será possível habilitar o menu Special Stage Mode, mas só depois de adquirir todas as esmeraldas.

  A tela do jogo sofreu novas alterações com relação ao jogo anterior e umas das grandes mudanças é que agora não há mais o campo Score. No canto superior esquerdo está o contador de Anéis que marca o número total que você possui e onde você ganha uma vida na primeira vez que junta 100 e 200 anéis. Na parte de cima no centro da tela está o campo Tempo, você tem 10:00 minutos como sempre para terminar as fases. Por fim, na parte de baixo da tela no canto esquerdo há o campo de contador de Vidas, que após zerado, dá o Game Over e não há continues nesse jogo.

   Uma das maiores novidades neste jogo é uma nova habilidade chamada Tag Action, que se trata de uma habilidade que o seu parceiro executa para te ajudar, para fazer isso basta segurar o botão R e seu personagem começará a formar uma bola de energia a sua frente, então o seu companheiro pula em seus braços ficando em forma de bola e assim que você soltar o botão R eles farão o Tag Action. Cada parceiro tem um Tag Action diferente e também há diferenças em usar essa habilidade no chão e no ar.

 

Enredo

 

  O terrível vilão Dr. Eggman conseguiu colocar as mãos nas Chaos Emeralds e com seu poder dividiu o mundo em sete partes, espalhando suas invenções por elas! E como se isso não bastasse, Eggman construiu um robô baseando-se em Emerl (Sonic Battle), porém mais poderoso. Agora cabe a Sonic e seus companheiros acabar com mais este plano do terrível gênio do mau, mas desta vez será um trabalho em equipe.

Personagens

  São cinco os personagens jogáveis nesta versão, mas apenas Sonic e Tails estão habilitados inicialmente e só é possível habilitar outros personagens com Sonic como personagem principal:

 Sonic the Hedgehogo famoso ouriço está de volta e com a mesma disposição de sempre para acabar com os planos de Eggman e salvar o mundo. Suas habilidades continuam muito rápidas e sua influência sobre seu parceiro será de aumentar drasticamente sua velocidade. Novamente ele é o único que pode habilitar os outros personagens.

 Miles "Tails" Prower: o fiel escudeiro de Sonic, está pronto para agir e ajudar a salvar seus companheiros. Seu fôlego para voar e nadar podem estar menores, mas sua determinação continua a mesma. Sua influência sobre seu parceiro é de auxilia-lo com movimentos aéreos, permitindo de alguma forma, faze-lo ficar mais tempo no ar.

 Knuckles the Echidna: desta vez ele aprendeu a lição e não deixou que Eggman o enganasse de novo. Seus punhos continuam fortes como sempre, podendo quebrar blocos que outros personagens não conseguem, e ele está pronto para compartilhar sua força. Sua influência sobre seu parceiro é aumentar o poder de seus movimentos, tornando-os muito mais destrutivos (Amy que o diga). Para habilita-lo, termine o ato 3 da Sunset Hill com Sonic como personagem principal.

 Cream the Rabbit: agora que sua mãe está são e salva, a coelhinha pode lutar mais tranqüilamente para auxiliar seus amigos. Com seu fiel companheiro Chao, Cheese, ela não terá problemas para parar o vilão novamente. Sua influência sobre seus parceiros é aumentar a precisão de seus ataques e facilitar muito nessa difícil jornada. Para habilita-la termine o ato 3 da Cyber Track com Sonic como personagem principal.

 Amy Rose: deixando de ser uma personagem secreta, agora ela pode ajudar muito mais, principalmente se for para ajudar Sonic. Ela e seu martelo Piko Piko estão prontos para qualquer coisa. Sua influência sobre seu parceiro é em partes negativa, pois ela transmite para ele a sua deficiência nos saltos, os quais ela não consegue fazer girando, mas também auxilia muito, pois empresta o poder de seu martelo. Para habilita-la termine o ato 3 da Toy Kingdom com Sonic como personagem principal.

Habilidades Primárias e Tag Actions

  O Boost Mode continua presente no jogo, mas apenas as duplas em que Sonic está presente podem usar esta habilidade. Trata-se de uma explosão de velocidade, que felizmente todos os personagens podem fazer. Esta explosão permite que você alcance velocidades incríveis, quando seu personagem alcança esse nível de impulso uma sombra, muito semelhante a do Hyper Sonic, é criada e enquanto você permanecer em alta velocidade ela irá seguir seus movimentos, quando esta sombra sumir significa que você perdeu muita velocidade e terá de recuperar todo o impulso. Existem várias maneiras para conseguir este feito, a básica é você correr bastante, de preferência morro abaixo e quanto mais anéis você tiver mais rápido entrará neste modo e mais difícil será perder a sombra, outra forma é utilizando os Speed Booster encontrados em vários lugares ao longo das fases, ou ainda batendo em algumas molas verticais que também lhe dão tal impulso.

  Outra habilidade muito útil é o Mid Air Trick Attack, trata-se de um movimento realizado no ar utilizando o direcional mais o botão R, com isso seu personagem realizará uma manobra na direção apontada, mas esta habilidade só funciona se seu personagem for arremessado para o alto por uma mola ou por uma rampa ou ainda por pular no fim de um Rail, mas cuidado, pois para realizar esta manobra você deve apertar e soltar rapidamente o botão R, caso contrário ao invés de usar o Air Trick, seu personagem começará a carregar o Tag Action. Agora os personagens falam quando executam esses movimentos, mas apenas algumas duplas podem usar tal habilidade: Sonic/Tails, Tails/Sonic, Cream/Amy e Amy/Cream.

  Eggman também tem uma habilidade chamada Boss Pinch. Esse modo é ativado quando você o acertar pela quarta vez e quando isso ocorrer, haverá uma mudança súbita na música e Eggman começará a apelar, atacando com muito mais freqüência ou mudando a sua tática. Essa habilidade existe em todos os chefes do jogo tornando o desafio ainda maior.

  Todos os personagens ainda podem andar pelos Rails, mas agora não é mais preciso pular no começo deles para poder escorregar, basta cair sobre eles em qualquer parte.

  Abaixo estão listados os movimentos básicos dos personagens, sem o efeito das duplas, e os Tag Actions:

 Jump Spin: quando seu personagem pula, ele vira uma verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta pressionar A.

 Spin: quando o personagem estiver com velocidade, aperte para baixo e ele fará essa habilidade, com a qual ganha velocidade e destrói inimigos facilmente
 SpinDash: segure para baixo, e com ele segurado, aperte A. Quanto mais você apertar esse botão, maior será o impulso de largada. Com essa habilidade você consegue muito mais velocidade, para fazer subidas e acertar inimigos.

 Slide: aperte o botão B para Sonic realizar esta manobra. Sonic então dará uma cambalhota e depois a rasteira. Muito útil para acertar inimigos a curto alcance. 
 Sonic Ground Tag: Sonic dispara o personagem principal com uma grande velocidade e já no Boost Mode.
 Sonic Air Tag: idêntico ao Ground Tag.
 Tails Fly: basta ficar apertando em seguida o botão de pulo repetidamente, para voar livremente, mas a pequena raposa não tem fôlego ilimitado: são apenas cinco segundos. É possível destruir inimigos enquanto voa, basta acerta-los com os rabos.
 Tail Swipe: para usar esta habilidade pressione o botão B enquanto estiver no chão e Tails usará suas poderosas caudas para destruir o que estiver em seu alcance.
 Tails Swim: com sua habilidade de raposa, Tails consegue nadar muito bem. Quando estiver na água, basta apertar repetidamente o botão de pulo para sair nadando no estilo cachorrinho com Tails. O fôlego do garoto também não é ilimitado aqui: são os mesmos cinco segundos. Habilidade exclusiva do Tails.
 Tails Ground Tag: a raposa usa seus poderosos rabos para arremessar seu companheiro para cima e para frente com um enorme impulso. Excelente para alcançar lugares muito altos.
 Tails Air Tag: a clássica carona de Tails está de volta. Ele voa carregando seu companheiro podendo alcançar locais altos. Para faze-lo subir basta apertar repetidamente o botão A. Seu fôlego dura apenas seis segundos.
 Glide: Knuckles pode alcançar lugares secretos e acessar determinados locais longínquos com maior facilidade: para isso, o personagem pode planar. Para fazer é bem simples: basta apertar duas vezes o botão de pulo. Quanto mais do alto você sair, maior velocidade vai alcançar. É possível destruir inimigos dessa forma. Habilidade exclusiva do Knuckles.
 Climb: outra habilidade exclusiva do Knuckles é a de escalar paredes. Usando os ossos de sua mão, ele vai facilmente subir pelas paredes e achar locais secretos. Para fazer é bem simples: basta planar e direcionar o personagem contra uma parede, mas isso só funciona em paredes verticais.
 Float: Knuckles agora sabe como lidar com a água, assim que ele entrar na água começará a boiar instantaneamente e subirá até a superfície, permitindo que você nade livremente sem afundar. Para faze-lo descer aperte para baixo.
 Knuckles Swim: a equidna também sabe nadar, mas não como Tails. Knuckles nada de uma forma semelhante ao seu planar, sempre para baixo, mas mesmo assim é uma excelente habilidade permitindo que você passe pela água sem maiores dificuldades. Para fazer isto basta apertar o botão de pulo duas vezes. Você não poderá destruir badniks com esse golpe, mas pode grudar nas paredes e escalar sem problemas.
 Punch: agora você pode usar os poderosos punhos de Knuckles para devastar tudo pela frente. Para isso basta apertar o botão B e Knuckles irá desferir uma seqüência de dois poderosos socos andando um pouco para frente. Existem alguns blocos neste jogo que apenas Knuckles consegue quebrar e para quebrá-los você deve usar esta habilidade.
 Knuckles Ground Tag: o personagem principal arremessa Knuckles para frente, destruindo o que estiver no caminho. É possível quebrar os blocos mais resistentes com essa técnica.
 Knuckles Air Tag: Knuckles dá uma carona para o seu companheiro planando e pode-se controlar da mesma forma de quando se plana com o próprio Knuckles. Para parar basta apertar o botão A.
 Cream Fly: Cream também pode voar, para fazer isto basta pular e ficar apertando repetidamente o botão A, mas seu fôlego também tem limite: aproximadamente quatro segundos. Ela alcança uma velocidade muito superior a de Tails, mas não consegue subir muito alto. Ela não pode atacar seus inimigos enquanto voa.
 Cream Fly Attack: este é o ataque que Cream pode realizar enquanto voa, basta apertar o botão B para que a coelhinha pare de voar e comece a cair acertando os inimigos caindo em cima.
 Chao Attack: pressione o botão B enquanto estiver no chão ou durante o pulo para que Cream ordene a Cheese atacar o inimigo mais próximo. Isso é extremamente eficiente contra chefes, mas você deve esperar um pouco para Cheese poder atacar novamente.
 Cream Ground Tag: Cheese irá se transformar, ficando parecido com o personagem principal e começará a segui-lo, como faz com Cream, você poderá então usar o Chao Attack apertando o botão B tanto no chão quanto no ar. Esta transformação dura aproximadamente 10 segundos.
 Cream Air Tag: Cream pulará junto com você aumentando o seu impulso para cima, ou seja, quanto maior for o seu impulso no momento em que usar esta técnica, mais alto Cream o jogará, além de seu personagem principal ganhar o controle de Cheese.
 Amy Jump: como Amy não sabe rolar como os outros personagens ela pula normalmente e não pode atacar os inimigos assim.
 Hammer Attack: enquanto estiver no chão pressione o botão B para que Amy use seu martelo para atacar.
 Super Hammer Attack: Amy não pula girando como os outros personagens e para destruir seus inimigos ela usa seu Piko Piko Hammer para atacar. Para executar esta habilidade basta pular e apertar o botão B, mas cuidado ela só consegue usar esta habilidade uma vez por salto.
 Giant Steps: como Amy ainda não sabe rolar seu Spin Dash é bem diferente. Consiste em um simples pulinho para frente com um bom impulso. Para faze-lo segure para baixo e aperte o botão de pulo, mas este não pode ser carregado como o Spin Dash.
 Head Slide: caso depare com um inimigo enquanto estiver executando o Giant Steps, pressione o botão B e Amy escorregará com a cara no chão destruindo o que estiver pela frente. Aparentemente ela não gosta muito desta habilidade.
 Amy Ground Tag: Amy usa seu martelo para dar um grande impulso jogando seu parceiro para cima, esse impulso é um pouco mais fraco que o de Tails, mas seu personagem é arremessado reto para cima.
 Amy Air Tag: similar ao ground, mas com menos impulso e o personagem sobe girando, podendo assim destruir inimigos.

Habilidades das Duplas

  Neste jogo, seu parceiro faz muito mais do que ficar simplesmente te seguindo e matar um badnik aqui e outro ali, eles afetam diretamente as habilidades do personagem principal, podendo criar, modificar ou excluir habilidades dele. Esse complexo sistema de duplas tornam elas mais equilibradas. Os efeitos que cada parceiro tem sobre as habilidades primarias de todos os personagens estão listadas abaixo:

   Formação: Speed
 União Inquebrável: a combinação mais antiga. Sonic permanece com seus movimentos básicos, enquanto que Tails sofre uma limitação no seu vôo, não podendo alcançar grandes alturas, mas seu nado continua o mesmo. Uma excelente dupla de velocidade com algumas técnicas de vôo.
   Sonic Boost Mode: o ouriço consegue desenvolver toda sua velocidade podendo entrar no Boost Mode.
   Sonic Air Trick Forward: segure para direita ou esquerda e aperte o botão R para realizar está manobra. Sonic dispara para frente em grande velocidade destruindo o que estiver no caminho.
   Sonic Air Trick Upward: segure para cima e aperte o botão R para realizar está manobra. Sonic dará um breve impulso para cima ganhando uma boa altura.
 Sonic Air Trick Downward: segure para baixo e aperte o botão R para realizar está manobra. Sonic para completamente e começa a descer em grande velocidade destruindo o que estiver em seu caminho, até quicar no chão.
 Tails Boost Mode: a raposa se beneficia muito com a alta velocidade de Sonic podendo também entrar no Boost Mode.
 Tails Boost Attack: ele é o único personagem que consegue atacar no boost mode sem perde a velocidade, para isto basta apertar o botão B para Tails atacar com seus poderosos rabos.
 Tails Air Trick Forward: segure para direita ou esquerda e aperte o botão R para realizar está manobra. Tails dará um pequeno impulso para cima e para frente e logo começará a cair. Ele não consegue atacar neste movimento, mas é possível controlar sua direção.
 Tails Air Trick Upward: segure para cima e aperte o botão R para realizar está manobra. Tails dará um grande impulso para cima alcançando uma boa altura.
 Tails Air Trick Downward: segure para baixo e aperte o botão R para realizar está manobra. Tails cessará todo seu movimento para os lados e começará a descer até alcançar o chão. É possível controlar um pouco sua direção neste movimento.
 
   Formação: Speed
 Lutadores Companheiros: apesar de Sonic não gostar muito da companhia de Knuckles eles formar uma boa equipe. Sonic não perde nenhuma habilidade e tem vários delas melhoradas, enquanto que Knuckles sofre grandes perdas: ele não poderá mais planar nem escalar paredes, mas dentro da água ele ainda pode nadar e escalar paredes.
 Sonic Boost Mode: o ouriço consegue desenvolver toda sua velocidade podendo entrar no Boost Mode.
   Insta Shield: pule e aperte o botão B para que Sonic crie uma onda de força ao seu redor aumentando a área de dano.
 Fire Sliding: aperte o botão B para Sonic usar sua rasteira, que com o acréscimo do poder de Knuckles ganha uma incrível força indo muito mais longe.
   Upper Spin: pule, segure para cima e aperte o botão B para Sonic dar um impulso para cima subindo como um foguete. Golpe excelente contra certos chefes.
   Bound: pule, segure para baixo e aperte o botão B para Sonic descer girando até quicar no chão, destruindo o que estiver em seu caminho.
 Knuckles Boost Mode: a equidna aproveita o potencial de Sonic e também consegue entrar no Boost Mode.
 Air Dash Glide: pule e aperte o botão A para Knuckles dar uma poderosa cabeçada para frente destruindo o que estiver em seu caminho e ao tocar no chão ele começará a rolar.
 
   Formação: Speed
  Dupla sem afinidade: eles formam a dupla com maior número de habilidades para ajudar os jogadores iniciantes, pois Sonic pode usar o Cheese para atacar e não pode se afogar, enquanto que Cream não pode usar mais a habilidade de Cheese seguir o inimigo quando ataca. Mesmo assim formam uma boa dupla de velocidade e vôo.
 Sonic Boost Mode: o ouriço consegue desenvolver toda sua velocidade podendo entrar no Boost Mode.
   Bubble Shield: muito similar ao escudo de água do Sonic 3 & Kncukles, assim que o ouriço entra na água, esse escudo indestrutível é criado ao seu redor impedindo que morra afogado, mas cuidado, pois este escudo não protege contra nenhum tipo de ataque.
 Sonic Homing: pule e quando estiver próximo de um badnik aperte o botão A novamente e Sonic disparará na direção do inimigo atingindo-o em cheio. Pode ser usado contra chefes.
 Jump Dash: pule e aperte o botão B para Sonic disparar para frente como uma bala. Ataque similar ao do escudo de fogo do Sonic 3 & Knuckles. Se você usar esta habilidade embaixo da água, Sonic subirá um pouco também.

 Sonic Chao Attack: quando o ouriço ganhar o controle de Cheese, através do Tag Action, ele poderá usa-lo para atacar da mesma forma que Cream e para isto basta apertar o botão B, tanto no chão como no ar.

   Cream Boost Mode: a coelha aproveita a grande velocidade de Sonic e também consegue entrar no Boost Mode.
 Life Ring: Assim que Cream entrar na água ela subirá até a superfície com o auxilio de sua bóia, da mesma forma que Knuckles, permitindo que você possa nadar livremente sem afundar. Para afundar aperte para baixo.
   Chao Ball Attack: Cheese perde a habilidade de perseguir seus inimigos e sua única forma de ataque é ser lançado para frente por Cream, mesmo assim é um ótimo ataque e para realiza-lo aperte o botão B tanto no chão como no ar.

 

 Formação: Speed
  Dupla Amorosa: Amy fica toda dengosa seguindo Sonic. Quando o personagem principal é o Sonic os sprites de corrida de Amy mudam e ela começa a correr apaixonadamente atrás de seu grande amor. Sonic perde sua habilidade de pular girando e também sua rasteira dando lugar a uma martelada. O oposto ocorre com Amy, pois ela fica com seus movimentos iguais aos que tinha em Sonic Advance 2, podendo assim girar sem problemas. Em ambos os casos ainda formam um bom time de velocidade.
   Sonic Boost Mode: o ouriço consegue desenvolver toda sua velocidade podendo entrar no Boost Mode. 
   Sonic Jump: Sonic não consegue mais pular girando e para girar durante os saltos basta apertar o botão B.
 Sonic Hammer Attack: o ouriço deixa sua rasteira de lado e começa a usar o martelo de Amy para atacar, para isto basta apertar o botão B enquanto estiver no chão. Acerte uma mola com o martelo para ganhar um grande impulso extra.
 Amy Boost Mode: a ouriça pega uma carona na grande velocidade de seu amado e também pode entrar no Boost Mode.
 Amy Spin Jump: aproveitando a facilidade que Sonic tem em girar a ouriça também consegue essa façanha, para isto apenas aperte o botão A.
 Amy Spin: ela pode também rolar pelo chão para isto aperte para baixo enquanto estiver correndo.
 Amy Spin Dash: estranho Spin Dash, mas tão poderoso quanto os outros, Amy carrega como o Peel Out do Sonic CD, mas dispara girando. Para realiza-lo segure para baixo, enquanto estiver parado e aperte várias vezes o botão A.
 Amy Jump Dash: pule e aperte o botão A para que Amy dê um impulso para frente em baixa velocidade, mas mantendo a altura.
 Spining Hammer Attack: pule, segure para baixo e aperte o botão B para Amy começar a descer girando até quicar no chão, destruindo o que estiver no caminho.

 

 Formação: Power

 Dupla sem afinidade: apesar da pouca afinidade formam uma dupla excepcional. Tails perde sua habilidade de voar e começa a planar semelhantemente a Knuckles, o mesmo ocorre com seu nado, mas seus golpes ficaram mais poderosos, já Knuckles sofre uma excelente melhora em seu planar e seu soco. Knuckles/Tails pode ser considerada uma dupla de Fly devido as suas melhoras nas habilidades e é, sem sombras de dúvidas, a melhor dupla para caçar Chao neste jogo.

 Tails Glide: ao invés de voar Tails irá planar da mesma forma que Kncukles, para isto pule e aperte novamente o botão A. É possível atacar com está habilidade.
 Tails Insta Shield: agora a raposa também pode usar esta habilidade aumentando sua área de dano, para isto basta pular e apertar o botão B.
 Tails Tornado: Tails troca sua rabada por este poderoso tornado que destrói tudo ao seu redor e dura muito mais, para isto basta apertar repetidamente o botão B. Experimente fazer isto por muito tempo para ver o que acontece.
 Breast Stroke Swim: seu nado fica diferente, ao invés de ser voltado para ganhar altura é voltado para nadar rapidamente para frente, é possível ganhar altura, mas menos que o normal. Para realizar esta habilidade basta pular dentro da água e apertar repetidamente o botão de pulo e se você apertar o botão B enquanto nada, Tails dará um impulso para frente.
 Double Glide: para fazer esta habilidade pule e aperte novamente o botão de pulo. A grande diferença é que agora, antes de começar a planar, Knuckles dará um segundo pulo ganhando ainda mais altura. Ainda é possível atacar com esta habilidade.
 Spiral Upper: ao invés de socar para frente, a echidna dará um pequeno salto dando um soco de fogo para cima. É possível quebrar os blocos mais resistentes com esta técnica.

 

 Formação: Fly

 Dupla sem afinidade: a pior formação Fly do jogo, por mais estranho que pareça. Ambos os personagens tem suas habilidades de vôo muito afetadas, mas ainda é uma boa dupla para destruir chefes.

 High Propeller Flight: o vôo da raposa fica muito limitado, além dele voar invertido, de barriga pra cima, consegue voar por apenas 2 segundos e quase não vai para os lados, mas é possível destruir inimigos, desde que você os acerte com os rabos. Para voar, basta pular e apertar repetidamente o botão de pulo.
 Tails Homing Attack: pule e próximo de um inimigo aperte o botão A e Tails irá disparar em alta velocidade em direção ao inimigo acertando-o em cheio, excelente técnica contra chefes.
 Tails Chao Attack: quando a raposa ganhar o controle de Cheese, através do Tag Action, ele poderá usa-lo para atacar da mesma forma que Cream e para isto basta apertar o botão B, tanto no chão como no ar.
 Floating Fall: Cream perde sua habilidade de voar e passa a usar seu guarda-chuva para cair vagarosamente, para isso pule e aperte o botão A novamente.

 

 Formação: Fly

 Dupla sem afinidade: uma das melhores formações de Fly deste jogo. Tails consegue voar livremente, com grande velocidade e ainda por cima pode usar o martelo de Amy enquanto voa, mas ele perde a habilidade de pular girando, já Amy pode usar seus balões para um pouso suave e ela ganha impulso no ar usando seu martelo.

 Tails Jump: a raposa perde sua habilidade de pular girando e para conseguir girar durante os saltos aperte o Botão B.
 Tails Hammer Attack: ao invés de atacar com seus rabos, Tails usa o martelo para bater, para isto aperte o botão B enquanto estiver no chão. Acerte uma mola para ganhar um impulso extra.
 Tails Fly: seu vôo está com a potência máxima, para voar basta pular e apertar repetidamente o botão A. Além disso ainda é possível usar o martelo para atacar e para isto basta apertar o botão B enquanto voa.
 Floating Fall: Amy pode usar seus balões para pousar vagarosamente, para isto pule e aperte o botão A.
 Air Hammer Jump: pule e aperte o botão B para Amy dar uma martelada no ar ganhando um impulso extra para cima

 

 Formação: Power

 Dupla sem afinidade: eles formam uma boa dupla apesar de quase não afetarem as habilidades do parceiro.

 Knuckles Homing: bastar apertar o botão B próximo de um inimigo e Knuckles disparará em alta velocidade na direção do inimigo acertando-o em cheio, mas esta habilidade só poderá ser usada enquanto Knuckles estiver planando.
 Knuckles Chao Attack: quando a Echidna ganhar o controle de Cheese, através do Tag Action, ele poderá usa-lo para atacar da mesma forma que Cream e para isto basta apertar o botão B, tanto no chão como no ar.
 Automatic Chao Spining: Cheese ficará rodando incansavelmente ao redor de Cream destruindo qualquer inimigo que tocar, mas ainda é possível usar o Chao Attack.

 

 Formação: Power

 Dupla sem afinidade: Knuckles e Amy ganham excelentes habilidades quando juntos, Knuckles ganha duas novas habilidade, enquanto que Amy... bem é melhor Eggman não ficar na frente dela... 

 Knuckles Jump: como de costume, a echidna perde a habilidade de pular girando e para girar durante os saltos basta apertar o botão B.
 Dash Climb: Knuckles agora pode usar o Spind Dash nas paredes!! Para isto basta grudar em uma parede, segurar para esquerda, se você estiver na parede da esquerda, ou para a direita, se você estiver na parede da direita, e apertar várias vezes o botão A.
 Knuckles Hammer: a echidna pára de usar seus punhos para atacar com o martelo e para isto aperte o botão B enquanto estiver no chão. Infelizmente o martelo não é forte o suficiente para quebrar certos blocos. Acerte uma mola para ganhar um impulso extra.
 Drill Claw: a única forma de Knuckles quebrar os blocos mais resistentes e para isto basta pular, segurar para baixo e apertar o botão B para Knuckles descer em espiral destruindo o que estiver em seu caminho, até tocar no chão.
 Amy Spin Dash: novamente Amy pode usar o Spin Dash, mas desta vez ela não largará rolando e sim correndo o que é excelente para subidas, idêntico ao Peel Out do Sonic CD. Para isto segure para baixo e aperte repetidamente o botão A.
 Hammer Swirl: Amy descerá rodando com seu martelo até quicar no chão destruindo o que estiver em seu caminho. Para isto basta pular, segurar para baixo e apertar o botão B.
 Big Hammer Attack: usando a enorme força de Knuckles, o martelo de Amy fica extremamente poderoso e grande. Para usar esta habilidade basta apertar o botão B enquanto estiver no chão. Acerte uma mola para ganhar um impulso extra.
 Hammer Jump: segure para baixo enquanto estiver no chão, e aperte B para Amy usar seu martelo para dar um grande salto dando impulso para frente também.

 

 Formação: Fly
 Time Festeiro: uma das piores formações de Fly do jogo, mesmo assim formam uma dupla interessante, principalmente por poderem usar os Air Tricks. Cream perde a habilidade de atacar com seu Chao, mas apenas no chão.
 Cream Jump: como era de se esperar, Cream perde sua habilidade de pular girando e para girar enquanto pula basta apertar o botão B.
 Hip Drop: similar ao Bounce de Sonic, Cream começa a descer até o chão destruindo o que estiver em seu caminho, para isto basta pular, segurar para baixo e apertar o botão B.
 Cream Hammer Attack: a coelhinha pára de atacar com seu Chao para usar o martelo de Amy, para isto basta apertar o botão B enquanto estiver no chão.
 Cream Air Trick Forward: segure para direita ou esquerda e aperte o botão R para realizar está manobra. Cream dará um pequeno impulso para cima e para frente e logo começará a cair. Ela não consegue atacar neste movimento, mas é possível controlar sua direção.
 Cream Air Trick Upward: segure para cima e aperte o botão R para realizar está manobra. Cream dará um pequeno impulso para cima.
 Cream Air Trick Downward: segure para baixo e aperte o botão R para realizar está manobra. Cream pára de ir para os lados e começa a descer até tocar o chão. É possível atacar inimigos com essa técnica e controlar sua direção para os lados.
 Floating Fall: Amy pode usar seus balões para pousar vagarosamente e para isto pule e aperte o botão A.
 Amy Chao Attack: quando a ouriça ganhar o controle de Cheese, através do Tag Action, ela poderá usa-lo para atacar, da mesma forma que Cream, e para isto basta apertar o botão B, tanto no chão como no ar.
 Amy Air Trick Forward: segure para direita ou esquerda e aperte o botão R para realizar está manobra. Amy dispara para frente em grande velocidade destruindo o que estiver no caminho.
 Amy Air Trick Upward: segure para cima e aperte o botão R para realizar está manobra. Amy dará um impulso para cima.
 Amy Air Trick Downward: segure para baixo e aperte o botão R para realizar está manobra. Amy pára de ir para os lados e começa a descer rodando com seu martelo, até quicar no chão destruindo o que estiver no caminho.

Zone Maps

  Toda vez que mudar de zona você sairá de um Anel gigante como este ao lado. Ele faz a conexão entre o Zone Map e a Sonic Factory. Para acessar a Sonic Factory basta entrar no Anel que se localiza no início dos Zone Maps.

  Os Zone Maps são seu primeiro desafio neste jogo, não é possível perder vidas neles, mas alguns são verdadeiros labirintos. Existem alguns Omo Chaos, que são uma espécie de robô com a forma dos Chaos, é possível ver um na foto ao lado, esses Omo Chaos servem para te ajudar com informações sobre a localização dos Act Rings e entradas dos chefes, para isso pare perto de um deles e aperte para cima, então seu personagem irá levanta-lo e aparecerá uma dica. Esses Omo Chaos também estão espalhados pelos atos para dar dicas de onde estão escondidos alguns Chaos.

  Estes são os Act Rings, pule neles e você será levado para o ato indicado neles, são sempre três e alguns estão bem escondidos nos Zone Maps. A grande vantagem é que você pode passar os atos na ordem que quiser, não precisa necessariamente começar no ato 1 e terminar no ato 3. Após terminar o ato, uma coroa aparecerá em cima do Anel.

  Os chefes voltaram a ser parados como nos jogos clássicos do ouriço e estão em um ato separado, mas para acessar os atos dos chefes você deve concluir os três primeiros da zona em que está e depois entrar na cápsula do chefe que se encontra em algum lugar do Zone Map. Para isto basta parar embaixo da cápsula mostrada ao lado. Após derrotar Eggman está cápsula ficará vermelha.

 

  Existem também Mini-Games que servem para ganhar vidas. Existem dois por zona e suas entradas estão espalhadas pelo Zona Map. São dois tipos de Mini-Games, o Defeat all Enemies e o Push the Switch, que serão detalhados mais tarde. Para entrar nesses Mini-Games basta parar em baixo de uma cápsula mostrada ao lado. Após terminar o Mini-game a cápsula ficará fechada.

 

  Estas são as molas que levam para os Estágio Especiais, onde se conseguem as esmeraldas, mas para poder usa-las deve-se ter uma chave, maiores detalhes serão dados na parte do Estágios Especiais. Existe apenas uma mola por zona. Após pegar a esmeralda, uma coroa aparecerá em cima da mola.

 

  Ao entrar no Anel Gigante você chegará a Sonic Factory. Logo à esquerda há uma entrada para cima, se entrar nela você vai para a tela de seleção de personagens, podendo assim trocar sua dupla, mais à esquerda há uma mola, use ela para chegar na parte de cima, à direita existe a parte de Seleção de Zona, mostrada na foto ao lado, escolha uma e pule na cápsula, mas você só pode acessar zonas que você já jogou anteriormente, à esquerda da mola é a entrada para o Chaos Playground, que exibe os Chaos que você já pegou nesta zona, e se você apertar o botão Select, aparecerá o Chao Map, que mostra em quais zonas e atos estão espalhados os Chaos. Para voltar ao Zone Map que estava basta sair pela direita da Sonic Factory.

Fases

  Como dito anteriormente agora são 7 zonas com 3 atos cada, mais o chefe. Os atos estão maiores do que nunca, alguns podem levar mais de 5 minutos para serem terminados na primeira vez. Coloridos como sempre e bem desenhados os backgrounds estão um pouco mais simples que os do Sonic Advance 2, mas continuam bons. O que realmente importa é que o desafio está ainda maior:

Route 99: você embarca na Rota 99 passando por vários loopings, parafusos, rails e também andará bastante de cabeça para baixo. Uma zona com bastante espaço para correr e treinar suas habilidades, aproveite para se acostumar com o jogo, pois a zona não apresenta grandes dificuldades. Chefe: Antes de chegar a Eggman você depara com Gemerl, um robô muito parecido com Emerl do Sonic Battle, ele não será problema, pois apenas ficará correndo de um lado para o outro, acerte-o quatro vezes e ele baterá em retirada. Siga em frente e você depara com Eggman e seu enorme martelo (já repararam quantas vezes o doutor já tentou esmagar Sonic como se fosse um inseto?), este martelo está preso ao chão. Eggman se inclinará para um lado e baterá para o outro lado, tentando sempre te acertar. Para escapar fique encostado na base do martelo carregando o Spin Dash e quando ele parar de se inclinar para o lado oposto ao seu, dispare para o outro lado e aproveite o tempo que Eggman demora para se levantar para acerta-lo. Repita isso oito vezes e será o fim desta engenhoca.

 

Sunset Hill: fase muito similar a Green Hill do Sonic 1 do Mega Drive, e a música é um remix desta mesma zona. Corra por essa bela colina enquanto admira seu belo pôr-do-sol. Esta zona possui vários postes e uma estrutura verde que o arremessa para o outro lado. Zona bem interessante com alguns pequenos trechos de água. Gemerl: no final do terceiro ato você depara novamente com Gemerl, mas desta vez ele está um pouco mais forte, pois ele terá aprendido uma nova técnica que consiste em pular e dar um rasante girando, basta pular para desviar. Acerte-o quatro vezes e ele fugirá novamente. Chefe: um pouco mais fácil que o anterior, você estará preso num local onde é possível correr por todos os cantos da tela. Eggman aparecerá com uma roda de ferro e ficará rolando por toda a tela, então desvie dele e acerte-o sempre que possível. Existe um botão no centro da fase que cria uma plataforma flutuante logo acima dele, use-a para escapar, será bem útil. Cuidado com o Pinch deste chefe, pois ele começa a rolar por toda a tela bem rápido. Oito golpes como de costume e o vilão fugirá novamente.

 

Ocean Base: a famosa zona aquática que está presente em quase todos os jogos do ouriço. Estranhamente essa zona se passa muito mais na vertical do que na horizontal. Em várias partes a água cai do teto e é possível escalar por ela e muitas vezes essa água forma tobogãs onde seu personagem escorrega sem controle. Como era de se esperar há partes inundadas para se passar, mas sempre é possível evita-las, basta dar preferência para as rotas mais altas. Chefe: Eggman cairá no centro da tela com uma engenhoca bem estranha, que consiste na sua nave no centro com duas pernas ao lado dela que servem para bater no chão. Ele ficará flutuando no alto da tela, siga-o ficando exatamente no meio das pernas, quando ele parar preste atenção nos pés, se eles se fecharem saia de baixo dele e prepare-se para pular, independente dos pés ele descerá batendo no chão, mas se os pés estiverem fechados uma onda de energia percorrerá todos o chão, caso ele não feche os pés você deve ficar no meio das pernas e aproveitar para acertar o vilão. Quanto mais vezes você acerta-lo mais rápido ele se moverá, portanto fique atento. Depois de oito golpes sua nave explode e ele foge novamente.

 

Toy Kingdom: bem vindo ao reino dos brinquedos, onde estão os badniks mais difíceis deste jogo, não se deixe enganar só porque eles aparentam ser brinquedos. Zona cheia de balões, foguetes para pegar carona, rodas gigantes, xícaras com desenhos de Pandas, escorregadores de elefantes e pêndulos gigantes. Sem dúvidas uma fase bem colorida, mas tome cuidado, pois existem muitas armadilhas escondidas neste paraíso dos brinquedos. Gemerl: novamente o robozinho estará te esperando no final do ato 3 desta zona, ele estará um pouco mais difícil que da última vez, além dos dois golpes de antes ele poderá disparar quatro mísseis que caem na frente dele, apenas pule para desviar. Quatro golpes serão suficientes para acabar com ele. Chefe: o mais enrolado do jogo. Eggman estará dentro de uma caixinha de surpresa no centro da tela, ele sempre aparecerá do lado esquerdo da caixa e toda vez que o acertar ele se esconderá dentro da caixa e executará um dos seus três ataques que saem da parte de cima da caixa: 

  1.   Soltar um palhaço inofensivo;

  2.   Soltar Gemerl preso a uma bola de ferro que quicará pelo chão e depois ele a recolhe;

  3.   Soltar Gemerl em um míssil que mirará para cair em você, quando o míssil for disparado, uma flecha ficará seguindo você indicando onde o míssil cairá e quando esta flecha sumir ele cairá, portanto fique atento. Qualquer que seja seu ataque apenas se mantenha longe dos abismos e não terá grandes problemas. 

  Para vencer Eggman você deve bate nele até que ele caia no precipício no canto direito da tela. Tome cuidado com os bonequinhos que saem da caixa constantemente. Procure acertar Eggman o mais rápido possível, pois ele anda vagarosamente para a esquerda, se afastando do abismo.

 

Twinkle Snow: não poderia faltar uma zona de gelo neste jogo. A Aurora Boreal ilumina o céu logo acima das belas montanhas cobertas de gelo. Zona com vário impulsionadores no ar, congeladores, carrinhos de mineiro e várias partes com água. No segundo ato será obrigatório passar pela água para alcançar o final. Chefe: você estará em uma espécie de torre de gelo e Eggman irá subir com sua nave na parte de baixo da tela, indo de um canto ao outro e você deve ir pulando nas plataformas e subindo, mas cuidado, pois as plataformas caem quando você salta delas. Desta vez ataques diretos não surtirão efeito e a única maneira de acertar Eggman é derrubando as plataformas em cima dele. Constantemente o vilão vira sua nave ao contrário e arremessa uma bola de ferro na sua direção e quanto mais vezes você acerta-lo mais rápido ele se moverá para os lados. Tails/Amy é a dupla mais indicada neste chefe. Derrube oito plataformas em Eggman e será o fim desta geringonça.

 

Cyber Track: zona cheia de rails, transportadores automáticos e inversão de gravidade, esta zona promete ser um bom desafio. Zona semelhante a Tecno Base de Sonic Advance 2. Gemerl: novamente no final do terceiro ato o robô estará esperando por você e desta vez ele está muito mais forte, além dos golpes de antes ele aprendeu mais 3. Um deles é o Chaos Control, onde ele teleporta para trás do seu personagem e o empurra, jogando contra a parede, golpe fácil de desviar, mas pode pegar de surpresa. Na sua segunda nova habilidade, Gemerl pula e vai de um lado ao outro da tela soltando mísseis, os quais caem mirando em você, ele faz isso duas vezes antes de pousar, e para desviar basta correr de um lado ao outro. Sua terceira e última habilidade trata-se de um escudo invisível que é formado em volta de Gemerl enquanto ele estiver parado, impossibilitando que o acertem, então você deve esperar ele começar a andar para atacar ou acerta-lo entre seus golpes. Chefe: outro bem chato onde não é possível acerta-lo diretamente. Haverá uma plataforma no centro da tela com duas plataformas móveis nos cantos da tela, se você ficar muito tempo em cima das plataformas dos cantos, elas cairão te jogando no abismo. Eggman ficará na parte de baixo da plataforma andando de um lado para outro da tela com um canhão em sua nave, que fica atirando bolinhas azuis para te acertar. A única forma de acertar Eggman é rebater as bolinhas azuis, deixando-as laranjas e então elas poderão acertar o vilão. Quanto mais bolinhas acertar nele, mais rápido ele se move e atira, portanto muito cuidado com este chefe. Oito boladas neles e será o fim deste difícil chefe.

 

Chaos Angel: Angel Island está um verdadeiro caos. Está zona será um grande desafio, pois além de ser muito longa, podendo-se levar mais de 5 minutos nas primeiras vezes para terminar os dois primeiros atos, ela é cheia de abismos, portanto um time com Tails ou Cream como principais será muito útil. O terceiro ato desta zona é diferente dos outros dois, pois você fica em cima de uma plataforma que vai flutuando para frente passando por vários obstáculos e se você cair da plataforma você terá um pouso muito infeliz beeem lá em baixo. Chefe: haverá uma ponte no centro da tela e espinhos na parte de cima e baixo. Esta ponte balança e você pode ir para a parte de baixo da ponte, ficando de ponta cabeça, passando pelos tubos que existem nas paredes. Eggman estará de um lado da ponte e Gemerl do outro e para derrotar este chefe você deve acertar Gemerl, quando fizer isso Eggman será jogado para cima acertando os espinhos, então saia de perto dele, pois quando ele cair na ponte poderá jogar você nos espinhos do teto. Depois de acerta-lo pela quarta vez, a cada vez que acerta-lo ele ficará correndo de um lado para o outro da ponte girando em alta velocidade, para escapar pule sobre a máquina. Ocasionalmente Eggman pode virar a nave protegendo Gemerl e forçando você a ir para o outro lado da ponte, portanto cuidado. Oito golpes e tudo estará acabado.

 

Altar Emerald: após derrotar Eggman na Chaos Angel você é trazido para o Altar da Esmeralda, para a batalha final. Gemerl: mais difícil que nunca seus ataques são os mesmos de antes, com exceção do escudo, mas com uma nova adição, ele poderá parar no centro da tela, no ar, começar a girar e soltar alguns mísseis no chão. Golpes um pouco imprevisível, mas nada muito difícil. Acerte-o quatro vezes e corra para o chefe final. Chefe: este chefe poderá ser muito simples ou muito complexo, isso dependerá muito da sua dupla. Você chega finalmente ao altar da esmeralda, então Eggman aparece com sua máquina gigante e duas enormes mãos se juntam a ela. Ele está a uma altura em que não se pode acerta-lo simplesmente pulando. Seus ataques são:

  1.   Suas mãos ficarão se movimentando na parte de cima da tela, então elas param e descem rapidamente tentando te esmagar e derrubando duas das quatro plataformas que existem. Assim que as mãos começarem a voltar pule em cima delas e pule em Eggman;

  2.   As mão ficarão uma de cada lado da tela e três bolas vermelhas sairão da nave, as mãos ficarão rebatendo essas bolas para tentar te acertar, é possível subir nestas bolas e acertar Eggman;

  3.   As mãos se fecham e ficam circulando no alto da tela e então elas disparam em sua direção dando três poderosos socos, eles são bem difíceis de se desviar, mas tente pular para escapar

  4.   Novamente as mãos. Elas ficarão paralelas uma em cada canto da tela e então começam a subir e descer, seguindo seus movimentos, então elas param e se fecham, caso elas consigam te pegar ficarão batendo seu personagem no chão até você perder todos os Anéis. Tente pular para não ser pego.

  Uma forma simples de acabar com este chefe é usar duplas que consigam acerta-lo do chão sem precisar usar as mãos, como por exemplo, Sonic/Tails, Tails/Sonic, Sonic/Knuckles, todos os times com Cream e o Air Tag da Amy.

 

Non-Aggression: fase secreta apenas para Super Sonic e apenas se você possui todas as Chaos Emeralds. Para entrar nesta zona termine a Altar Emerald com Sonic como personagem principal. Após Eggman ser derrotado, enquanto ele tenta fugir, Gemerl entra em curto e ataca Sonic retirando as esmeraldas dele e usando elas para se transformar em uma nave estranha com quatro braços retráteis. Então Gemerl agarra Eggman, joga em cima de Sonic e dispara em direção ao espaço. Sonic se recompõe, olha para o céu e as Esmeraldas caem como que em um milagre, então Sonic usa seu poder e transforma-se, mais uma vez, em Super Sonic. Então ele olha para Eggman e sai em disparada atrás de Gemerl, Eggman então resolve seguir Sonic para ajuda-lo. Chefe: SIM!! Eggman será seu parceiro nesta zona e será indispensável para parar Gemerl. O robô ficará sempre no canto direito da tela. Repare que entre os dois braços há uma pequena saliência. Tudo o que você tem que fazer é acertar está saliência 12 vezes, mas não será tão fácil assim, pois agora começam os problemas, e são muitos:

  1.   Não é possível acertar a saliência logo de cara e para isso você deve usar o Tag Action de Eggman, segure o botão R, então Sonic pega Eggman e começa a carregar uma bola de energia (Kame-Hame-Ha?), quando a bola se formar já estará pronta para atirar, quanto mais tempo carregar, maior será a bola de energia e maior será o estrago, atire Eggman na saliência e ela se abrirá, agora sim use o Rushing Attack, aperte o botão B, e acerte a saliência, quanto maior for a bola de energia formada em Eggman, mais tempo essa saliência ficará aberta;

  2.   Como sempre ser Super não é fácil nem grátis, essa transformação requer uma grande quantia de energia e Sonic retira essa energia dos Anéis, ou seja, a cada segundo Sonic perde 1 Anel e se eles acabarem Sonic morre. Portanto tente pegar os Anéis que passam eventualmente no meio da batalha;

  3.   Gemerl não ficará parado esperando você acabar com ele então aí vão seus ataques:

  4.   Um de seus braços esticará e tentará te acertar, mas eles só vão até metade da tela, e então um raio sairá da ponta em sua direção, use o Rushing Attack para atravessar e escapar do raio, mas quando ele entrar no Pinch, esse raio ficará girando podendo te acertar várias vezes;

  5.   Os dois braços da frente se estendem e vão até o fim da tela fazendo uma espécie de prisão e as mãos ficarão andando pelos braços disparando mísseis no centro. Mesmo assim recomendo que fique entre os braços, pois nesse instante é possível acertar a saliência várias vezes.

  6.   Os dois braços de trás se estendem parando na frente da saliência, então começam a juntar energia e disparão um poderoso raio para frente, Gemerl então poderá subir ou descer na tela tentando te acertar. Caso venha em sua direção use o Rushing Attack para atravessar o raio

  7.   Gemerl vai até o centro da tela, estende seus quatro braços e começa a girar. A principio é possível seguir o movimento dos braços sem problemas, mas dependendo de quantas vezes você o acertou, a velocidade irá aumentar muito, então use o Rushing Attack para atravessar os braços sem problema.

  Se você sobreviver a tudo isto, parabéns você terminou este jogo! Mas ainda podem haver coisas para destravar.

Special Stage

 Para entrar nos Estágios Especias, você deve primeiramente pegar todos os Chaos existentes em todas as zonas do jogo, são um total de 70 Chaos, sendo que existem 10 por zona, para saber quais você já pegou e onde estão os que faltam, entre no Chaos Playgorund, dentro da Sonic Factory e pressione o botão Select para exibir o Chao Map, esse mapa mostrará em que zonas e atos estão os que faltam. Os Chaos são pequenos bichinhos azuis, idênticos ao que aparece no menu inicial do jogo e o que segue Cream, eles estão escondidos em todos os atos e será uma tarefa difícil encontra-los, mas alguns estão escondidos nos próprios Zone Maps. Felizmente os Chaos são salvos no instante em que você os pega, portanto não é preciso terminar o ato para ficar com eles. Se você está com dificuldades para achar algum Chao, consulte nosso detonado. Depois de pegar todos os Chao em uma zona, aparecerão espalhados, nos três primeiros atos desta zona, as chaves para destrancar a mola que o leva para o Estágio Especial. Aparecem várias delas por ato, mas assim que pegar uma todas as outras somem e você só ganha a chave se terminar o ato sem morrer. Depois de pegar a chave pule na mola especial, encontrada no Zone Map e você finalmente irá para o Estágio Especial. O estágio é uma espécie de túnel 3D e você o percorre em cima do avião do Tails, o Tornado, e tem o mesmo princípio do Estágio Especial do Sonic 2 do Mega Drive, pegar o número estipulado de Anéis antes de chegar em um dos dois Check Points, mas como sempre não será tão simples assim. Durante os estágios, além dos Anéis simples você também encontrará alguns Anéis brilhantes que valem por 5, além de minas vermelhas, que se te acertarem tiram 5 Anéis, mísseis pretos, que se te acertarem tiram 5 Anéis, mas se você destruí-los usando o pulo você ganha 5 Anéis, mas cuidado, pois eles podem atirar em você, por fim você vai encontrar círculos azuis e se você passar dentro deles o Tornado muda para o modo X-wing, aumentando sua velocidade e cada Anel que você pegar neste modo valerá o dobro. A dificuldade dos estágios é progressiva, principalmente se você considerar o fato de que se perder no Estágio Especial, você terá que pegar outra chave para usar a mola e para isso você deve passar um ato sem morrer o que não é tarefa tão simples nos últimos atos. Muito cuidado com o sétimo estágio, pois ele é muito mais difícil que os outros. Os Estágio Especiais são bem parecido com o do Sonic Triple Trouble do Master System!

Mini-Games

  Existem dois tipos de mini-games nesse jogo, o Defeat All Enemeis e o Push the Switch, existe um de cada por zona e eles são encontrados nos próprios Zone Maps, mas só é possível entrar em cada mini-game uma vez por zona. Estes mini-games servem para ganhar vidas, podendo ganhar até cinco vidas, os mini-games são:

  Push the Switch: haverá uma cápsula de aprisionamento de bichinhos com 5 botões nela, sua missão é conseguir o número de pontos estipulado apertando o botão que estiver aceso e você tem 30 segundos para isso. Quando um botão acende ele fica vermelho, depois amarelo e por fim azul, cada uma dessas cores tem uma pontuação diferente, sendo que o vermelho vale 3 pontos, o amarelo vale 2 pontos e o azul vale 1 ponto. A pontuação que você deve fazer aumenta conforme a você avança nas zonas, na Route 99 você precisará de apenas 5 pontos, mas na Chaos Angel você precisará de 25 pontos. Esse mini game é o mais fácil.

  Defeat All Enemies: aqui você deve destruir 8 badniks em menos de 1 minuto. Os badniks encontrados são os mesmos da zona em que está, eles estão espalhados por toda uma área e quando você destrói um badnik sai uma semente dele que quando cai no chão torna-se uma flor, como em Sonic CD. Não existe nenhum tipo de proteção, como Anéis ou escudos, mas não se preocupe, pois se um badnik o acertar você não morrerá, mas não pense que será fácil, pois em alguns desses mini-games, os badniks estão em áreas de difícil acesso, portanto não será fácil conseguir acabar com todos. A dupla Cream/Tails é altamente recomendada pra este mini-game, pois seu Chao Attack facilita muito e o Ground Tag do Tails facilita chegar a lugares remotos.

Modo Multi Players

  O modo Multi-Player deste jogo é muito bom, pois existem várias opções: Main Game, onde apenas dois podem jogar e cada jogador precisa ter o seu cartucho, cada jogador controla um personagem da dupla e os dois podem andar livremente pelas fases, mas quando algum jogador usar o Tag Action, o parceiro é automaticamente levado até o personagem. Os anéis e vidas são compartilhados, portanto cuidado. A bateria usada será do primeiro jogador e quaisquer mudanças feitas no jogo ficarão salvas apenas no jogo dele. Outro modo é o Battle, onde pode-se jogar com até quatro jogadores em dois tipos de jogo, Multi-Pak e o Single-Pak. No Multi-Pack, cada jogador precisa ter seu cartucho, trata-se de uma corrida, por qualquer fase do jogo e com qualquer dupla, mesmo que não tenham sido habilitadas ainda, se houverem menos de quatro jogadores o computador controlará os parceiros, nesta corrida vale tudo, até bater no seu oponente para ficar com seus anéis ou mata-lo, as caixas de itens ficarão alternando de item, além dos normais encontrados durante o jogo, existirão novos itens para atrapalhar ou ajudar seus oponentes, como por exemplo, itens que invertem o controle do oponente, ou até mesmo o seu, itens que trocam os jogadores de lugar, etc. No Single Pack é necessário apenas 1 cartucho e até quatro pessoas podem jogar, cada jogador controla apenas um personagem, sem parceiros e devem achar os Chaos, escondidos nas fases, aqui também vale bater nos oponentes para roubar os Chaos deles e no final do tempo quem tiver mais Chaos vence.

Medalhas

  Para habilitar o Time Attack nos chefes é necessário que você obtenha a medalha de ouro em todos os atos do jogo, inclusive nos chefes, com exceção da Non-Aggression, segue abaixo os tempos das medalhas de ouro em todos os atos:

Fase

Act Tempo Limite

Route 99

Act 1 1:30:00
Act 2 2:15:00
Act 3 2:00:00

Boss

1:45:00

Sunset Hill

Act 1 1:45:00
Act 2 1:30:00
Act 3 2:45:00
Boss 1:30:00
Ocean Base Act 1 3:30:00
Act 2 3:30:00
Act 3 2:00:00
Boss 1:45:00
Toy Kingdom Act 1 2:45:00
Act 2 2:30:00
Act 3 2:45:00
Boss 2:30:00
Twinkle Snow Act 1 2:15:00
Act 2 3:30:00
Act 3 3:00:00
Boss 1:30:00
Cyber Track Act 1 2:00:00
Act 2 2:30:00
Act 3 4:15:00
Boss 2:00:00
Chaos Angel Act 1 5:00:00
Act 2 5:15:00

Act 3

3:00:00
Boss 1:30:00
Altar Emerald - 2:30:00
Non-Agression - 3:00:00

Destraváveis

  Existem várias coisas para se habilitar neste jogo:

  •   Knuckles: termine o ato 3 da Sunset Hill com Sonic como personagem principal;

  •   Amy: termine o ato 3 da Toy Kingdom com Sonic como personagem principal;

  •   Cream: termine o ato 3 da Cyber Track com Sonic como personagem principal;

  •   Sound Test: derrote Eggman na Altar Emerald;

  •   Boss Time Attack: consiga medalha de ouro em todos os atos, inclusive os chefes, menos a Non-Aggression;

  •   Special Stage Mode: pegue todas as sete esmeraldas, vá no menu inicial e aperte: cima, R, baixo, L, direita e esquerda. Caso esqueça desta seqüência coloque o cursor em cima de options e pressione para a esquerda;

  •   Zona Extra: termine a Altar Emerald com Sonic como personagem principal depois de pegar as sete Esmeraldas do Caos.

Curiosidades

  •   Existem muitos elementos, muitos mesmos, de outros jogos em Sonic Advance 3. A Sonic Team fez uma coletânea do que havia de bom em vários jogos do ouriço, inclusive jogos do Master System.

  •   É possível conseguir a sombra do Boost Mode sem ter o Sonic na dupla, para isto coloque Cream como sua parceira e use o Homing Attack, mas você deve acertar o badnik bem próximo do chão, para que seu personagem caia no chão quase no mesmo instante que acertar o alvo. Se fizer isso corretamente seu personagem continuará com a sombra, mas não se iluda, pois ela não aumenta sua velocidade.

  •   Na fase Cyber Track Act 2 é possível chegar no final da fase por dois lados, pela direita ou esquerda.

Análise Técnica

  As melhorias gráficas foram poucas em relação aos jogos anteriores, com os personagens e fases muito bem feitos, mas o que ainda impressiona é o realismo nos movimentos dos personagens, como quando eles andam ou pulam. A jogabilidade melhorou em relação ao Advance 2 e o jogo está um pouco mais rápido. As músicas seguem os mesmos padrões apesar de conter vários remix, principalmente do Sonic Battle. Mesmo o jogo não possuindo muitas novidades a junção dos elementos positivos dos jogos anteriores rendeu um excelente jogo.

Ficha Técnica

Capa do Jogo  Dados

Nome: Sonic Advance 3
Plataforma: Game Boy Advance
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega e THQ
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Multi-Idiomas
Data de Lançamento: ??/05/2004
 
Avaliação  Prós/Contras
Gráficos: 9,5 Prós: ótimos gráfico, boa trilha sonora. O sistema de duplas deixou o jogo com uma gama de movimentos muito boa.

Contras: as músicas poderiam ser melhores.

 

Som: 8.5
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,0
Nota Geral: 8,5

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Por: Skar