a
        Museu do Sonic: 1994 - 1997
 

1994 - O ANO DO MEGA

//Lançamentos

02/02: Sonic 3 (Mega Drive)
18/04: Sonic Drift (Game Gear)
26/07: Sonic Triple Trouble (Game Gear)
??/08: Sonic Spinball (Game Gear)
??/08: Sonic the Hedgehog GameWorld (Sega Pico)
18/10: Sonic & Knuckles (Mega Drive)
05/12: Tails and the Music Maker (Sega Pico)

//Notícias

  Em 1993 a Sega explorou ao máximo a imagem do ouriço, que já ficava consolidada. Sonic já era um sucesso mundial, e o rendimento da Sega atingia níveis astronômicos. Neste ano tivemos um grande exemplo de exploração de marketing por parte da Sega. Antes de ver o que é, vamos por etapas. Logo no começo do ano temos o lançamento de Dr. Robotnik's Mean Bean Machine para Game Gear na Europa, em janeiro.

  Em 2 de fevereiro é lançada o terceiro game da Saga - e um dos mais esperados. Nascia Sonic the Hedgehog 3. O cartucho tinha 16 megabits, o que era um recorde nos jogos do Sonic. Mas o que era sem dúvida interessante, é o sistema de salvamento do progresso do jogo. Assim, quando o usuário precisasse desligar o videogame, poderia continuar da fase que parou. Nascia nesse dia um novo personagem da saga: Knuckles The Echidna, um misterioso personagem que atrapalha o Sonic durante as fases. Agora também o game ganhava mais desafios, pois todas as fases possuem chefes, mas Robotnik você só enfrenta no act 3. Tinha ainda o Special Stages, que agora era uma espécie de túnel em três dimensões e o Bônus Stage, no qual é possível pegar mais itens para o jogo. E finalmente temos o modo 2 Players de volta, mas dessa vez são corridas para bater os tempos em fases especiais. O jogo foi lançado no finzinho de fevereiro na Europa, e em 27 de Maio no Japão.

  Os jogadores estranharam a tela de seleção de fases do jogo, que apresentava fases inacessíveis. A Sega estava apenas guardando o grande triunfo da história dos games... enquanto isso, a saga prossegue no mundo dos 8 bits. A versão 8 bits de Sonic Spinball também era lançada agora para Game Gear, em Agosto na Europa e Setembro nos EUA.

  Devido ao particular sucesso do Master System na Europa e Brasil, o jogo foi também lançado para o sistema em 26 de julho, simultaneamente no continente europeu e no nosso país. No Japão, era lançada a continuação do jogo Sonic & Tails ou Sonic Chaos para Game Gear, com Sonic & Tails 2, lançada no Ocidente em novembro sob o nome Sonic Triple Trouble. O jogo trazia novamente Sonic e Tails em incríveis aventuras com muitos obstáculos e desafios. Essa versão não foi adaptada para Master System.

  Para finalizar os 8 bits, temos o jogo Sonic Drift em 18 de março no Japão, em resposta provavelmente ao jogo Mario Kart. O bigodudo mascote da Nintendo tinha o seu próprio título em que corria em carros de kart com os outros personagens da Saga. Assim, Sonic Drift trazia Sonic, Tails, Amy, Knuckles e outros personagens numa disputa de corrida de kart. Infelizmente Sonic Drift não chegou ao Mega Drive.

  A Sega havia lançado um estranho e fracassado videogame num formato que lembrava um moderno laptop, o Sega Pico. O sistema trabalhava com cartuchos. Nele foi lançado em Setembro nos EUA o jogo Sonic the Hedgehog GameWorld, uma coletânea de mini-games lançado em Agosto no Japão, vindo a ser lançado nos EUA apenas em 1996. Em 05 de Dezembro no Japão era lançado Tails and the Music Maker, em que o companheiro do Sonic fazia parte de composição de músicas. O jogo só veio aos EUA em 1995, na mesma data.

. Antes de entrarmos na grande sacada de mestre da Sega, vale ressaltar o lançamento do CD de músicas Sonic Boom, um CD com as músicas do game Sonic CD versão americana e Sonic Spinball, lançado com exclusividade nos EUA em fevereiro.

Segundo semestre de 1994 - ouviam-se rumores de que a Sonic Team estaria preparando um novo jogo do Sonic e que este jogo seria revolucionário, pois a ação deste cart seria anterior a Sonic 2 e 3, o que poderia criar reviravoltas na série como nós conhecíamos, era esperar para ver...

18 de outubro de 1994 - foi lançado nos Eua e Japão o jogo Sonic & Knuckles. O jogo não era nada do que os rumores diziam, mas era um jogo que superou todas as expectativas dos fãs, e mesmo dos que não curtiam muito a série, pois estreava uma nova tecnologia, batizada de Lock-on, que tornava os jogos Sonic 2 e 3 compatíveis com o novo jogo. Como? Este novo cartucho tinha uma abertura em cima deste, na qual podíamos conectar outros cartuchos do Mega Drive, mas que realmente servia para conectar os dois Sonic anteriores.

  Primeiro vamos falar do Sonic & Knuckles individualmente. Este game não mudou muito em relação ao Sonic 3, bem ao contrário, ele era apenas a sua continuação. Porém, a inovação é que agora o Tails não mais aparecia e o Knuckles era um personagem jogável. O game não tinha mais bateria, e havia 2 novas fases de Bônus. Com o Knuckles, havia também o novo Super Knuckles.

  Conectando-se com o cartucho com o Sonic 2, podíamos jogar com o Knuckles em Sonic 2 (Knuckles the Echidna in Sonic 2), o que permitia a exploração de novos caminhos. Mas o que realmente importava era a conexão com Sonic 3. Exatamente por ser a continuação de Sonic 3, se juntássemos o Sonic & Knuckles com o Sonic 3 teríamos o maior jogo do Sonic em 2D de todos os tempos: Sonic 3 & Knuckles.

   Este game é realmente considerado o melhor jogo do Sonic de todos os sistemas nos quais ele saiu e o melhor jogo do Mega Drive, conforme pesquisas realizadas em nosso site. Oito slots de memória para salvar jogos; três personagens diferentes (Sonic, Tails e Knuckles); as 3 fases de bônus unidas; novas esmeraldas, as Super Emerald, que tornavam em 14 o número total de esmeraldas do jogo e que poderia fazer novas formas de personagens: o Super Tails, Hyper Sonic e Hyper Knuckles; e finalmente um belo final, não tão emocionante quanto o Sonic 2, mas muito bem feito! Será que nós podíamos querer mais? Sim, pois se conectássemos Sonic & Knuckles com Sonic 1 ou Sonic Spinball, tínhamos à nossa disposição um número praticamente infinito de de Special Stages, e conectando ele a outros alguns cartuchos do Mega, podíamos jogar Special Stages específicos.

  Até 1994 o ouriço tomou uma carreira realmente muito promissora no Mega, afinal, contando as junções de Sonic & Knuckles, já tínhamos mais de 10 jogos, todos de sucesso. Esse ano não foi apenas o ano do Mega, como também o ano em que o Sonic mais teve importância, partindo agora para uma pequena decadência, já que chegava ao mercado os novos 32 Bits, e as coisas começavam a mudar...

  Antes de irmos a 1995, vale ressaltar que os jogos Sonic & Knuckles e Sonic 3 ganhou o seu Original SounTrack (OST - coletânea de todas as músicas) em 19 de Outubro no Japão com o CD Sonic & Knuckles Sonic the Hedgehog 3, com 12 músicas. Outro CD lançado nesse ano foi Sonic the Hedgehog Remix em 07 de Dezembro no Japão, que como o próprio nome lembra, é um remix de músicas dos variados jogos do Sonic.

1995 - AGORA É A VEZ DE KNUCKLES

//Lançamentos

17/03: Sonic Drift 2 (Game Gear)
??/03: Knuckles Chaotix (32X)
28/04: Tails Sky Patrol (Game Gear)
??/07: Sonic Classics (Mega Drive)
22/09: Tails' Adventures (Game Gear)
??/10: Sonic 2 in 1 (Game Gear)
??/10: Sonic Labyrinth (Game Gear)

//Notícias

Até 1994 os jogos do Sonic tomaram um rumo. Agora, do período que vai de 95 a 97, é um pequeno período de decadência e o ouriço começava um pouco a mudar sua rotina. No começo do ano, em 25 de janeiro é lançado no Brasil e na Europa o game Sonic Spinball para Master System (lembrando que o sistema da Sega não fez sucesso nos EUA e no Japão). A versão 8 bits do game é bem mais fraca, mas ainda assim foi bem fiel à versão do Mega Drive, sendo exatamente a versão lançada para Game Gear.

  Em 17 de março é lançado no Japão o game Sonic Drift 2 para Game Gear, de carona com o sucesso do primeiro game de corrida do Sonic. Agora com mais personagens, mais pistas e jogabilidade melhor, os usuários de Game Gear tinham um ótimo game em suas mãos. Sob o título Sonic Drift Racing, o jogo é lançado na Europa no mesmo mês, mas com um pouco de atraso e nos EUA apenas em novembro.

  Querendo dar mais uma sobrevida ao Mega Drive, a SEGA havia lançado o 32X, um acessório que transformava o Mega Drive num videogame de 32 bits, com som stéreo e muito mais cores. Infelizmente não fez sucesso porque a empresa não quis, ao fazer apenas jogos mal adaptados, como o Mortal Kombat 2, infinitamente inferior à versão do Super Ness. Contudo os sistema rendeu o jogo mais raro de todos os games da série Sonic: Knuckles Chaotix, jogo em que Knuckles é o protagonista, junto de mais quatro personagens - Vector, Mighty, Espio e Charmy. Trata-se de um jogo com um conceito diferenciado, com gráficos diferentes e efeito de tempo real, mas que ao final não parece ser muito um jogo feito num 32 Bits. Nele, Knuckles fica unido a outros personagens por um anel eletrostático. O game foi lançado nos EUA em março, no Japão em Abril e em maio na Europa.

  Tails também ganhou seu próprio jogo, com o Tails Sky Patrol para Game Gear, em 28 de abril. Usando um anel, a pequena raposa deve destruir os inimigos e vencer os obstáculos. A raposa estava com tudo, pois ganhou ainda o incrível Tails Adventure para Game Gear também em 22 de setembro. Neste jogo, em estilo que lembra RPG, Tails tem que livrar a ilha da invasão de inimigos usando muitos acessórios, como bombas, mísseis e sub-marinos. O game foi lançado também para a Europa em setembro e em novembro nos EUA.

  Em julho é lançada na Europa uma coletânea de três jogos do Sonic: Sonic 1, Sonic 2 e Dr. Robotnik's Mean Bean Machine num único cartucho sob o nome Sonic Compilation. O Game Gear também ganha na Europa uma coletânea em outubro: Sonic 2 in 1, reunindo os games Sonic 2 e Sonic Spinball.

  Ainda nos sistemas de 8 bits, é lançado o game Sonic Labyrinth para Game Gear em outubro. Trabalhando com uma plataforma tridimensional, mas com duas dimensões (ângulo de visão por cima do estágio), neste jogo o Sonic tem que se livrar de labirintos recuperando as chaves secretas. Talvez tenha influenciado mais tarde o jogo Sonic 3D Blast. Em novembro, é a vez do Japão e EUA ganharem o game.

  Para fechar o ano, empresas terceirizadas lançam o game Tails and the Music Maker nos EUA para o desengonçado Sega Pico, um estranho sistema que lembrava um laptop e que trabalhava com cartuchos. É apenas um puzzle, estrelado pela raposa, que fechava o ano com três lançamentos.

1996 - UMA NOVA GERAÇÃO?

//Lançamentos

27/01: Sonic Ova anime
??/??: Adventures of Sonic cartoon
??/??: Sonic the Hedgehog cartoon
??/06: Sonic the Fighters (Arcade)
09/08: Sonic CD (PC)
14/11: Sonic 3D Blast (Mega Drive e Saturn)
??/11: Sonic Blast (Game Gear)
??/11: Sonic the SchoolHouse (PC)

//Notícias

    O ano da despedida definitiva do Sonic no terreno dos 16 bits. Com a consolidação do Saturn em 95 (que logo foi batido pelo Playstation), os jogos para Mega Drive começaram a diminuir e um novo projeto começava a se consolidar: o jogo para Saturn chamado Sonic X-Treme, que apresentaria todo o poder do Saturn. Este jogo foi anunciado pela Sega of America, em maio desse ano. Mas havia um problema grave que impediu a sua concepção, e que seria o principal motivo da "morte" prematura do Saturn no mercado: ele foi feito para dar mais ênfase à jogos em 2D, o que tornou o Playstation então o console do momento, por ter uma arquitetura mais voltada para jogos 3D, o que se revelou a maior sacada dos últimos tempos, pois não seria possível termos hoje uma série Tomb Raider ou Resident Evil sem um bom sistema 3D. A Sega of America achou que o game não emplacaria, e o game foi cancelado.

  Mas o ouriço continou em sua movimentação. Logo no início do ano, em 27 de janeiro no Japão é lançado o Original Video Animation (OVA) do Sonic: dois episódios especiais em animê de Sonic, Tails envolvendo novos personagens: a princesa Sara, Knuckles e é claro, Dr. Eggman com o seu invento Metal Sonic. No primeiro episódio Eggman avisa que o mundo está para acabar e que por isso o Sonic terá que deter o Black Eggman. No segundo episódio, Sonic conhecerá o terrível Metal Sonic. Anime de sucesso e muito assistido até hoje, Sonic Ova foi muito positivo para o ouriço. Nos EUA o anime ficou conhecido como Sonic the Movie. No Brasil era exibido na TV Colosso Adventures of Sonic.

  O ouriço ganha os fliperamas com o jogo Sonic the Fighters. Um pouco polêmico e dividido entre os fãs, neste jogo Sonic, Tails, Knuckles, Eggman e novos personagens terão que dar porrada um no outro até vencer, num jogo de luta poligonal para as plataformas Sega Model 2B CRX. Estreou em Junho no Japão e em Julho nos EUA, onde a distribuição do jogo foi muito limitada.

  Sonic ganha o mundo dos PCs com o Sonic CD. Reeditado, com algumas telas diferentes, vídeos refeitos e gráficos um pouco aperfeiçoados, o jogo é lançado no Japão em 09 de agosto, nos EUA em 26 de Agosto e na Europa em 03 de Outubro.

  A Sonic Team, então em parceria com uma empresa britânica chamada Travellers Tales, criou o jogo Sonic 3D Blast. Com ótimos gráficos e músicas que seguiam a qualidade da série, o jogo game não trouxe muitas novidades, fora a gráfico em 3D (sem contar que a Sonic Team estava trabalhando no jogo Nights, o que deve ter sobrecarregado a equipe). Na realidade o jogo tinha construção tridimensional, com a tela focada em cima do personagem, que podia se mover para todos os lados. Então, em 14 de novembro, o jogo foi lançado para Mega Drive na Europa. Depois, no mesmo mês, nos EUA. Com 32 megabits de memória (número muito alto para um 16 bits), o jogo pode ser considerado como o jogo de melhores gráficos para Mega Drive, porém não tem muito a acrescentar. Já a versão para Saturn tinha gráficos muito bonitos, músicas de altíssimo nível (créditos para Green Grove e Diamond Dust), e com um Special Stage que apesar de semelhante a Sonic 2, divertia bastante. Esse foi o primeiro game do Sonic no Saturn e o último do Sonic no Mega. A versão do Saturn saiu praticamente junto com a do Mega Drive.

  O desconhecido Sega Pico ganha nos EUA (no Japão fora em 1994) outro jogo com os personagens da série Sonic com o Sonic the Hedgehog's GameWorld. Dessa vez um jogo de mini-games de Cassino especialmente. Lançado em novembro, mesmo mês em que saiu Sonic's SchoolHouse, game educativo do ouriço para PC.

  No final de dezembro, sai o Original SoundTrack (OST) do jogo Sonic the Fighters no Japão, com 24 músicas. Outro CD lançado no ano é Virtual Sonic. Por fim, um lançamento nos 8 bits: Sonic Blast, que é o game do Sonic no Master System que possui os melhores gráficos. Isso sem contar que ele é o primeiro game do Sonic nos 8 bits onde é possível jogar com o Knuckles. Mas, é um jogo muito fraco, apesar de tudo... O jogo foi lançado no Japão sob o título G-Sonic.

1997 - É A VEZ DO SATURN

//Lançamentos

??/02: Sonic & Knuckles Collection (PC)
20/06: Sonic Jam
25/09: Sonic 3D Blast (PC)
??/11: Sonic Blast (Master System)
??/11: Sonic R (Saturn)

//Notícias

  Um ano muito fraco, que decepcionou muita gente após agitados 1994, 1995 e 1996. No entanto, o ano foi do Sega Saturn, que foi presenteado com dois novos jogos do Sonic. Temos também jogos do Sonic para PC. O Mega Drive ficava definitivamente de fora, salvo o Sonic Classics saindo agora com atraso.

  Em Fevereiro é a vez dos PCs ganharem um novo jogo do Sonic: Sonic & Knuckles Collection no dia 14 no Japão. É uma coleção dos jogos Sonic 3, Sonic & Knuckles e a junção de Sonic 3 + Sonic & Knuckles com músicas alteradas de suas versões originais para um formato mid. Sonic the Hedgehog: the ScreenSaver é lançado no mesmo dia também no Japão. É um programa de se fazer papéis de parede para PC. Sonic & Knuckles Collection foi relançado em 20 de março na Europa e EUA.

  Em 20 de Junho no Japão o Sega Saturn ganha mais um game do Sonic: Sonic Jam, uma coletânea dos jogos Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2, Sonic the Hedgehog 3 e Sonic & Knuckles e suas junções. Foi depois lançado em 31 de julho nos EUA em 28 de agosto na Europa. Em Agosto a coletânea Sonic Compilation chega aos EUA e ao Brasil sob o nome Sonic Classics com os games Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2 e Dr. Robotnik's Mean Bean Machine para Mega Drive.

  Sonic 3D Blast também ganha sua versão para PC em 25 de setembro na Europa e 30 de setembro nos EUA. Estrelada pela divisão da Sega of Europe Travellers Talles, o jogo traz o Sonic num mundo semi-tridimensional, onde o ouriço terá de salvar os flickies e deter Dr. Robotnik. A versão para PC é igual à do Sega Saturn, com alguns elementos extras a menos. Segundo game novo do ano para Sega Saturn, em 18 de Novembro nos EUA chega às lojas o game Sonic R, em que Sonic, Tails, Knuckles, Amy, Eggman e outros personagens terão de correr a pé para ver quem é o mais rápido. O jogo foi lançado três dias depois na Europa e em 04 de Dezembro no Japão.

  Em novembro a Tec Toy publica com exclusividade no Brasil o jogo Sonic Blast para Master System, devido ao sucesso que o videogame fez no país. A Sega começa a trabalhar no projeto 128 bits...

O PROJETO 128 BITS

    Quando viram que o Saturn não ia durar muito, a SEGA então começou a desenvolver um sistema de 128 bits. Muitos boatos saíram na época, e muitas revistas conceituadas, como a SGP e Ação Games anunciaram o novo sistema da SEGA como sendo um 64 bits. Só que cada um dos dois braços da Sega começou a fazer o seu próprio projeto. A Sega of America fez o seu sistema, batizado de Black Belt e a Sega of Japan criou o Katana, cada um com suas próprias especificações técnicas e design. Destes dois projetos saíram aquele que viria a ser o Dreamcast, e então estava tudo definido.

    Aqui segue um trecho da revista Ação Games sobre um suposto videogame de 64 bits da SEGA, junto com o boato do lançamento do Playstation 2:

FOTOS SECRETAS AGITAM A INTERNET

Em uma semana, fotos secretas de supostos consoles de 64 bits da Sega e da Sony começaram a pipocar na Internet, causando um alvoroço injustificado no mundo dos games. As duas fotos parecem falsas. Primeiro foram as imagens de um novo videogame da Sega de 64 Bits, obtidas de fonte secreta no Japão (...). O console aparece com tarjas de texto ilegíveis, mas a sigla DVD, colocada na lateral, deixa claro que a Sega poderá lançar em 1998*, simplesmente porque a tecnologia DVD* ainda está em fases de discussões. (...)

* A revista é de 1997 e a tecnologia DVD era inédita.

    Aqui encerra mais um pequeno ciclo na carreira do Sonic. Um ciclo não tanto prestigioso quanto o anterior. Mas a partir do próximo ano, tudo mudaria!

Voltar (Parte 1)

 

Continuar (Parte 3)